Projeto Desconcerto comemora seus dois anos com música latino-americana no Parangolé

No mês em que completa dois anos de existência, o projeto Desconcerto promove sua vigésima segunda edição no dia 30 de setembro, sábado, às 18h, no bar Parangolé (Lima e Silva, 240). O flautista Ianes Coelho e o violonista João Batista de Souza interpretam um repertório dedicado à música clássica latino-americana.

O programa inclui obras dos brasileiros Sérgio Assad e Radamés Gnattali, do argentino Astor Piazzolla e dos colombianos Andres Villamil, Leon Cardona e Adolfo Mejía. Em comum entre as peças escolhidas, está a influência de manifestações musicais populares dos países dos compositores, como o bambuco e o pasillo, da Colômbia; o tango, da Argentina; e o choro, do Brasil.

O projeto Desconcerto não cobra um valor fixo de couvert artístico, mas sugere uma contribuição espontânea. Reservas pelo 3019-6898.

SOBRE OS MÚSICOS
Ianes Coelho é mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Práticas Interpretativas com ênfase em flauta transversal, tendo também em sua formação os cursos de licenciatura em violão e bacharelado em flauta. Atua como instrumentista, arranjador e compositor com diferentes artistas, grupos e projetos, transitando tanto no universo da canção como no âmbito da música instrumental e de concerto. Atualmente integra o grupo O Choro é Livre e a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, como primeiro flautista e chefe de naipe, além de ser professor de música na Escola PROJETO, em Porto Alegre.

João Batista de Souza é mestre em música pela UFRGS na área de práticas interpretativas com ênfase em violão. Em 2009 foi selecionado no Concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara Fundarte. Em 2012 foi semifinalista no concurso Koblenz International Guitar Competition, Alemanha. Conquistou primeiro lugar no V Concurso Nacional de Violão da FITO (SP) e primeiro lugar no XVII Concurso Nacional de Violão Musicalis (SP), além de ter sido semifinalista do programa “Prelúdio”, um concurso de música clássica televisionado pela TV Cultura.

PROJETO DESCONCERTO
O Desconcerto foi inspirado em projetos que têm levado essa tradição musical a bares e casas noturnas na Europa e nos Estados Unidos (como Classical Revolution e The Night Shift). Tomar um chope enquanto assiste ao recital? Pode. Aplaudir quando uma passagem causa entusiasmo ou entre os movimentos, e não só ao final da peça? Sinta-se à vontade.

O objetivo é justamente apresentar a música clássica em um formato diferente do convencional, transgredindo códigos que conferem um ar sisudo a essa tradição e a afastam do público, e estimulando novas formas de performance e escuta.

SERVIÇO

DESCONCERTO #22 APRESENTA IANES COELHO (flauta) E JOÃO BATISTA (violão)
Programa latino-americano: obras de Radamés Gnattali, Astor Piazzolla, Sérgio Assad, Andres Villamil, Leon Cardona e Adolfo Mejía
Data: Dia 30 de setembro de 2017, sábado, às 18h
Local: Parangolé Bar (Lima e Silva, 240, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS)
Valor: R$ retribuição espontânea
Evento: Desconcerto #22 apresenta música latino-americana

Fonte: Ana Laura Freitas
Foto: Sofia Cortese