Ospa Jovem realiza concerto gratuito no Theatro São Pedro, na próxima terça feira

Sucesso de público em edições anteriores, a série de concertos da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós / Escola de Música da Ospa ganha sequência no dia 11 de julho, terça-feira. A partir das 20h30, o Theatro São Pedro recebe a sinfônica, que se apresenta pela primeira vez neste ano com sua formação completa. O maestro Arthur Barbosa conduz um programa com peças orquestrais tradicionais, além de obras contemporâneas como a “Suíte Star Wars”, de John Williams. A entrada é gratuita, mediante retirada prévia de senhas, que estão sendo distribuídas na bilheteria do Theatro São Pedro.

O programa inicia com a “Fanfare” do balé “La Peri”, do francês Paul Dukas (1865-1935). Depois, a “Sinfonietta” de Harald Genzmer (1909-2007), obra para orquestra de cordas, ganha destaque, seguida pela emblemática abertura da ópera “Nabucco” de Giuseppe Verdi (1813-1901). A trilha de “Star Wars”, de John Williams (1941-), dá sequência à apresentação, que termina com duas obras latino-americanas: a “Suíte Nordestina” de Duda do Recife (1935-) e “Conga Del Fuego Nuevo” de Arturo Márquez (1950-).

Sobre a Ospa Jovem
O grupo é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da Escola, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É na orquestra que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto.

A Ospa Jovem vem realizando uma série de concertos anualmente, cumprindo também importante papel social ao realizar apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições. Em 2015, venceu o “Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras”, reconhecimento nacional.
Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundado em 3 de março de 1972, o Conservatório Pablo Komlós, cujo atual diretor é Diego Grendene de Souza, é referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul. A escola é gratuita e tem como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos. Trata-se da única instituição de ensino voltada para a formação de músicos de orquestra no Estado, oferecendo a estudantes a oportunidade de profissionalização na área.

Arthur Barbosa (regente)
Violinista, compositor e regente, Arthur Barbosa integra a Ospa desde 1998. Foi membro de mais de dez orquestras profissionais e spalla em algumas delas. Suas obras têm sido executadas em mais de quinze países. Já regeu orquestras como a OSBA (Bahia), Filarmônica de Granada (Espanha), OSPB (Paraíba) e Terra Symphony Orchestra (Nova Iorque). Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz, Banrisul e Corsan. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

SERVIÇO

Concerto da Ospa Jovem
Quando: 11 de julho de 2017, terça-feira, às 20h30
Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro, Porto Alegre)
ENTRADA FRANCA
Retirada de senhas: na bilheteria do Theatro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h, e domingos, das 15h às 18h.

PROGRAMA
Paul Dukas: “La Peri” – Fanfare
Harald Genzmer: Sinfonietta
Giuseppe Verdi: ”Nabucco” – Abertura
John Williams: Suíte Star Wars
Duda do Recife: Suíte Nordestina
Arturo Márquez: Conga del Fuego Nuevo

Regente: Arthur Barbosa