Muita poesia no encerramento do Unimúsica 2017

Encerrando a série poesia, então – dedicada à força transgressora da palavra poética – o Unimúsica apresenta dois diferentes projetos artísticos que, cada um a seu modo, desestabilizam as fronteiras entre a poesia escrita e a poesia cantada. No dia 06 de julho, apresentam-se Marina Lima e Antonio Cicero, com espetáculo Dois irmãos. No dia 07, o Unimúsica recebe o Sarau #Deslocamentos, comDunia EliasGiovani BertiLoua Pacon OulaiMirna SpritzerMuni e Philip Mayer. Sempre às 20h, no Salão de Atos da UFRGS.  De 03 a 05 de julho, das 14h às 17h, na Sala Fahrion (2º andar da Reitoria), a atriz, professora e pesquisadora Mirna Spritzer ministra a oficina A performance da palavra para  experiências múltiplas entre vocalidade e escuta.

Antonio Cicero e Marina Lima | Dois irmãos

 Neste encontro, a compositora e cantora Marina Lima e o poeta, filósofo e letrista Antonio Cicero se reúnem para compartilhar ideias sobre música, poesia e canção. Parceria fundamental da música popular brasileira, os irmãos Marina e Cicero compuseram juntos inúmeros sucessos: canções como “Charme do Mundo”, “Transas de Amor”, “Fullgás”, “Virgem”, “Pra Começar”, “À Francesa”, “Três” e “Acontecimentos” fazem parte da memória musical do país e figuram no repertório afetivo de diferentes gerações. A apresentação será um misto de conversas, canções e leituras de poemas. Interpretadas por Marina, as composições dão o mote para que Antonio Cicero comente as relações entre poesia e letra no Brasil contemporâneo. Entre os poemas escolhidos para essa noite, estão “Guardar”, “Eu Vi o Rei” e “Solo da Paixão”. Juntos, Cicero e Marina fazem a leitura do “Manifesto Fullgás”, lançado no encarte do disco homônimo de 1984.

Dunia Elias, Giovani Berti, Loua Pacon Oulai, Mirna Spritzer, Muni e Philip Mayer | Sarau #Deslocamentos

O Sarau #Deslocamentos4D, performance poético-musical com Loua Pacon Oulai na percussão, Dunia Elias no piano e a atriz Mirna Spritzer nos textos foi criado especialmente para o festival #Deslocamentos4D, que ocorreu em dezembro de 2016 e tinha como objetivo dar visibilidade ao Quarto Distrito e aos empreendimentos criativos e de inovação do território. Agora reformulado, o Sarau #Deslocamentos integra a programação do Unimúsica 2017. Com direção de Carla Joner e Miriam Amaral, o projeto traz a participação de outros artistas, um repertório ampliado e um vídeo-cenário inédito. A cantora Muni, o percussionista Giovani Berti e o violoncelista Philip Mayer juntam-se a Mirna Spritzer, Dunia Elias e ao costamarfinense Loua Pacon Oulai para apresentar um conjunto de textos e músicas que evoca os vários sentidos possíveis da palavra deslocamento. Voz, piano, violoncelo e percussão nos levam a um deslocamento musical com Giba Giba, Itamar Assunção, Vitor Ramil, Jorge Drexler, Zé Miguel Wisnik, Raul Seixas e Belchior. O deslocamento literário será dado pela poética de Mario Benedetti, Wally Salomão, Manoel de Barros, Marcelino Freire, Jorge Mautner, Julio Cortazar e Jorge Timossi, entre outros. Além dos músicos convidados a montagem conta também com a participação do artista visual Marcelo Monteiro, desenho de luz de Mauricio Moura e a ambientação de Rodrigo Lopes.

Mirna Spritzer | Oficina A performance da palavra

 A oficina prática A performance da palavra, com Mirna Spritzer propõe, a partir de diferentes textos de prosa e poesia, a busca de sonoridades e  o exercício de novas relações entre o dizer e o ouvir.

UNIMÚSICA 2017 | SÉRIE POESIA, ENTÃO

ANTONIO CICERO E MARINA LIMA| DOIS IRMÃOS

Quando: 06 de JULHO, quinta-feira, às 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110).

SARAU #DESLOCAMENTOS

Quando: 07 de JULHO, sexta-feira, às 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Ingressos: a retirada de ingressos para as duas apresentações acontecerá a partir das 9h do dia 03 de julho, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS, mediante a entrega de um livro em bom estado de conservação por ingresso, com um limite de até dois ingressos por pessoa para cada espetáculo.

 OFICINA A PERFORMANCE DA PALAVRA | MIRNA SPRITZER

Quando: 03 a 05 de julho, das 14h às 17h

Local: Sala Fahrion (2º andar da Reitoria – Av. Paulo Gama, 110)

Inscrições e informações no site www.difusaocultural.ufrgs.br

Informações: Lígia Petrucci | Ananda Zambi | 3308.3933 | 3308.3034 |ligia@difusaocultural.ufrgs.br