Agosto começa com música, teatro, dança, literatura, oficinas para crianças e adultos na programação do Instituto Ling

A primeira quinzena de agosto está repleta de atividades culturais no Instituto Ling. No dia 03 de agosto, quinta-feira, o ator Marcio Libar – considerado uma das maiores referências da arte do palhaço no Brasil – apresenta o espetáculo O Pregoeiro, em que conta de forma documental a sua busca pelo reconhecimento da mídia, da crítica especializada e do amor de seu público, o que só consegue ao entrar em contato com um palhaço, onde se reconhece. O Pregoeiro é um espetáculo no estilo one man show – baseado no tripé ator-palco-plateia.

Sábado, dia 05 de agosto, é o último dia para visitar a exposição Espelho no espelho, do artista Carlos Fajardo – um dos mais atuantes artistas visuais brasileiros, desde o final dos anos 60 até os dias atuais. São fotografias, esculturas e instalações, criadas especialmente para o Instituto Ling, e que tratam de reflexos, reflexões e subjetividade. A entrada é franca.

Ainda no sábado, 05, acontece a oficina gratuita de dança com o grupo Diversos Corpos Dançantes – projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS. Criado e coordenado pela professora Carla Vendramin, o projeto é destinado a pessoas com e sem deficiências físicas e visa romper e desmistificar as barreiras do corpo e da dança.

As crianças também têm programação especial no sábado: a oficina de pizzas em tamanho família resgata e estimula as habilidades manuais dos pequenos cozinheiros, explorando sensações e criando um ambiente descontraído e cheio de afetividade. Esta atividade destina-se a crianças a partir de oito anos, acompanhadas de um adulto. Haverá degustação das pizzas preparadas na oficina.

Nos dias 09, 10 e 11, acontece a terceira edição do festival Cultura em Miniciclos, que abordará questões de literatura e gênero: a escritora e blogueira Clara Averbuck fará uma palestra sobre o tema no dia 09 (quarta-feira); a jornalista e escritora Priscila Pasko e o professor da UFRGS Fernando Seffner debatem o assunto no dia 10 (quinta-feira), e a atriz, cantora, publicitária e palestrante Divina Raio-Laser, encerra o Miniciclo de agosto com a apresentação de um stand-up comedy no dia 11 (sexta-feira). Toda a programação do Cultura em Miniciclos tem entrada franca, por ordem de chegada.

No sábado, 12 de agosto, o Duo Ritter-Cordella apresenta um recital raro no Brasil e no mundo, por sua formação instrumental inusitada: cravo e contrabaixo. Nesse recital, o contrabaixista Alexandre Ritter e o cravista Fernando Cordella homenageiam o período clássico da música, interpretando composições de autores como o tcheco Johann Baptist Vanhal e o austríaco Karl Ditters von Dittersdorf.

Teatro – espetáculo O Pregoeiro, com Marcio Libar
O Pregoeiro é um espetáculo no estilo “one man show”, em que o ator Marcio Libar usa seu carisma e a fala solta de um experiente artista de rua para contar, em primeira pessoa, a sua busca pelo reconhecimento da mídia e da crítica especializada e pelo amor de seu público. Ele confessa que sempre sonhou em ser “famoso”, acreditou que seria um ídolo pop da Black Music, um pop star, mas quis o destino que ele acabasse no teatro e acabou se conformando em ser probrestar. A partir desse argumento, tenta realizar números de habilidades, que só acabam revelando sua mediocridade artística. Após várias tentativas frustradas para receber o amor de seu público, Marcio vai se despindo da imagem que construiu e, gradativamente, vai se transformando no seu palhaço, o internacionalmente premiado Cuti-Cuti, enquanto fala sobre perdas, amor e morte.

O ator Marcio Libar é considerado uma das maiores referências da arte do palhaço no Brasil. Criador do Anjos do Picadeiro – encontro internacional de palhaços, conviveu por quase duas décadas próximo aos principais mestres da palhaçaria do mundo. O reconhecimento de sua arte se deu em 2006, quando conquistou, em Mônaco, o prêmio especial Cirque Du Solei e o Nariz de Prata, do Festival de Circo de Monte Carlo.

Fazendo arte, Libar percorreu o mundo e os quatro cantos do Brasil. Em 1986, fundou com amigos uma das companhias teatrais mais longevas do Rio de Janeiro, o Teatro de Anônimo, sediada na Fundição Progresso. Recebeu, em 2006, o Prêmio Especial do Cirque Du Soleil, em Mônaco. No mesmo ano, venceu o Nariz de Prata do festival de Circo de Monte Carlo. No cinema, foi premiado como melhor ator no Festival Internacional de Cinema Paraty no filme O Diabo a Quatro, com direção de Alice de Andrade. Contabiliza ainda participações nos documentários Eu Maior (direção de Fernando Schultz) e Tarja Branca (direção de Cacau Rhoden).

