Trensurb dá início a projeto de contação de histórias nas estações

Em parceria com o Sesi-RS e o Banco de Livros, a Trensurb dá início ao projeto Historiando na próxima quinta-feira (8), às 14h30, na Estação São Leopoldo. A iniciativa irá contar com atividades regulares de contação de histórias nas dependências do metrô, destinadas a estudantes da rede pública. Esta primeira ação terá a participação de alunos da escola municipal leopoldense Paul Harris. O projeto prevê a realização de atividades entre junho e novembro deste ano, na segunda e na última semana de cada mês, sempre às 14h30. As próximas ações estão programadas para os dias 9, 28, 29 e 30, respectivamente, nas estações Mercado, Esteio, Sapucaia e Novo Hamburgo.

Uma ação da Trensurb em parceria com Sesi e Banco de Livros já foi realizada no Dia Mundial do Livro, 23 de abril. Na ocasião, as estações Mercado, Esteio, Sapucaia e Novo Hamburgo receberam atividades comemorativas de contação de histórias.


“A manutenção da parceria com o Sesi e o Banco de Livros para dar sequência às ações de contação de histórias nas estações é, para a Trensurb, muito importante, pois fortalece o projeto do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos no seu papel de formar leitores e incentivar a leitura”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres. Ele destaca ainda o fato da parceria proporcionar a possibilidade de levar ações de incentivo à leitura aos demais municípios atendidos pelo metrô.
A parceria com Sesi e Banco de Livros também irá possibilitar, em breve, a retomada do projeto Livros Livres, que compartilha livros em estações do metrô. Os exemplares que irão abastecer o projeto virão do Banco de Livros.

Para Neli Miotto, bibliotecária do Sesi, “a parceria com a Trensurb é fundamental para que possamos colocar mais livros em circulação, desta vez, alcançando as pessoas que utilizam o trem para o deslocamento. Nosso objetivo maior é incentivar e fomentar a leitura entre todas as pessoas”.


Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos


Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de 7,5 mil publicações de diversos gêneros para os 5 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).


Serviço


Projeto Historiando – contação de histórias nas estações do metrô, sempre às 14h30


08/06 – Estação São Leopoldo

09/06 – Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, na Estação Mercado

28/06 – Estação Esteio

29/06 – Estação Sapucaia

30/06 – Estação Novo Hamburgo