Nelson Coelho de Castro apresenta o show ‘porto-alegrense’ no Café Fon Fon

Depois de ótima recepção do público nas duas apresentações que fez no Teatro Renascença em setembro do ano passado, o cantor e compositor Nelson Coelho de Castro redita o show ‘porto-alegrense’ no Café Fon Fon, na próxima sexta-feira, dia 26 de maio, às 21h30min. Reservas podem ser feitas pelo fone (51) 998807689.

– Recebi com grande alegria o convite para realizar este show no Fon Fon. Além de ser um espaço de cultura dos mais ativos e charmosos da cidade, tenho lá dois grandes amigos e super músicos (Luizinho Santos e Bethy Krieger). Assim tenho certeza que será uma noite especial, comenta o músico.

No roteiro do espetáculo, estão músicas conhecidas do público, algumas inéditas e ainda um set com canções que falam de Porto Alegre. – Foi pela primeira vez que reuni num espetáculo canções com esta temática. Daí o motivo do gentílico porto-alegrense, como título do show.

Play List: Zé, Aquele Tempo do Julinho, Rasa Calamidade, Sertório, Cristal 573, Arabutã, Cadê, Cidade (Nelson e Sérgio Napp), Futebol, Ele Vem de Manhã, Rapaz, Mulato Carmim, Magricela, Maneco e Rosa, Povoado das Águas (Nelson, Antonio Villeroy, Bebeto Alves e Gelson Oliveira), Ver-te/Algo Teu, Vim Vadiá, Armadilha (Nelson e Dedé Ribeiro), Tocar-te (Nelson e Dunia Elias), Teu Segredo e Homem Alma.

Contatos: Fone: 98170454 – e-mail: nelsoncoelhodecastro@gmail.com

Links:
https://www.youtube.com/watch?v=ATgW-_7Cpq0
Obs. Show completo de Nelson Coelho de Castro – porto-alegrense – gravado ao vivo.
https://www.youtube.com/watch?v=ubUfTHcGetM
https://www.youtube.com/watch?v=x4XxWKPpJbk

Sobre Nelson Coelho de Castro:
Nelson Coelho de Castro faz parte da geração dos grandes compositores gaúchos surgidos no final da década de setenta. Com vários discos lançados e conquistando um grande público, a partir de canções com poética e melodia populares, tem seu trabalho reconhecido pela crítica como um dos melhores compositores da música gaúcha. O artista já se apresentou em Buenos Aires, Montevidéu, Alemanha e França.

Atualmente, Castro vem se apresentando nos shows Juntos, com Antonio Villeroy, Bebeto Alves e Gelson Oliveira, e Pérola no Veludo, com a Monica Tomasi. Segue compondo, escrevendo para um provável livro, preparando arranjos para um novo disco e fazendo alguns shows pelo Interior do Estado.

Prêmios Açorianos: Melhor Musical Infantil com A Cidade do Lugar Nenhum, 1983; Melhor Trilha para Teatro em 1985; Melhor Compositor, Melhor Disco de MPB e Melhor Disco do Ano em 1997 com o CD Verniz da Madrugada; Melhor Espetáculo do Ano e Disco do Ano com Juntos Ao Vivo [ao lado de Gelson Oliveira, Bebeto Alves e Totonho Villeroy]; Melhor disco de samba com o CD Da Pessoa, em 2002. Prêmio Açorianos de Música como Homenageado do Ano pelo Conjunto da Obra, 2016.

Discografia
LP – Paralelo Trinta, 1978
Faz a Cabeça, 1979
LP – Juntos, 1981
LP – Nelson Coelho de Castro, 1983
LP – Força D’água, 1985
Verniz da Madrugada, 1996;
Juntos Ao Vivo, 1998
Coletânea, 2000
Da Pessoa, 2001
Juntos 2 – Povoado das Águas, 2002
Lua Caiada, 2010.

Considerações do autor sobre o show:
Sobre o show, Nelson Coelho de Castro comenta: – Foi por um triz que o CD que lancei em 2002 em vez de se chamar Da Pessoa não estampasse ‘porto-alegrense’ no seu lombo. O estrito motivo era pelo disco ter ficar tri encharcado pela dicção do referido gentílico.

– Lembro, ainda, um singelo infanto, que ficava reparando numas dessemelhanças entre os porto-alegrenses: os meninos do IAPI eram distintos dos meninos do Moinhos de Vento, assim como estes nada tinham a ver com os guris da orla da Tristeza que calçavam bem menos sapatos do que os guris que moravam no Centro. No mundo inteiro, sei, acontece isso. Mas para mim, piá, era uma epifania. Mais tarde, estes e outros desvelos (que não terminam de emergir) da cidade foram parar numa penca de músicas. Sobre isso, segue a letra de um samba, inédito, que estará no show. Chama-se ‘porto-alegrense’.

Quando caiu aquele sol sobre a cidade, eu vi
Que Porto Alegre resistia em ser feliz
Por mais que uns caras rudes, tristes lhe querem cinza
Não desanima, não se abate – não se curva a qualquer sina

E veio a chuva e lavou a avenida
Lembrei um samba que Giba Giba me rezou:
– Há que haver coragem para se beijar a alegria
e o medo deles – nem assombra, nem assusta – é a própria covardia

Meu olho olha a ponte – o rio – o vasto
E a chaminé da Brahma fumava azul
Pela calçada cor de rosa passa a vida delicada de um bamba
Abro a janela – e urro e berro e brado:
– Não vou deixar ninguém tungar teu samba!”

SERVIÇO:
O Quê: Nelson Coelho de Castro no show ‘porto-alegrense’
Quando: Dia 26 de maio de 2017, sexta-feira, às 21h30min
Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre-RS
Quanto: Couvert R$ 40,00
Reservas e informações podem ser feitas pelo fone (51) 998807689