SERVIÇO

O Pregoeiro
Dia 03 de agosto quinta-feira, às 20h
Duração: 70 minutos
Classificação Etária: 14 anos
Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes, +60 e classe artística)
Pontos de venda
Online: http://www.institutoling.org.br
Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

**********************************************************************************************************************************

Infantil – Oficina de Pizzas em Tamanho Família
A Oficina de Pizzas em Tamanho Família acontece no sábado, dia 05 de agosto, a partir das 15h, resgata e estimula as habilidades manuais dos pequenos cozinheiros, aproximando pais e filhos. Por isso, esta atividade destina-se a crianças a partir de oito anos, acompanhadas de um adulto. Com a mão na massa, os pequenos e os grandes se transformarão em chefes da cozinha, podendo criar pizzas de diversos sabores. Haverá degustação das pizzas preparadas na oficina e a turma ainda levará uma pizza para ser finalizada em casa com o restante da família.

SERVIÇO

Oficina de Pizzas em Tamanho Família
Dia 05 de agosto, sábado, das 15h às 18h
Duração: 03 horas
Classificação Etária: a partir dos 08 anos
Matrícula: R$ 200,00. O ingresso para atividade garante a participação de um adulto e de uma criança. O material para a oficina está incluso no valor da matrícula.
Pontos de venda
Online: http://www.institutoling.org.br
Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

**********************************************************************************************************************************

Dança – GRATUITO – Oficina de Dança com Diversos Corpos Dançantes
Diversos Corpos Dançantes é um projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID – UFRGS), criado e coordenado pela professora Carla Vendramin. Proporciona vivencia em dança por meio de atividades de improvisação para grupo misto de pessoas com e sem deficiências. O projeto busca continuar rompendo e desmitificando as barreiras do corpo e da dança. Saiba mais sobre o projeto no site.

SERVIÇO

Oficina de Dança com Diversos Corpos Dançantes
Dia 05 de agosto, sábado, a partir das 14h
Classificação Etária: a partir dos 10 anos
Duração: 03 horas
Entrada Franca, com inscrições prévias no formulário online neste link

**********************************************************************************************************************************

Artes Visuais – GRATUITO – Exposição Espelho no espelho, de Carlos Fajardo
Últimos dias para ver a Exposição Espelho no espelho, que fica em cartaz somente até o sábado, 05 de agosto. Mais de oito mil pessoas já visitaram a mostra, que traz sete obras do artista paulista Carlos Fajardo, um dos mais atuantes artistas brasileiros, desde o final dos anos 60 até os dias atuais. São fotografias, esculturas e instalações, criadas especialmente para o Instituto Ling, e que tratam de reflexos, reflexões e subjetividade.

Nessa mostra, que tem a curadoria de Henrique Xavier, Fajardo cria um jogo entre reflexões e transparências, produzindo labirintos estéticos para a percepção do espectador, que vê sua imagem refletida nas obras. Ao mesmo tempo, os trabalhos formam um conjunto coeso que reflete a si mesmo e interage com o ambiente da galeria, criando um diálogo entre as obras e espaço.

Para saber detalhes sobre cada obra, acesse o texto curatorial completo aqui: https://goo.gl/PX9TEF
A exposição tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Exposição Espelho no espelho
Artista: Carlos Fajardo
Curadoria: Henrique Xavier
Local: Galeria do Instituto Ling
Período de exibição: somente até sábado, 05 de agosto
Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h
Entrada Franca
Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

**********************************************************************************************************************************

Festival Cultura em Miniciclos – GRATUITO – palestra, debate e stand up comedy sobre literatura e gênero, com Clara Averbuck, Priscila Pasko, Fernando Seffner e Divina Raio-Laser
A terceira edição do Cultura em Miniciclos abordará questões de gênero e literatura em uma palestra de Clara Averbuck no dia 09 de agosto; um debate com os convidados Priscila Pasko e Fernando Seffner no dia 10; e a apresentação de um stand-up comedy da atriz Divina Raio-Laser.

