Diretor do Museu de Arte do Rio – MAR – debate gestão cultural em Porto Alegre nesta terça feira

O “Conversas no Museu” desta terça, dia 15 de agosto, apresenta o diretor-presidente do Museu de Arte do Rio Carlos Gradim que vem a Porto Alegre como convidado especial da Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – AAMARGS, para falar sobre sua gestão no MAR.

O evento inicia às 16h, com a palestra “Reflexões sobre Gestão Cultural hoje. Case: MAR – Museu de Arte do Rio”, no auditório do MARGS. A entrada é franca e as vagas são limitadas a 70 lugares, por ordem de chegada.

Segundo Carlos Gradim, espera-se de um gestor da área da cultura as mesmas posturas que um gestor de qualquer outro segmento: ética, responsabilidade, transparência e comprometimento.

Para ele, em um país onde as políticas públicas de cultura estão concentradas em praticamente um único mecanismo, aquele focado em isenções fiscais, a responsabilidade dos chamados “proponentes” é ampliada.

Tempos estes, que se mostram mais complexos, dotados de crise moral, ética e de valores, onde se percebe inclusive certa “demonização” da cultura.

É nesse sentido, que o papel dos gestores deve ser o de deslocar e tentar, a todo o momento, mudar a visão da “crise” para a visão da “solução”.

Assim, faz-se necessário tratar o assunto “cultura” como prioridade nas agendas públicas, sendo cada vez mais transparentes, construindo dados confiáveis e demonstrando que o campo cultural gera emprego, renda e transformação real na vida das pessoas.

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

SERVIÇO

Título: “Reflexões sobre Gestão Cultural hoje.
Case: MAR – Museu de Arte do Rio”
Palestrante: Carlos Gradim (Diretor Presidente do Museu de Arte do Rio)
Data: 15 de agosto de 2017 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Auditório do MARGS.
Entrada Franca : Conversas no Museu – Reflexões sobre Gestão Cultural hoje

Informações: Tel.: (51) 3211-5736 (no período da tarde) E-mail: aamargs@margs.rs.gov.br

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS
Localização: Praça da Alfândega, s./n. – Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3227.2311