Santander Cultural apresenta suas atrações musicais de setembro

A programação musical de setembro do Santander Cultural começa no primeiro domingo do mês, dia 3, com o Tavares-Coser Duo. Francisco Coser, no violino, e João Tavares Filho, no piano, são dois reconhecidos instrumentistas gaúchos que vivem e estudam na Europa. Trata-se de um recital preparado especialmente para a unidade de cultura do Santander em Porto Alegre, com entrada franca. A cantora, jornalista e apresentadora de televisão Shana Muller, uma referência da geração de artistas que surgiram no sul do país nos últimos anos, faz show dia 30. Apresentação homenageia o mês do gaúcho por meio de uma das presenças femininas mais fortes do estado.

TAVARES – COSER DUO – Natural de Santa Maria/RS, o violinista Francisco Coser é solista, músico de câmara e orquestral ativo, tendo tocado em diversos teatros importantes do Brasil, EUA, Reino Unido, Itália e China. Como solista, tocou com diferentes orquestras no Brasil e exterior, com destaque para sua estreia em Londres, na Igreja St. James’s – Piccadilly, em 2015, no Royal Festival Hall (Londres), Symphony Center (Chicago) e Sala São Paulo. Já colaborou com diversos grupos de câmara e professores, recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior. Atualmente cursa aperfeiçoamento em violino na Accademia Santa Cecília, em Roma e recentemente terminou seu mestrado, com distinção na Royal Academy of Music, tendo sido premiado com a Santander Universities UK Scholarship, e o bacharelado no Chicago College of Performing Arts, em Chicago/EUA. O pianista João Tavares Filho nasceu em Quaraí/RS, formou-se com honra no Conservatório Miguel Lecueder, em Artigas/Uruguai. Tem realizado concertos como solista, inclusive com orquestra em diversos países, já tendo se apresentado em salas como Teatro Eliseo (Roma) e Sala Assunta da Rádio Vaticano, entre outras. Venceu diversos concursos pianísticos e colaborou com muitos cantores e instrumentistas em diversas formações camerísticas. Com larga carreira na área erudita, João nunca abandonou a música popular, tendo dividido o palco com nomes como Hermeto Paschoal, Gabriel Grossi, MPB4, Francis Hime, Belchior, Duo Fel, entre outros nomes. No repertório, obras de compositores contemporâneos como Stephanie Ann Boyd e Mario Ferraro.

SHANA MULLER – Desde 2004, quando lançou o primeiro álbum Gaúcha, Shana abriu um novo espaço para a presença da mulher nos palcos gaúchos. A partir daí, realizou vários trabalhos, que lhe permitiram percorrer diversos lugares. Em 2006, foi o Firmando o Passo e, em 2010, Brinco de Princesa, disco que a consagrou no cenário gaúcho, brasileiro e latino-americano. Além de ter recebido por ele dois prêmios no Açorianos de Música: o de Melhor Disco e o de Melhor Cantora do ano, o espetáculo do CD foi apresentado em teatros de várias cidades gaúchas e brasileiras, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), e Campo Grande (MS). Nessas andanças, além de apresentar o show, realizou oficinas ensinando a música do Sul em escolas, pontos de cultura e até no Afroreggae, em Vigário Geral, no Rio de Janeiro (RJ). Na Argentina a cantora já esteve diversas vezes, principalmente na Fiesta Nacional Del Chamamé, realizada em Corrientes, onde há seis anos representa o Brasil. Shana tem renovado a música gaúcha, trazendo uma sonoridade regional e contemporânea, já dividiu o palco com artistas como Luiz Carlos Borges, Renato Borghetti, Pirisca Grecco, Yamandu Costa, Hique Gomez, Alessandro Penezzi e com seus parceiros Angelo Franco, Cristiano Quevedo e Érlon Péricles do projeto Buenas e M´espalho. Um dos fatos mais marcantes de sua trajetória foi dividir o palco duas vezes com Mercedes Sosa sua principal referência na música. A figura desta mulher gaúcha tem inspirado jovens meninas a cantar e a se vestir. Seus textos no jornal estão sempre retratando a realidade da música do Sul do país. Precursora na TV, é a primeira mulher a apresentar o Galpão Crioulo, programa exibido há trinta e um anos na RBS TV, que conduz ao lado de Neto Fagundes desde setembro de 2012. Foi eleita a melhor cantora do Rio Grande do Sul e selecionada no Prêmio Petrobras Cultural. Neste show, Shana faz uma retrospectiva de sua carreira acompanhada pelo violonista Felipe Barreto.

DIA SEMANA HORA LOCAL ATRAÇÃO INGRESSO
03/09 DOMINGO 17:00 SALA LESTE Recital com TAVARES – COSER DUO Entrada Franca – Música Erudita
30/09 SÁBADO 17:00 ÁTRIO Show com SHANA MÜLLER R$ 12,00 – MÚSICA REGIONAL GAÚCHA E LATINO AMERICANA

Show Tavares-Coser Duo é gratuito, por ordem de chegara, com limite de 90 pessoas.

Ingressos antecipados pelo site myticket.com e na bilheteria do Santander Cultural.

 

Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico
Porto Alegre RS Brasil  90010-191
Telefone: 51 3287.5500
scultura@santander.com.br | www.santandercultural.com.br

Horário de funcionamento
Ter a sábado, das 10h às 19h
Domingos, das 13h às 19h
Bilheteria: ter a dom, das 14h às 19h
Não abre aos feriados