Exibição de filmes discute papel da mulher, do negro e do índio no cinema gaúcho

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 20.03.12: Memorial do RS. Foto: Alina Souza/ Palácio Piratini

O Memorial do Rio Grande do Sul realiza debate sobre as Representações da mulher, do negro e do índio no cinema gaúcho: visões da história a partir da exibição de filmes de longa-metragens gaúchos.  As sessões acontecem nos dias 14, 15, e 19 de setembro, no auditório Oswaldo Goidanich, no primeiro andar, das 15h às 17h, com produções vinculadas à história e à formação do Rio Grande do Sul. O debate acontece na próxima terça-feira (19) e conta com a participação historiadora Carla Renata Gomes e do jornalista e historiador Deivson Campos.  A promoção é do Memorial do RS e a entrada é franca.

Confira a Programação:

Quinta-feira (14), às 15h – Netto perde sua alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas

Sexta-feira (15), às 15h – O tempo e o vento, de Jaime Monjardim

Terça-feira (19), às 14h 30min – Anahy de las misiones, de Sergio Silva, seguido de debate, às 16h40, sobre as representações da mulher, do negro e do índio no cinema gaúcho. Debatedores: historiadora Carla Renata Gomes e do jornalista e historiador Deivson Campos.

Sinopses dos filmes:

Netto Perde sua Alma

O general brasileiro Antônio de Souza Netto foi protagonista de importantes episódios da história do Brasil. Além de comandar tropas, Netto foi um dos responsáveis pela proclamação da República Rio-Grandense (1836), lutou na Revolução Farroupilha (1835-1845) e na Guerra do Paraguai (1861-1866). Nesta última foi ferido e levado ao Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Ali recebeu a visita do sargento Caldeira, um velho amigo e ex-escravo. Juntos, eles rememoram guerras, rebeliões, amizades e inimizades. Mas aquele encontro deixaria claro que não eram apenas as lembranças e a amizade que os unia.

Direção de  Beto Souza e Tabajara Ruas.

Longa-metragem. Ficção. 102min. RS/Brasil, 2001.

 

O Tempo e o Vento

Rio Grande do Sul, final do século XIX. As famílias Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está a Bibiana, matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo. Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu à própria família Terra-Cambará.

Direção: Jaime Monjardim

Longa-metragem. Ficção. Brasil, 2012

 

Anahy de las Misiones

A saga de uma mulher que luta pela sobrevivência durante o período mais conturbado da historia do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Arrastando um velho carroção sem bois, Anahy e seus filhos enfrentam a guerra, a morte e o medo. Seu único objetivo e manter a família unida. Eles perambulam pelo Rio Grande do Sul entre farroupilhas e caramurus. Inevitavelmente, o conflito se infiltra em sua vida e Anahy assiste impotente a dissolução de sua família.

Direção de Sérgio Silva.

Longa-metragem. Ficção. 110min. RS/Brasil, 1997.