Circulação do Palco Giratório Sesc 2017 no RS inclui 14 cidades no roteiro

Lançada nacionalmente no último dia 29, em Campina Grande (PB), a 20ª edição do Palco Giratório Sesc chega ao Rio Grande do Sul em abril. Além do já conhecido Festival, que ocorrerá de 4 a 28 de maio em Porto Alegre, o público terá a oportunidade de conferir apresentações do Circuito Nacional em outras 13 cidades gaúchas: Lajeado, Caxias do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí, Santa Rosa, Alegrete, Santa Maria e Camaquã.

Os espetáculos que circularão pelo Estado são: “Abrazo”, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN); “Brincos & Folias”, da Balangandança Cia (SP); “Os mequetrefe”, da Parlapatões (SP); “Ledores no breu”, da Cia do Tijolo (SP); “Lete”, Beradera Cia de Teatro (RO); “Palafita”, do Grupo Fuzuê (CE); “Fui!”, da Cia Senhas (PR); “Hamlet – Processo de Revelação”, dos Irmãos Guimarães (DF) e “Na Esquina”, do Coletivo Na Esquina (MG). Confira, abaixo, a agenda completa.

Reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento de artes cênicas do país, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro. Ao longo de 19 edições, levou uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado em 9.526 apresentações em todo o país, entre grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc.com.br/palcogiratorio.

Gaúchos no Circuito Nacional
Os gaúchos da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz são os homenageados do 20º Circuito Nacional Palco Giratório Sesc. O grupo estreou nacionalmente o seu mais novo espetáculo “Caliban – A Tempestade de Augusto Boal”, durante o lançamento do Palco Giratório no último dia 29/03, em Campina Grande (PB), um trabalho de rua que celebra os 39 anos do coletivo, considerado um dos mais relevantes do país. A Tribo tornou-se destaque no cenário nacional por promover a abertura de perspectivas para o teatro de rua e na ocupação do espaço público como potencializador de reflexões políticas e estéticas. Ao longo do ano, o coletivo passará por 19 cidades com a nova montagem pelo Circuito Nacional Palco Giratório.

O espetáculo apropria-se da peça de Shakespeare e do pensamento do poeta, ensaísta e crítico literário cubano Roberto Fernández Retamar para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos. A montagem foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2015 e faz parte do Projeto Caliban – Apontamentos sobre O Teatro de Nuestra América, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, um dos principais programas de fomento à cultura do país.

PROGRAMAÇÃO:
Circuito Nacional Palco Giratório 2017

“Abrazo” – Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN)
Segunda parte da trilogia que compõe o projeto de pesquisa latino(-) americano (as outras duas são Nuestra Senhora de Las Nuvens e Dois Amores y um Bicho), Abrazo é uma obra voltada para o público infanto-juvenil, que pode ser assistido por crianças e adultos de todas as idades. Num lugar em que não é permitido abraçar, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e, porque não, de afeto e liberdade. O espetáculo não verbal, conta com a música especialmente composta para a cena e com vídeo de animação para narrar essa aventura inspirada em “O Livro dos Abraços”, de Eduardo Galeano.

28/04 – Lajeado
Local: Teatro Sesc Lajeado

30/04 – Caxias do Sul
Local: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura) – Rua Dr. Montaury, 1333
02/05 – Montenegro
Local: Teatro Therezinha Petry Cardona (Fundarte) – Rua Capitão Porfirio, 2141

04/05 – Novo Hamburgo
Local: Teatro Municipal – Rua Engenheiro Inácio Plang, 66
06/05 – São Leopoldo
Local: Museu do Trem

07/05 – Canoas
Local: Teatro Sesc
08/05 – PENSAMENTO GIRATÓRIO em Porto Alegre
09/05 – Porto Alegre
Local: Teatro Sesc Centro

“Brincos & Folias” – Balangandança Cia (SP)
A televisão explodiu. E agora, o que fazer? O jeito vai ser arregaçar as mangas e entrar na brincadeira, redescobrindo o corpo, o prazer de dançar e inventar movimentos. De uma pra outra, as brincadeiras-danças se desenrolam como em uma tarde de domingo…Entram em cena a amarelinha, o pega-pega, as bolhas de sabão, o vídeo-game, brincadeiras de bater palmas, entre outras. Experiências lúdicas resgatadas da infância de antigas e novas gerações. A Balangandança Cia. nesse seu primeiro trabalho criado em 1997, convida o público mirim a entrar na dança, fazendo do corpo brinquedo e da brincadeira dança.

17/05 – Canoas
Local: Teatro Sesc

“Os mequetrefe” – Parlapatões (SP)
Em “Os Mequetrefe” quatro palhaços que, não por acaso, se chamam Dias, vivem a jornada de um longo e divertido dia. Do despertar à hora de ir dormir, revelam como a desconstrução da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. Vivendo situações bem comuns esses cidadãos nada comuns provocam uma série de confusões tão hilárias quanto poéticas. Da maneira como acordam, passando pelo jeito como se vestem para ir trabalhar, eles encaram essa aventura através do dia de maneira cômica. Depois de acordar, os Dias pegam o ônibus, que irá se transformar em tudo que pode levar gente, seja navio ou trem, para simplesmente irem ao trabalho, e assim manipulam objetos de cena de maneira lúdica, sempre carregados de um humor provocativo.

