Shows de Ney Fialkow e Leila Maria integram a programação musical do Intituto Ling em setembro

A programação musical do mês de setembro no Instituto Ling, em Porto Alegre/RS, traz dois grandes intérpretes: o pianista Ney Fialkow – que se apresenta no sábado, 16, e a cantora Leila Maria – que faz show no dia 21, quinta-feira.

O pianista Ney Fialkow traz ao Instituto Ling duas grandes obras para piano do século XIX: a Sonata em Lá Maior D 959, de Franz Schubert, e a Sonata nº 1 Op 11 em Fá # Menor, de Robert Schumann. Com estilos diversos, as duas sonatas mostram a grande individualidade e originalidade dos compositores desse período. Schubert compôs a Sonata em Lá Maior D 959 no ano final de sua vida, revelando domínio pleno da fusão dos elementos estrutura e expressão, enquanto Schumann, no início de sua carreira como compositor, revelava euforia e melancolia, obedecendo com rigor ao “processo sonata” de composição.

Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Suas aparições como solista e camerista cativam plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior. Em 2016, fez sua estreia em Paris, na Sala Cortot, e lançou um CD nos EUA em parceria com o contrabaixista Marcos Machado. Ao lado do violinista Cármelo de los Santos lançou o premiado CD Sonatas Brasileiras.

No show Billie, Ella & Eu, a cantora e compositora carioca Leila Maria homenageia as grandes divas do jazz. O show reúne canções dos repertórios de Ella Fitzgerald e Billie Holiday, revisitados por Leila Maria em vários momentos de sua carreira: grandes standards da música brasileira e clássicos da bossa nova em suas versões para o inglês – canções estas que fazem parte de seu álbum de estreia internacional, o CD OFF Key (2005), e que também foram gravados por Ella Fitzgerald. Completando o set list, Leila Maria interpreta músicas de seu mais recente CD, o Holiday in Rio – Leila Maria Canta Billie (2015), álbum que venceu o 25º Prêmio da Música Brasileira na categoria álbum em língua estrangeira.

Para apresentar no Instituto Ling suas marcantes interpretações desse repertório desafiador, Leila Maria estará acompanhada pelo piano de Rodrigo Braga, multi-instrumentista, compositor e arranjador com o qual a cantora mantém uma parceria de mais de 10 anos.

Leila Maria já levou seu trabalho ao Japão (Tóquio e Kobe), França (Paris) e Estados Unidos (Washington e Nova York). Além de ter sido durante três anos a cantora da banda do maestro e clarinetista Paulo Moura, com quem excursionou pelo Brasil em shows e festivais, Leila já dividiu o palco com Ed Motta, Luiz Melodia, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Jorge Mautner, Alaíde Costa, Orquestra Imperial, Angela Rô Rô, Áurea Martins e Zezé Motta, entre outros.

Além das consagradas intérpretes da nossa MPB, Leila desde bem cedo teve como importantes influências em seu canto, duas divas da canção norte-americana: Billie Holiday e Ella Fitzgerald. Seu CD Off Key (Rob Digital/Aplauso, 2005), em que interpreta música brasileira em inglês, é distribuído com sucesso na Europa pelo selo alemão Zyx Music. Sua história fonográfica inclui Da Cabeça aos Pés (Von Kopf bis Fuss), seu primeiro CD de 1997 (GPA), Canções do Amor de Iguais (Deck Disc, 2007) e o mais recente álbum, Holiday in Rio – Leila Maria Canta Billie (distribuição Biscoito Fino, 2014) que ganhou o 25º Prêmio da Música Brasileira na categoria “álbum em língua estrangeira” e para o qual ela convidou sete pianistas amigos para que cada um arranjasse e a acompanhasse em duas faixas. Atualmente, está em fase de produção de seu quinto CD, com músicas inéditas suas e de amigos atuantes na cena musical carioca.

A programação musical do Instituto Ling é realizada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Instituto Ling, com patrocínio da Fitesa e Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO

Ney Fialkow – piano
Dia 16 de setembro, sábado, às 17h
Classificação Etária: Livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes e +60)

Pontos de venda
Online: www.institutoling.org.br
Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.
Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Fonte: Adriana Martorano Comunicação
Foto: Leandro Taques (foto Ney Fialkow) e Cristina Granato (foto Leila Maria)