A sétima arte dos países escandinavos também será celebrada na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

A homenagem da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre aos países nórdicos vai trazer, além de livros e escritores, alguns dos melhores filmes recentes produzidos na região. Um dos destaques é “O Centenário que Fugiu pela Janela e Desapareceu” (Suécia, 2013). Dirigida por Felix Herngren, a comédia conta a história de Allan Karlsson, um especialista em explosivos que escapa de um asilo e entra numa aventura policial cheia de perigos e risadas. Cenas em flashback revelam que o personagem esteve envolvido em importantes episódios que alteraram a história do mundo. No elenco, estão Robert Gustafsson, Mia Skaringer, Iwar Wiklander.

Confira outros filmes confirmados na programação:

O Homem que Amava Yngve (Noruega, 2008)
Direção: Stian Kristiansen
Novembro de 1989, o muro de Berlim caiu. Na cidade de Stavanger, na Noruega, Jarle Klepp não tem a menor ideia de que tudo está prestes a mudar. Até agora ele tem tudo: a melhor namorada do mundo e o amigo mais legal de todos. Juntos, eles irão lançar a banda punk mais pesada de Stavanger, a Mattias Rust Band. Então o novo garoto da sala, Yngve, aparece. Ele não é como qualquer outra pessoa e Jarle está confuso. Ele não sabe o que fazer. Tudo o que ele sabe é que ele não pode parar de se encontrar com Yngve. Destaque para a trilha sonora repleta de REM, Jesus & Mary Chain, Joy Division, The Cure e outras grandes bandas do final dos anos 90.

Victoria (Noruega, 2013)
Direção: Torun Lian
O romance de 1898, “Victoria”, do vencedor do Prêmio Nobel, Knut Hamsun, foi a história de amor original. Tem tudo o que um cineasta e um público de cinema poderiam desejar: amor entre jovens, diferenças de classe, o sucesso contra todas as probabilidades, trajes de época, locações gloriosas e, ao final, a tragédia desoladora, quando Victoria confessa seu amor verdadeiro ao homem que ela não conseguiu, mas deveria ter, antes de sucumbir à tuberculose.

Um Jogo Sério (Suécia, 2016)

Direção: Pernilla August
A película retrata a história de um jovem casal, o jornalista Arvid Stjärnblom e Lydia Stille, que se apaixonam loucamente. Ambos são atraídos pelo sonho do um amor puro, grande e imaculado. Mas o sonho exige um sacrifício maior do que eles podiam imaginar. O filme conta uma história de amor, apaixonada e intensa, sobre as escolhas que fazemos e as consequências que as acompanham.

Astrid (Suécia, 2014)

Direção: Kristina Lindström
Pippi Meia Longa, Emil, Karlsson no Telhado. Os livros de Astrid Lindgren venderam mais de 150 milhões de cópias e ela é um dos dez autores mais lidos do mundo. Mas quem ela era e de onde surgiram as suas histórias? Através de arquivos com materiais exclusivos, esse filme mostra a sua vida para uma nova geração.

O Círculo (Suécia, 2015)
Direção: Levan Akin

Certa noite, quando a lua aparece vermelha no céu, seis adolescentes se encontram em um parque abandonado atraídas por um poder misterioso. Elas são “as escolhidas”, um grupo de bruxas com poderes mágicos que devem aprender a trabalhar juntas, apesar de suas diferenças, para salvar o mundo.

Todos os filmes serão exibidos no Cine Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS), entre 1º e 19 de novembro, durante a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

A 63ª edição ocorre de 1º a 19 de novembro de 2017 e, entre os destaques da programação, estão Conceição Evaristo, Pilar del Río, Otavio Jr., Daniel Munduruku, Sergio Vaz, Ondjaki, Ricardo Araújo Pereira, Rosana Rios e Manuel Filho, entre dezenas de outros convidados, além de uma comitiva de doze autores dos países nórdicos, região homenageada pelo evento. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

Por: Vitor Diel