Feira do Livro começa hoje em Canela

Começa hoje em Canela a Feira do Livro Josué Guimarães, que acontecerá de 28 à 30 de setembro ocupando a Praça João Corrêa e vários espaços culturais da cidade. A realização é da Fundação Cultural de Canela, promoção e financiamento da Prefeitura Municipal e apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Canela.

Nas atrações estarão o rap, o jazz, teatro, cinema, exposição, bordado, oficinas, saraus, debates, gastronomia, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e outras atividades para todas as idades, motivando seus frequentadores a não se aterem apenas aos livros para exercitar e desfrutar da literatura. É claro que os livros também estarão presentes, com as clássicas bancas de livreiros oferecendo atrativos descontos e nas sessões de autógrafos com autores.

UM PROJETO COM NOVIDADES PARA O PÚBLICO JOVEM

Procurando sensibilizar os jovens, cada vez mais distanciados dos livros, e cativá-los para que não deixem de lado este hábito essencial para seu crescimento e educação, formação de caráter, espírito crítico e cidadania, buscou-se numa forma literária diferenciada um jeito eficaz de atraí-los. Seguindo a vanguarda artística dos últimos anos, percebida nas ruas, nas escolas, na periferia, a Feira realizará a primeira Slam de Canela. Trata-se da poesia falada, autoral, em que o jovem conta sobre o seu cotidiano, suas vivências, alegrias e dificuldades, dúvidas e incertezas. A Feira do Livro deste ano pretende valorizar o que o jovem da periferia está fazendo e dizendo, ajudando-o a perceber que este é o papel da arte: traduzir a vida para melhor viver e se relacionar, traçando ele próprio o seu futuro.

As Slams – apresentações de poesia falada, que estão se popularizando Brasil afora, se parecem com o ritmo preferido e mais popular hoje nas escolas, o Rap. Com esta atividade, será possível comprovar a estes jovens que, de fato, eles já fazem e praticam literatura. Não a simples e tradicional leitura dos livros, mas justamente no ato de compor as rimas, ajustando-as à métrica e concatenando suas ideias e experiências, é com a poesia – cantada ou falada – que o jovem está próximo da literatura, mesmo sem saber.

O HOMENAGEADO DE HONRA : Pesquisador Antonio Olmiro dos Reis

O pesquisador Antonio Olmiro dos Reis é autor do livro “Canela por muitas razões” junto com Pedro Oliveira e Marcelo Wasem Veech e “Canela Passado a Limpo” duas obras essenciais para compreendermos a cidade. Baseando-se sempre nas evidências, registros, fotografias antigas e muita pesquisa, Olmiro mantém viva a memória de Canela ao editar estas duas obras.

Ao esclarecer seu surgimento, falar das primeiras famílias, sua constituição, primórdios da economia e a constante evolução, o pesquisador contribui para que busquemos na história as soluções que queremos para o futuro da cidade. Olmiro, que terá sessão de autógrafos de seus dois livros, é colecionador de artigos diversos referentes ao passado afetivo de Canela, como cartazes, postais, livros, revistas, fotografias, ingressos de cinema e shows, entre outros registros raros. Parte desse acervo poderá ser visto na Feira.

O MOVIMENTO LITERÁRIO DE CANELA

Apesar da Feira do Livro ter sofrido uma interrupção de 2014 até este ano, o movimento literário de Canela sempre foi muito intenso com atividades promovidas pela Fundação Cultural, pelas Escolas e estabelecimentos da cidade como o Clube do Livro de Canela (65 debates), o TerSarau (4 anos), e eventuais Leituras Dramatizadas. Mas a continuidade da Feira é fundamental para a formação do hábito de leitura das crianças e jovens e principalmente para a integração de toda a família com as atividades culturais.

Sabedores de que a Feira do Livro atrai a atenção de estudantes, professores, moradores, empresariado, visitantes e imprensa, incentivando a leitura, a reflexão e ao debate do campo das ideias, é do máximo interesse da comunidade resgatar e promover anualmente o evento que leva o nome de seu escritor mais querido: Josué Guimarães.

CANELA E JOSUÉ GUIMARÃES

Canela é a cidade que o grande escritor gaúcho Josué Guimarães escolheu para morar com sua esposa Nydia, filhos e netos que por aqui permaneceram. Nydia criou a Fundação Cultural de Canela dando o pontapé inicial para os principais eventos culturais como o Festival de Teatro, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos (hoje na 29ª edição), o Sonho de Natal (30 anos) e tantas outras iniciativas essenciais para a cultura da cidade e região.

ATRAÇÕES MUSICAIS

Após a consagração do célebre músico Bob Dylan também no campo da Literatura, agraciado com o Nobel desta área no final de 2016, cabe destacar ainda mais o papel essencial da letra das canções, oficialmente tratada na atualidade como obra também literária.

Johanna Martins canta músicas infantis, com letras de gente grande.

Rap e Slam

Workshop de Edu Martins

Coral Bocalis

Debate sobre a Era da Curadoria, abordando listas de leitura e playlists criadas pelos algoritmos dos players

Show especial de encerramento de Edu Martins Trio

 

ATIVIDADES ESPECIAIS NA FEIRA SOBRE JOSUÉ GUIMARÃES

Exposição 30 anos de Ausência

Oficina de Bordado baseada em conto de Josué

Exibição de documentário “A Jornada de Josué”, sobre vida e obra do escritor

Exibição do filme Vento Norte (1951), roteiro de Josué G.

Apresentação de teatro de bonecos “Enquanto a noite não chega”, da Cia Goliardos

 

Veja a programação em http://fccanela.com.br/feira-do-livro-josue-guimaraes e

www.facebook.com/pg/feiradolivrocanela

22ª FEIRA DO LIVRO JOSUÉ GUIMARÃES

Realização – Fundação Cultural de Canela

Promoção – Prefeitura Municipal de Canela

Apoio – Conselho Municipal de Política Cultural de Canela

Apoiadores Culturais:

Editora Dublinense

Editora Artes e Ecos

 

Por: Fernando C. Gomes