Palestra e Exposição fotográfica sobre Gestão Contemporânea de Museus ocorre no Espaço Multicultural da Universidade La Salle em Canoas

Nesta quarta-feira, dia 09 de agosto, o artista André Venzon, que já  presidiu a Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa; dirigiu o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul; participou do “Museum Study Tour”a convite do British Council e atualmente é Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS, e a museóloga, Márcia Bertotto, doutora em museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa, que coordenou a Instituição Santander Cultural – Porto Alegre, fazem parte das atrações da exposição que estréia no espaço Cultural da Universidade La Salle em Canoas.

O projeto da mostra é resultado de um trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, entre eles gestores da Secretaria de Cultura de Canoas, junto ao Observatório Cultural Metropolitano da Universidade. Ao abordarem assuntos relativos a economia dos museus e sistemas de gestão da economia criativa foram realizados registros fotográficos do Museu de Tecnologia da Pucrs em Porto Alegre e na Casa dos Rosas em Canoas – local aonde será instalado o Museu Municipal de Canoas. Tais locais foram escolhidos como casos exemplares de Gestão Contemporânea . A mostra teve financiamento dos próprios pesquisadores envolvidos.

Inspirada em uma única parede suspensa no Atelier de André  Venzon de Porto Alegre, a mostra Museus Suspensos, é também uma homenagem ao artista contemporâneo, que além de prestar Curadoria à mostra vai juntar-se com Márcia Bertotto para palestrar na ocasião da abertura.

 

Por: Rubiélson Athaydes Medeiros