Gaúchos seguem na etapa nacional da Mostra Sesc de Cinema

Depois da etapa estadual da Mostra Sesc de Cinema, realizada na última semana (5 a 9/6) em Porto Alegre, seis trabalhos gaúchos foram selecionados para compor o acervo do CineSesc, por dois anos, e seguem na competição nacional: “Em 97 era assim”, “Central”, “Ruby”, “Temporal”, “Lipe, vovô e o monstro”, “N. de Vanessa”. No Rio Grande do Sul, foram inscritos 60 trabalhos – dos quais 19 foram exibidos na etapa estadual da Mostra. As nove sessões da fase local foram prestigiadas por mais de 600 pessoas, que além de conferir as exibições dos longas e curtas produzidos no Estado, tiveram a oportunidade de participar de bate-papo com diversos profissionais entre diretores, roteiristas e produtores.

A etapa local premiou os seguintes destaques: Montagem (Ricardo Zauza e Tatiana Sanger, “Central”); Desenho de Som (Felipe Rocha Steffens, “Lipe, Vovô e o Monstro”); Direção de Atores (Zeca Brito e Léo Garcia, “Em 97 Era Assim”); Direção de Fotografia (Gabriel Honzik, “Temporal”); Direção de Arte (Luciano Scherer e Guilherme Soster, “Ruby”); Roteiro (Maria Carmencita Job, “’N’ de Vanessa”); Direção (Gabriel Honzik, “Temporal”); Conjunto da Obra (Hopi Chapman e Karine Emerich, “Urhaus”). As películas foram selecionadas pela comissão estadual de avaliação, composta por Marco Fialho (Assessor em Cinema do Sesc DN, Anderson Mueller (Coordenador Técnico de Audiovisual do Sesc/RS), Gustavo Spolidoro (Cineasta) e Tânia Cardoso (Coordenadora e curadora da Sala Redenção – Cinema Universitário).

A Mostra Sesc de Cinema tem como objetivo incentivar a produção audiovisual brasileira, facilitando a difusão e promovendo intercâmbio entre produtores e público. O projeto é realizado pelo Departamento Nacional do Sesc, e ocorre em duas etapas: Estadual e Nacional.

DESTAQUES DA MOSTRA DE CINEMA – ETAPA ESTATUAL

DESTAQUE EM MONTAGEM
Ricardo Zauza e Tatiana Sanger
Filme: Central

DESTAQUE EM DESENHO DE SOM
Felipe Rocha Steffens
Filme: Lipe, Vovô e o Monstro

DESTAQUE EM DIREÇÃO DE ATORES
Zeca Brito e Léo Garcia
Filme: Em 97 Era Assim

DESTAQUE EM DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Gabriel Honzik
Filme: Temporal

DESTAQUE EM DIREÇÃO DE ARTE
Luciano Scherer e Guilherme Soster
Filme: Ruby

DESTAQUE EM ROTEIRO
Maria Carmencita Job
Filme: “N” de Vanessa

DESTAQUE EM DIREÇÃO
Gabriel Honzik
Filme: Temporal

DESTAQUE EM CONJUNTO DA OBRA
Hopi Chapman e Karine Emerich
Filme: Urhaus

Fonte: Usina Sesc de Notícias
Foto: Cláudio Etges