Lançamento do filme sobre bairro Guajuviras será dia 8 de agosto em Canoas

Lançamento de filme, série em TV sobre a dança e ativação de coral, que já foi um dos maiores do RS, são algumas ações que marcam o aniversário atuação do bailarino canoense e empreendedor social Rubielson Medeiros.

A dança sempre esteve presente em sua vida! A dança foi a grande salvação de sua vida! Através da dança construiu sua família, salvou e inspirou centenas de crianças e jovens. A arte e a educação, certamente, são os pilares que norteiam a trajetória de Rubielson Medeiros. O menino que começou coreografando no pátio do bairro Mathias Velho e foi coreografar espetáculos em Nova York completa este mês 25 anos de carreira. Com um currículo extenso no qual conta com filmes, programas de tv, espetáculos de dança no Brasil e nos Estados Unidos, produção acadêmica e uma forte atuação como agente de transformação social em instituições como ONG Canta Brasil, Rede Divina Providência e Conselho Tutelar, Rubielson comemora o aniversário de sua carreira com uma programação super especial para a cidade de Canoas.

Lançamento filme sobre Guajuviras| 08 de agosto

Na semana em que se comemora o dia internacional da juventude e no dia nacional do documentário brasileiro, dia 08 de agosto, acontece o lançamento do documentário Juventude Guajuviras um filme sobre a história dos jovens no bairro. “Mostramos os jovens do bairro sob um viés positivo, o protagonismo deles, um olhar que transcende a fama de violência da região, o que há de bom! Os talentos locais e como a dança e a educação contribuem para o resgate e construção da identidade e formação da juventude na periferia”, destaca Rubielson Medeiros que dirige, produz e apresenta o filme. A realização do documentário é da Universidade La Salle.

O lançamento do será no prédio 1, 5º andar, Auditório Irmão Arsenio Boph da Universidade La Salle de Canoas, 18h30, (Av. Vitor Barreto , 2288 – Centro/ Canoas), com apresentações artísticas e seguido de debate sobre a obra com o diretor do filme e a diretora e a professora coordenadora do projeto na universidade Luciane Raupp. Psicóloga, mestre em psicologia social e Institucional pela UFRGS e Doutora e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Luciane é professora do curso de Psicologia e colaboradora do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle. O evento é gratuito e aberto ao público.

Teaser Série Família Dança | 08 de agosto

Superação, cura e transformação pela dança. Esse é o tema da série Família Dança que começou a ser produzida em julho e é protagonizada por Rubielson e seus dois filhos. Serão 20 episódios que contam a história de adoção entre um coreógrafo gay e dois adolescentes. América Medeiros nasceu na periferia, foi criado em abrigos e foi vítima de uma série de violações de direitos do abuso aos mais tratos. Samara perdeu a mãe e, além de fome e frio, acabou ficando no hospital parte de sua infância. Ambos participarem de projeto social que tinha como principal pilar a dança e foi nele que conheceram Rubielson que adotou o casal que não são irmãos biológicos. Rubielson é gay. América de 20 anos é transgênero e Samara uma jovem negra, todos nasceram na periferia e sofreram alguma violação de direitos.

A série documentário, traduzida para o inglês, é filmada em Canoas e São Paulo e nos próximos meses deve ter registros de cenas das apresentações e viagem de estudos que a família fará para a América do Norte e Europa. Ainda sem previsão de estreia, o dia 08 de agosto marca o lançamento do teaser da série juntamente com o novo site de Rubielson (www.rubielson.com.br). O canal de comunicação com o artista volta reformulado e mais maduro, consolidando os 25 anos e carreira e projetando uma nova fase.  O teaser da série pode ser visto diretamente no site. Além disso, todas as atividades do artista poderão ser acompanhadas pelas e redes sociais.

Pequenos Cantores La Salle | 16 de setembro

Mestrando em Memórias Sociais e Bens Culturais na Universidade La Salle, Rubielson está desenvolvendo pesquisa que vai reativar os Pequenos Cantores do La Salle. O coral de crianças que faz parte da trajetória do artista também vai virar documentário. As gravações estão acontecendo em Canoas e já tem gravações agendadas no México e Argentina. Para marcar o retorno do coral, o artista convida toda a comunidade canoense a prestigiar o ensaio geral do grupo de ex-integrantes  que acontece dia 16 de setembro, 8h, no salão da Atos  da Universidade LaSalle.

Mais sobre Rubielson Medeiros

Bailarino coreógrafo, cineasta, produtor, apresentador de TV, educador e empreendedor social e são algumas das atuações que integram o perfil profissional do artista Rubiélson Medeiros que em agosto de 2017 completa 25 anos de carreira. O gaúcho, natural da cidade de Canoas, nascido no bairro Mathias Velho, aos 37 anos, coleciona histórias de superação e realizações através da dança. Uma trajetória que contou com os percalços da violência e da drogadição, Rubielson encontrou na dança e na educação a sua missão de vida, seu motivo de viver e salvação, compartilhado isso tudo com centenas de crianças e jovens, para os quais realiza os seus projetos. Já mobilizou alguns milhões de reais em educação, cultura e apoio à formação de crianças e adolescentes da periferia. O primeiro contato e a grande paixão pela arte foi aos 8 anos como cantor do extinto Pequenos Cantores do La Salle e desde lá não parou mais. O seu primeiro filme foi sobre a avó canoense, um exemplo de cidadã que fez de sua moradia uma usina de reciclagem. Depois vieram os programas de TV Amigos da Escola da Rede Globo e Cidadão Legal da Band TV. Participou dos espetáculos de inauguração da Arena do Grêmio e do Internacional e montou um espetáculo em Nova York com uma bailarina e um músico americano. Pai de dois adolescentes adotados que conheceu em suas oficinas de dança. Homossexual assumido.

Graduado em Produção Audiovisual pela ULBRA, pós graduado em Dança pela Faculdade de Educação Física  da PUCRS. Atualmente é voluntário e beneficiado Partners of the America, ex-diretor fundador do Grupo Sociocultural Canta Brasil e da Mathias Entretenimento e Shows Ltda. Coordenador Geral do Conselho Tutelar de Canoense e professor de dança em projetos de extensão do Instituto Cultural da PUCRS em parceria com a FACED-PUCRS. Tem experiência na área de artes, atuando principalmente em cultura-educação, transformação, ética e estética. O artista também escreve, começou assinando colunas no Grupo Sinos e depois sites como Jornal o Palco, onde escreve sobre a cura pela dança e conta com uma séria de artigos acadêmicos produzidos sobre voluntariado e capital social, negociais sociais, escritos com UFRGS e ESPM-Sul.

 

Por: Daniele Sallaberry