Exposição “Paisagens da memória: cidade e corpos em movimento” segue em cartaz no Museu da UFRGS

O Museu da UFRGS segue com a exposição “Paisagens da memória: cidade e corpos em movimento” aberta para visitação até dia 29 de março de 2018, na qual apresenta o esporte como um fenômeno cultural de grande abrangência e ampla visibilidade, vivenciado de modo plural e variado em suas múltiplas modalidades. A exposição tem curadoria do Museu da UFRGS e do Centro de Memória de Esporte (CEME) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID).

A exposição “Paisagens da memória: cidade e corpos em movimento” apresenta o esporte como um fenômeno cultural de grande abrangência e ampla visibilidade, vivenciado de modo plural e variado em suas múltiplas modalidades. Ao atrair públicos e adeptos, o esporte transforma corpos, economias, culturas, espaços urbanos e suas paisagens. Observar essa diversidade é um dos objetivos da exposição, que procura, ainda, suscitar a reflexão em torno do esporte como prática de lazer, de competição, de educação e de apropriação do espaço público.

Reunindo imagens históricas, vídeos e objetos colecionáveis, como flâmulas, troféus, uniformes, bicicleta e medalhas, a exposição narra desde o pioneirismo de Porto Alegre em iniciativas voltadas para a competição, a formação de profissionais e a elaboração de políticas públicas até a realização de eventos esportivos e a participação brasileira em Jogos Olímpicos.

A exposição, com curadoria do Museu da UFRGS e do Centro de Memória de Esporte (CEME) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), está aberta para visitação até dia 29 de março de 2018, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.

SERVIÇO

Visitação: até 29 de março de 2018
De segunda a sexta, das 9h às 20h e, aos sábados, das 09h às 13h
Local: Museu da UFRGS
Endereço: Av. Osvaldo Aranha, 277, Campus Centro – Porto Alegre-RS
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Mais informações: www.ufrgs.br/museu | www.facebook.com/museu.ufrgs

Para agendamento de grupos, acesse: www.ufrgs.br/museu/agendamento
Para mais informações: (51) 3308-1947

Fonte: Museu da UFRGS
Foto: Acervo CEME