Primeira exposição do CannabiComix acontece nesta quinta-feira em Porto Alegre

Nesta quinta-feira, dia 13 de julho, ocorrerá em Porto Alegre a primeira exposição do CannabiComix, página do Facebook que defende a descriminalização do uso da maconha. A causa é defendida por meio de tirinhas – que serão expostas em formatos de quadros – que contam o cotidiano de um usuário de maconha, abordando o uso da droga no dia-a-dia e sua relação com o cotidiano, bem como divulgando os benefícios da planta em diversos contextos da sociedade. A página hoje agrega mais de 70 mil seguidores em todo o Brasil.

Usando o fundo do mar como pano de fundo (por muitas vezes é possível comparar com Bob Esponja), as historinhas contam um pouco da rotina de Zé Polvilho, um polvo usuário de maconha e seus amigos. Por vezes, momentos recentes da política brasileira se tornam assunto. A popularização da turma do polvo foi além da página, captando parceiros de grande relevância do ramo pró-legalização no Brasil e criando produtos como camisetas, containers e produtos de uso agregado ao consumo da erva. Alguns estarão em exposição e outros à venda, junto a demais trabalhos dos novos integrantes criativos da página, os artistas Andrio Lentz e Dênis Navarro. Junto aos trabalhos expostos estarão as tirinhas que mais marcaram as história da página até então, bem como artes relacionadas aos personagens e ao tema, como o combate à guerra às drogas e o incentivo à cultura do consumo da maconha. A trilha sonora do evento será da DJ Carol Cottens.

 

A página nasceu em 2015 e é fruto da ideia do publicitário e ilustrador Felipe Navarro, ilustrador e roteirista dos minicontos, que localizou na maconha um meio de evitar crises de asma. Desde então, Navarro defende a causa canábica para fins medicinais e uso recreativo. Realizado, o ilustrador de 27 anos diz que ainda a página tem muito a dar para a sociedade. “O ato de transformar a causa em tirinhas cômicas suaviza o tema e leva o cidadão a refletir. Isso é primordial quando o assunto é mitificado por falta de informação.”

O Locals Only CB, bar localizado na rua Sarmento Leite, 1086, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, é defensor da descriminalização da maconha e apoia o evento. Vinícius Borges, gerente do local, salienta: “é preciso que mais lugares abram as portas para novas opiniões sobre temas que são considerados tabu. É nossa responsabilidade criar cada vez mais espaços para debate”, explica Borges.

 

SERVIÇO

O que: Nossa Vitória Não Será por Acidente – primeira exposição do CannabiComix

Cartaz: bit.ly/eventocannabicomix

Quando: Dia 13/3, quinta-feira, 19h30

Onde: Locals Only CB, Rua Sarmento Leite, 1086 – Cidade Baixa – Porto Alegre, RS

Entrada franca.

 

CannabiComix

https://www.facebook.com/cannabicomix

 

Por: Felipe Leduino