“O último quarto de Van Gogh” no Café do Porto

O Café do Porto recebe a partir de terça-feira, 25 de julho, a exposição “O último quarto de Van Gogh” do fotógrafo Jorge Finatto. A mostra é em referência aos 127 anos da morte do artista holandês, ocorrida em 29 de julho de 1890.

A exposição é composta de 22 quadros e registra os últimos dias de Vincent Van Gogh na pequena cidade de Auvers-sur-Oise, perto de Paris, para onde mudou-se em 21 de maio de 1890 em busca de tratamento. Alugou o quarto mais barato no sótão da pousada Auberge Ravoux, com apenas 7 metros quadrados, sem janela, contando apenas com uma modesta claraboia. Naquela cidade produziu cerca de 70 quadros, apesar da brutal solidão, da profunda pobreza e da doença.

Em 27 de julho de 1890 é disparado o tiro no abdômen que o levaria à morte no dia 29, a uma e meia da manhã, em seu pequeno quarto, nos braços do irmão Theo. Contrariando a tese de suicídio, biografias recentes afirmam que se tratou de homicídio, sem que o artista quisesse revelar o nome do agressor. A mostra é uma homenagem ao gênio holandês que hoje é patrimônio da humanidade.

 

Serviço

Exposição: “O último quarto de Van Gogh”, de Jorge Finatto

Local: Café do Porto

Endereço: R. Padre Chagas, 293 – Moinhos de Vento, Porto Alegre

Visitação: de 25 de julho de 2017 a 07 de agosto de 2017.

Horários: de segunda a sábado das 8h às 22h, domingos e feriados das 10h às 22h.

 

 

Por: Marina Bitencourt