Sobre a curadora e convidados:
Simone Schmidt – curadora / Doutora em Teoria Literária pela PUCRS, Simone Schmidt possui Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e pela UFF.  Professora Associada da UFSC, pesquisadora do CNPq, atua nas áreas de literaturas portuguesa e africanas de língua portuguesa, estudos feministas e pós-coloniais, tendo publicado cerca de 80 artigos em sua área em livros e periódicos científicos. Sua pesquisa atual se dedica ao tema “Escritoras africanas e a construção de um pensamento ao Sul”.
Clara Averbuck – palestrante / Escritora com sete livros publicados teve a obra adaptada para cinema e teatro. Escreveu para inúmeros sites, revistas e jornais e hoje é uma das editoras do site Lugar de Mulher, criado em 2014 e que foi um dos principais agentes a fomentar o debate sobre as questões de gênero no Brasil. Tem um canal no YouTube e uma dezena de projetos pretende tirar do papel até um dia desses.
Priscila Pasko – debatedora / Jornalista e escritora, é idealizadora, editora e repórter do blog Veredas (nonada.com.br/veredas), espaço que discute e divulga a literatura produzida por mulheres, que pertence ao site Nonada – Jornalismo Travessia. Também integra o Grupo de Pesquisa Permanente em Literatura de Autoria feminina de Porto Alegre, coordenado pela escritora Lélia Almeida. Priscila ainda escreve no Tumblr “Parece a vida mas é real” (http://pareceavidamasereal.tumblr.com/)
Fernando Seffner – debatedor / Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Atua em pesquisas e orientações investigando situações de vulnerabilidade a AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores sociais da diferença.
Divina Raio-Laser – Stand-up comedy / Considerada uma das drags mais importantes de sua geração, é atriz, cantora, publicitária e palestrante. Em 2016, foi premiada no 5º Prêmio PapoMix como drag queen destaque do ano. Há três anos apresenta e dirige o concurso de drags CoverGirl, palco por onde já passaram mais de 300 drag queens. Palestrou no Festival Path, Social Media Day, Maratona Mude e SPFW, também fez parte da exposição “Iguais”, da Canon. Em junho, foi destaque na 21ª Parada LGBT de São Paulo.

SERVIÇO

Festival Cultura em Miniciclos – Literatura e Gênero
Dias 09, 10 e 11 de agosto, às 19h30min
Entrada franca
Informações pelo telefone (51) 3533.5700
Realização: LIGA Produção Cultural
Apoio: Instituto Ling
Patrocínio: Fitesa
Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer / Pró-Cultura RS
Informações para a imprensa: Bebê Baumgarten Comunicação / 51 3028.4201 / 98111.8703 / bebe@bebebaumgarten.com

**********************************************************************************************************************************

Música – Duo Ritter-Cordella
No sábado, 12 de agosto, o Duo Ritter-Cordella apresenta um recital raro no Brasil e no mundo, por sua formação instrumental inusitada: cravo e contrabaixo. Nesse recital, o contrabaixista Alexandre Ritter e o cravista Fernando Cordella homenageiam o período clássico da música, interpretando composições de autores como o tcheco Johann Baptist Vanhal e o austríaco Karl Ditters von Dittersdorf.

Professor de contrabaixo da UFRGS desde 2000, Alexandre Ritter recebeu os títulos de Doutor e Bacharel pela University of Georgia (EUA). Sua formação musical e acadêmica também inclui um ano de mestrado em Performance de Contrabaixo na University of British Columbia (Canadá) e estudos com Franco Petracchi na Academia Musicale Chiggiana, em Siena, na Itália e Campus Internazionale di Musica, em Sermoneta, também na Itália. Já participou de vários festivais de música, tendo realizado masterclasses com grandes contrabaixistas e tem uma extensa experiência como músico de orquestra, que inclui participação em orquestras na América do Norte e América do Sul, bem como as Sinfônicas de Porto Alegre e Paraná, no Brasil. Seu trabalho como músico sinfônico, camerista e solista o tem levado a tocar na Alemanha, Canadá, Costa Rica, França, Itália, EUA, Brasil e Argentina.

Fernando Cordella é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio e da Sociedade Bach Porto Alegre. Vencedor do Prêmio Açorianos 2011, como melhor intérprete da categoria música erudita pelo disco Cravos – de Frescobaldi a Mozart. Vêm atuando como solista e cravista das principais orquestras diversas orquestras do país, tais como Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Camerata Antiqua de Curitiba, Sinfonietta de Belo Horizonte, OSPA e Orquestra de Câmara da ULBRA, entre outras. Participa regularmente, desde 2006, como cravista oficial do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, em Juiz de Fora/MG. Seu interesse pela música barroca fez com que, a partir de 1998, se dedicasse a pesquisa de técnicas interpretativas deste estilo, tendo realizado cursos e especialização em cravo.

SERVIÇO

Duo Ritter-Cordella
Dia 12 de agosto, sábado, às 17h
Duração: 60 minutos
Classificação Etária: Livre
Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes, +60 e classe artística)
Pontos de venda
Online: http://www.institutoling.org.br
Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.