Unimúsica apresenta shows gratuitos de Zeca Baleiro, Estrela Leminski, Téo e Alice Ruiz nesta semana. Ingressos a partir desta segunda, dia 29.

Dando continuidade à série poesia, então, o Unimúsica traz a Porto Alegre os shows de ZECA BALEIRO e de ESTRELA LEMINSKI e TÉO RUIZ com participação especial de ALICE RUIZ. Pela primeira vez, o projeto da UFRGS realiza shows contíguos. Neste mês, eles acontecerão nos dias 1º, com a apresentação de Zeca Baleiro, e 02 de junho, com Estrela Leminski, Téo e Alice Ruiz. Sempre às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. Outra novidade desta edição é a realização de oficinas estendidas. A primeira, A Letra na Canção, reúne Alice e Estrela para a experiência prática de criação de canções, com encontros entre os dias 30 de maio e 1º de junho, das 14h às 17h na Sala Fahrion (2º andar da Reitoria).

O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro preparou um show especial em comemoração aos seus 20 anos de carreira fonográfica. Numa prévia do espetáculo José, Zeca divide com o público histórias de sua trajetória, reunindo textos e canções e dando lugar a improvisos e momentos exclusivos. Acompanhado apenas de seus violões, para os quais usa algumas afinações diferentes das usuais, Zeca mostra alguns dos maiores sucessos, além de canções de seu “repertório afetivo”. Num segundo momento, Zeca recebe o pianista Adriano Magoo, com quem tem viajado pelo país com o show Piano, para apresentar releituras de Lou Reed, Gilberto Gil e Sergio Sampaio. Entre uma e outra surpresa, o roteiro deve incluir “Telegrama”, “Babylon” e “Bandeira”.

A família Leminski-Ruiz tem uma longa história com a literatura e com a música brasileira. Alice Ruiz é poeta e letrista, com textos publicados nos Estados Unidos, Irlanda, Espanha, México, Argentina e Bélgica. Na canção, tem importantes parcerias como Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Zé Miguel Wisnik, Zélia Duncan e Alzira Espíndola. A também poeta e compositora Estrela Leminski é fruto de seu casamento com Paulo Leminski, um dos poetas mais prestigiados do país. Estrela já compôs ao lado de Ceumar, Iara Rennó e da própria mãe, Alice. Téo Ruiz, marido de Estrela, também é músico, compositor e produtor atuante. Juntos, eles sobem ao palco do Salão de Atos para o pocket-show Nepotismo.

A oficina prática A Letra na Canção com Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski se estende por três tardes para que os participantes se aventurem na tradução, na percepção dos conteúdos poéticos das letras e na criação. Nas palavras de Alice, será “um encontro de muita troca e muita alegria, porque canção é o feliz encontro de letra e música”.

O Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS com parceria cultural da Fundação Médica do Rio Grade do Sul.

UNIMÚSICA 2017 | SÉRIE POESIA, ENTÃO
01 de junho: Zeca Baleiro | José
02 de junho: Estrela Leminski, Téo Ruiz e Alice Ruiz | Nepotismo
06 de julho: Antonio Cicero e Marina Lima | Dois irmãos
07 de julho: Dunia Elias, Loua Pacon Oulai, Mirna Spritzer e Muni, com direção de Carla Joner e Miriam Amaral | Sarau #Deslocamentos4D

UNIMÚSICA 2017| SÉRIE POESIA, ENTÃO

ZECA BALEIRO | JOSÉ
Quando: 1º de JUNHO, quinta-feira, às 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110).

ESTRELA LEMINSKI, TÉO RUIZ E ALICE RUIZ | NEPOTISMO
Quando: 02 de JUNHO, sexta-feira, às 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)
Ingressos: Um livro em bom estado de conservação por ingresso.
Retirada de ingressos para ambos os concertos a partir das 9h do dia 29 de maio, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS, com um limite de até dois ingressos por pessoa para cada espetáculo.

OFICINA A LETRA NA CANÇÃO
Quando: 30 de maio a 1º de junho, das 14h às 17h
Local: Sala Fahrion (2º andar da Reitoria – Av. Paulo Gama, 110)
Inscrições e informações no site www.difusaocultural.ufrgs.br
Informações: Lígia Petrucci | Ananda Zambi | 3308.3933 | 3308.3034 | ligia@difusaocultural.ufrgs.br

Fonte: Ligia Petrucci
Foto: Silvia Zamboni