MARGS abre na próxima quinta feira exposição individual do artista visual Sandro Ka

Dia 24 de agosto, a partir das 19h, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul abre a mostra Sandro Ka – Tanto barulho por nada. A exposição individual do artista apresenta cerca de 30 obras inéditas que traduzem seu repertório criativo: um universo temático e processual marcado pela presença de objetos e imagens advindos da cultura popular e da indústria cultural. Ana Albani de Carvalho assina curadoria e Carlos Trevi oferece seu olhar para apresentar o artista.

Com uma trajetória que inclui diversas exposições e premiação, Sandro Ka lança mão da apropriação como procedimento operatório central, tendo a ironia como figura de linguagem. Em seus trabalhos, a imaginação infantil, a religiosidade e a citação de ícones da historiografia da arte e da cultua pop são temas convocados como referências explícitas para questionar sistemas de crença, posições políticas, tradições e comportamentos.

Segundo Ana Albani, “na arte contemporânea, diferentes propostas jogam com o humor e a ironia como estratégias para atiçar a brasa do pensamento crítico, seja no espectador, seja na instituição que acolhe a obra e a exposição. Em tanto barulho por nada, Sandro Ka lança mão dessa poderosa ferramenta e propõe jogos de montagens que, propositalmente, ferem as regras estéticas do “bom-gosto” e as definições convencionais para o que entendemos como “obra de arte.”

Trevi afirma que “interessa ao artista o estabelecimento de relações entre elementos advindos de contextos distintos com a intenção de estabelecer novas possibilidades de leitura. Essa re-significação é proposta no campo da produção de novos sentidos, agregando valores simbólicos e de status a elementos cotidianos em inusitadas articulações”.

Sandro Ka possui obras em importantes acervos como Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão, RS), Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (Porto Alegre, RS), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS (Porto Alegre, RS) e Sesc Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), entre outros.

SERVIÇO

Exposição: Sandro Ka – tanto barulho por nada
Curadoria: Ana Albani de Carvalho
Apresentação: Carlos Trevi
Abertura: 24 de agosto de 2017 – quinta-feira, das 19h às 21h
Local: Salas Negras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS (Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
Período: 25 de agosto até 24 de setembro de 2017, de terça a domingo, das 10h às 19h

ENTRADA FRANCA

Patrocínio  BRDE, Banrisul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Apoio: Galeria de Arte Mamute, Brascril, PPGAV/UFRGS, Café do Margs, Arplantas, CMPC, AMARGS
Realização: MARGS , SEDACTEL