Glau Barros homenageia Clara Nunes no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo na próxima quinta-feira

A cantora Glau Barros apresenta o “Especial Clara Nunes”, um dos grandes sucessos do seu repertório de shows-tributo, na próxima quinta-feira, dia 17 de agosto, às 20h, no Centro Cultural CEEE Érico Verissimo, em Porto Alegre, dentro de mais uma edição do projeto Coletivo Montigente. Considerada uma das maiores intérpretes brasileiras de todos os tempos, Clara Nunes é uma das estrelas mais influentes da história da MPB, tendo se consagrado como uma das vozes mais representativas do samba no Brasil. Ingressos a R$ 20,00 a venda no local.

No repertório não irão faltar grandes sucessos da sambista, como Tristeza Pé no Chão, Conto de Areia, O Mar Serenou, A Deusa dos Orixás, mas Glau Barros promete cantar títulos menos conhecidos, o lado B da cantora, como Esse Meu Cantar, Moeda, Umas e Outras, Tudo é Ilusão, entre outras. É bom registrar que neste sábado (12), Clara Nunes completaria 75 anos se estivesse viva.

Glau Barros vem conquistando, a cada exibição, novos fãs e seguidores. Tida como uma das revelações do samba no Rio Grande do Sul, ela está com dois shows em cartaz, em Porto Alegre: Samba – Eu Canto Assim! e De Amores e Sambas. Atualmente, encontra-se em campanha de financiamento coletivo pela plataforma Kikante para a produção de seu primeiro CD, intitulado “Samba Eu Canto Assim”, no qual interpreta sambas compostos por Gelson Oliveira, Zilah Machado, Pâmela Amaro, Edison Guerreiro Soares, Nelson Coelho de Castro, Antônio Villeroy, entre outros.

Sobre Clara Nunes

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro nasceu em família humilde no interior de Minas Gerais, em Cedro da Cachoeira, em 12 de agosto de 1942. Trabalhava numa fábrica de tecidos quando participou, em 1960, do concurso A Voz de Ouro ABC, vencendo a etapa mineira e ficando em terceiro lugar na final, em São Paulo. Essa vitória lhe abriu as portas da rádio e da TV na capital mineira. Em 1965 mudou para o Rio de Janeiro.

Lança seu primeiro LP em 1966, “A Voz Adorável de Clara Nunes”, pela Odeon, no qual cantava boleros e sambas-canções. Em 1968, o seu segundo LP “Você Passa Eu Acho Graça”, cuja faixa-título, de Ataulfo Alves e Carlos Imperial, se tornou o seu primeiro grande êxito radiofônico. Com o sucesso deste disco a ra se aproxima do samba que a consagraria na década seguinte.Ganhou relevância no cenário musical brasileiro em 1971 ao lançar o LP “Clara Nunes”, primeiro dos quatro uzidos pelo radialista Adelzon Alves. A partir de então, assume estética audiovisual de cantora essencialmente brasileira, agrega outros ritmos populares ao seu repertório e começa a fazer história, inclusive se destacando como a primeira cantora a gravar sambas-enredo.

Em 1974 com o LP “Alvorecer”, obteve grande sucesso com “Conto de Areia” (Romildo S. Bastos/Toninho Nascimento), alcançou índices recordes de vendagem, chegando a 500 mil cópias, feito nunca antes realizado por uma cantora no Brasil. Seu sucesso estimulou outras gravadoras a investir em novas cantoras de samba como Alcione e Beth Carvalho – com as quais formou a tríade chamada “ABC do Samba” – e deu visibilidade às sambistas veteranas, como Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus. Os discos que se seguiram a transformaram na maior intérprete de samba de todos os tempos.

Em 1975 casou-se com o poeta e letrista Paulo César Pinheiro e lançou o LP “Claridade” vendendo ainda mais que o anterior, e que hoje é considerado um dos álbuns mais importantes da história do samba. Tem em seu acervo mais de 18 discos de ouro. Seu LP mais vendido foi “Brasil Mestiço” de 1980, que ultrapasssou a marca de 1 milhão de cópias vendidas.

A trajetória seria interrompida em março de 1983, quando ela se submeteu a uma cirurgia para a retirada de varizes; entrou em coma e morreu, 28 dias depois, de choque anafilático, uma reação imprevisível à anestesia.

SERVIÇO

O Quê: Glau Barros – Especial Clara Nunes, dentro da programação do projeto Coletivo Montigente
Onde: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, Avenida dos Andradas, 1223, Centro Histórico, Porto Alegre
Quando: Dia 17 de agosto de 2017, quinta-feira, às 20h
Quanto: R$ 20,00 (vendas, no local, 2hs antes do show
Capacidade do local: 200 lugares
Informações: (51) 3226-5342
Evento: Quilombo Montigente apresenta: Glau Barros Especial Clara Nunes

Fonte: Silvia Abreu Assessoria
Foto: Aline Macedo