Os AfroEntes apresenta o show de lançamento de seu primeiro EP em junho no Teatro Renascença

Os AfroEntes realizam show de lançamento de seu primeiro EP no próximo dia 07 de junho, quarta-feira, às 20h, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. O EP trará sete canções autorais do coletivo formado por Nina Fola (voz e percussão), Nilson Tokumbó (baixo, cavaquinho e vocais), Vladimir Rodrigues (violão, guitarra e vocais), Vagner do Rosário e Gustavo Araújo (percussões).

O repertório é composto basicamente por canções autorais, mesclando a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea, em temas dançantes, reflexivos e afirmativos. Confira no serviço os pontos de venda antecipada dos ingressos, com desconto.

Sobre a banda
A banda AfroEntes surgiu em 2015 em Porto Alegre/RS, resgatando um trabalho iniciado no ano de 2000, com a proposta de tocar a música negra em seus variados estilos, com referência na cultura afro-gaúcha. Segundo seus integrantes, o que motiva a existência da banda é a possibilidade de contribuir para a visibilidade da representação do negro e da negra no cenário cultural gaúcho, buscando elementos da presença afro, onde ela se encontra. A afirmação da positividade do legado do povo negro e a sua real importância na construção cultural e artística gaúcha, brasileira e mundial são metas individuais e coletivas dos AfroEntes.

O trabalho do grupo tem fundamento nos ritmos populares, urbanos e rurais, profanos e religiosos, como o suingue, samba, samba de roda, reggae, ijexá, congadas, alujás, salsa, entre outros, e em composições próprias ou de autores que estão por aí e também dos que já se foram, para que sejam reverenciados e vivenciados.

Nesses dois anos de retomada do trabalho musical (2015-2016), os AfroEntes marcaram presença em vários espaços culturais de Porto Alegre, como o Ponto de Cultura Africanamente, Sopapo Poético, AfroSul-Odomodê, Fórum Social Temático, Semana da Consciência Negra no Largo Zumbi dos Palmares, e também em bares, feiras, terreiros e escolas.

Em setembro de 2016, a banda apresentou o show Fortaleça seu axé, na Sala Álvaro Moreira, em Porto Alegre, o primeiro em uma sala teatral, com repertório totalmente autoral, que contagiou o público presente. Em novembro de 2016, a banda fez o show de encerramento da Virada Cultural de Pelotas/RS, um dos maiores eventos artísticos do sul do Estado.

Mais informações sobre o grupo, acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/afroentes/

Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=cUMPBaN-dYk
https://www.youtube.com/watch?v=2IDw6us5uNU
https://www.youtube.com/watch?v=m0NdhpNqrjg

SERVIÇO:

O Quê: Show de lançamento do primeiro EP da banda AfroEntes.
Quando: Dia 07 de junho de 2017, quarta-feira, 20h.
Onde: Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307), Porto Alegre-RS.
Quanto: R$ 20,00 (Inteira) | R$ 10,00 (estudantes, idosos e municipários), mediante documento comprobatório.

Ingressos antecipados com 50% de desconto (Inteiro) no Boteko do Caninha (Rua Barão do Gravataí, 577, Menino Deus) | Ponto de Cultura Africanamente (Av. Cristóvão Colombo, 761, Floresta) | https://www.sympla.com.br/banda-afroentes—lancamento-do-ep__145321 (a partir de 19/05/17)

Contatos: 51 99218-5449 | 99993-2445 | afroentes@gmail.com

Duração do show: 1h30min
Classificação Etária: livre
Apoio Cultural: Boteko do Caninha | Ponto de Cultura Africanamente / FM Cultura
Realização: AfroEntes
Fotos: Toumani Barbosa