Exposição curricular “Nós Podemos! – A mulher da submissão à subversão” abre para visitação no Museu da UFRGS

Em pleno século XXI ainda se discute discriminação de gênero. Notícias de violências e abusos contra a mulher estampam capas de jornais todos os dias, assim como comportamentos sexistas são disseminados, aceitos e raramente contestados. Diante dessa realidade, futuros profissionais do Curso de Museologia da UFRGS propõem, através da exposição curricular NÓS PODEMOS! A mulher da submissão à subversão, que a comunidade estudantil da UFRGS e a sociedade participem desse necessário debate.
Produzida em curadoria coletiva, a exposição NÓS PODEMOS! está aberta para visitação entre os dias 19 de maio e 24 de junho de 2017 no Museu da UFRGS (Avenida Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro, em Porto Alegre) de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 09h às 13h.
A exposição aborda o caminho percorrido pelas mulheres em busca de igualdade e menos opressão, apresentando ao visitante o mundo feminino, a representação da mulher na sociedade, as amarras e as lutas coletivas. Contando com uma agenda rica em atividades educativas, a exposição pretende suscitar questionamentos e dar visibilidade às conquistas femininas ao longo dos anos.
_____

Exposição dos alunos do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRGS

NÓS PODEMOS! A mulher da submissão à subversão.

Visitação: de 19 de maio a 24 de junho de 2016 – de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e sábados das 9h às 13h
Museu da UFRGS. Av. Osvaldo Aranha, 277 – Porto Alegre, RS.
Entrada franca.

Programação educativa

26 de Maio de 2017, 14:00
Cine debate – “O que há de errado com elas?”:

Exibição dos documentários Carol (2015) e O que há de errado com ela? (2015), com participação de Neusa Heinzelmann, integrante do Coletivo Feminino Plural, e Lívia Pascal, pós-graduada em Fotografia de Conceito e Criação (EFTI – Madrid, Espanha, 2011).
Local: Plenarinho – Av. Paulo Gama, 110
Campus Central UFRGS – POA/RS

16 de Junho de 2017, 14:00
Mesa Redonda “Mulheres abrindo espaços”:

Nos dias atuais, as mulheres atuam nas mais diversas áreas de conhecimento e trabalho. Nos coletivos femininos, cada um desses saberes se une para questionar, debater e lutar por direitos e igualdade. A mesa redonda pretende dialogar sobre as experiências e o trabalho de apoio realizado pelos coletivos femininos.
Local: Plenarinho – Av. Paulo Gama, 110
Campus Central UFRGS – POA/RS

Fonte: Museu da UFRGS
Foto: Isadora Freixo