Aliança Francesa de Porto Alegre abre inscrições de músicos e bandas para o “Fête de la Musique” 2017

A Aliança Francesa de Porto Alegre abre a convocatória para músicos, amadores ou profissionais, participarem da Fête de la Musique 2017, evento musical para todos os gêneros, idades e níveis sociais. Uma das principais características dessa festa que começou na França nos anos 1980 e hoje acontece no mundo todo, é a sua abertura a todos os gêneros e estilos musicais. Podem participar tanto orquestras e bandas sinfônicas, como grupos de rock, jazz, reggae, rap, hip hop, música popular e tradicionalista. Mais de 120 países e 340 cidades instauraram a Fête de la Musique no seu calendário anual. Desde 2016, Porto Alegre é um desses locais. Para participar, basta preencher o formulário no link http://bit.ly/2oTCk5O, também disponível no site da AFPOA. Será feita uma seleção de músicos que participarão das apresentações na quarta-feira, 21 de junho.

Em Porto Alegre
Na capital gaúcha, a Fête de la Musique vai contar com uma programação que promete movimentar a cidade em alguns dos seus principais pontos culturais. Farão parte do Mapa da Música: Aliança Francesa (Moinhos e Zona Sul), Cinemateca Capitólio, Biblioteca Pública do Estado, Espaço Cultural 512, Parangolé, Bar 93, Aldeia, Quintal Cultural, Von Teese e Espaço 373.

Fête de la Musique
A Fête de la Musique, implantada pelo Ministério da Cultura francês em 1982, ocorre todos os anos no dia 21 de junho. A data marca a passagem simbólica do solstício de verão no hemisfério norte. Hoje, a Fête de la Musique acontece no mundo todo.

Uma de suas marcas é abertura e democratização na cena da cultura musical, uma vez que artistas de diversos gêneros, conhecidos ou desconhecidos, profissionais ou amadores, apresentam-se com o objetivo de difundir e fomentar a música.

Além do ecletismo de seus palcos, outro aspecto relevante da festa refere-se ao acesso de pessoas pertencentes às diversas camadas socioeconômicas e com identidades culturais distintas e plurais. A festa ocorre preferencialmente ao ar livre ou em locais que não são originalmente destinados a shows, como museus e bibliotecas.