25/05 – Porto Alegre
Local: Teatro Renascença

26/05 – Canoas
Local: Teatro Sesc
28/05 – São Leopoldo
Local: a definir

30/05 – Novo Hamburgo
Local: Teatro Municipal – Rua Engenheiro Inácio Plang, 66
01/06 – Montenegro
Local: Teatro Therezinha Cardona (Fundarte)

03/06 – Caxias do Sul
Local: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura)
05/06 – Lajeado
Local: Teatro Sesc

“Ledores no breu” – Cia do Tijolo (SP)
Inspirado no pensamento e na prática do educador Paulo Freire e nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa, o espetáculo trata das relações entre o homem da leitura, das letras e do mundo ao seu redor. Ledores no Breu traz histórias que acompanham tantos leitores na escuridão e analfabetos em pleno século XXI, seres que percorrem distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Um homem que por não poder ler as letras comete um crime contra seu amor e contra si mesmo; outro homem que desperta para as artimanhas e dubiedades da palavra ou alguém que reinventa o afeto a partir das letras que formam um nome. Personagens que a partir de suas relações com as letras e as palavras têm suas vidas profundamente transformadas.

25/05 – Porto Alegre
Local: Sala Alvaro Moreyra
30-05 – Passo Fundo
Local: Teatro Sesc

01-06 – Carazinho
Local: Teatro Sesc
02-06 – Ijuí
Local: Teatro Sesc

04- 06 – Santa Rosa
Local: Teatro Sesc
06-06 – Alegrete
Local: a definir

08-06 – Santa Maria
Local: Theatro Treze de Maio ( Praça Saldanha Marinho  s/nº)
10-06 – Camaquã
Local: Teatro Sesc

“Lete” – Beradera Cia de Teatro (RO)
Lete, na mitologia grega, é o rio do esquecimento. É ele quem apaga nos homens as suas vidas passadas. Esta peça, que estreou em maio de 2013 – antes da cheia histórica do rio Madeira, que ultrapassou em dois metros a última marca registrada e afogou comunidades ribeirinhas inteiras – reflete, em um ambiente ficcional, sobre os diversos ciclos migratórios que moldaram a cidade de Porto Velho, culminando com o ciclo das usinas hidrelétricas. A peça lança luz sobre as vozes não ouvidas nestes processos econômicos e evidencia a memória que se esvai nas águas velozes e violentas do rio. Quatro atores-narradores se revezam em mais de vinte personagens em uma trama construída sobre cem anos de história concentradas em uma.

29/07 – Passo Fundo
Local: Teatro Sesc
30/07 –  Carazinho
Local: Teatro Sesc

01/08 – Lajeado
Local: Teatro Sesc
03/08 – Caxias do Sul
Local: Teatro do Sesc

05/08 – Montenegro
Local: Teatro Therezinha Cardona (Fundarte)
06/08 –  Novo Hamburgo
Local: Teatro Municipal – Rua Engenheiro Inácio Plang, 66

08/08 – São Leopoldo
Local: a definir
10/08 – Canoas
Local: Teatro Sesc

“Palafita” – Grupo Fuzuê (CE)
É uma proposição de equilibro entre dois corpos, ora sobre mãos e pés, ora reconstruindo formas de estar no outro. A sustentação do corpo sobreposto se da pela busca de eixos estáveis, remetendo a imagem dos casebres lacustres que conhecemos por palafitas que se erguem em lagos e regiões pantanosas como estratégia de se habitar um espaço. O conceito de morada aqui cria a subjetividade da proteção, uma maneira de habitar os terrenos não estáveis da condição humana.

17-08 – Carazinho
Local: Teatro Sesc
18-08 –Passo Fundo
Local: Teatro Sesc

20-08 – Ijuí
Local: Teatro Sesc
22-08 – Santa Rosa
Local: Teatro Sesc

24-08 – Alegrete
Local: a definir
26-08 – Santa Maria
Local: Theatro Treze de Maio ( Praça Saldanha Marinho  s/nº)

28-08 – Camaquã
Local: Teatro Sesc

FUI! – Cia Senhas (PR)
A CiaSenhas excursiona pelo universo juvenil com a montagem FUI!, livremente inspirado na obra literária Tchick de Wolfgang Herrndorf, com texto e direção de Sueli Araujo. O espetáculo apresenta quatro personagens que se encontram após 15 anos para, através da criação de uma peça de teatro, lembrarem e reviverem as experiências que compartilharam quando eram jovens. Temas como amizade, solidão, confiança e sexualidade são abordados na montagem. Com uma linguagem dinâmica e direta, FUI! apresenta ao público um recorte sensível sobre ser jovem ontem e hoje. Amizade e memória norteiam a peça que se desenha, também, a partir da relação com quem a vê.

28/08 – Ijuí
Local: Teatro Sesc

29/08 – Santa Rosa
Local: Teatro Sesc
31/08 – Alegrete
Local: a definir

02/09 – Santa Maria
Local: Theatro Treze de Maio ( Praça Saldanha Marinho  s/nº)
04/09 – Camaquã
Local: Teatro Sesc

02/09 – Santa Maria
Local: a definir
04/09 – Camaquã
Local: Teatro Sesc

“Hamlet – Processo de Revelação” – Irmãos Guimarães (DF)
De Brasília, mas atuam no RJ e SP praticamente. Do Coletivo Irmãos Guimarães (https://www.facebook.com/coletivoirmaosguimaraes/), também, um dos coletivos mais conceituados do país. Tem uma trajetória grande em inovações com vídeos etc e com esse espetáculo ganhou muitos prêmios no ano passado, sendo sucesso de crítica no eixo rio/são Paulo.
O trabalho é uma delicadeza, ótimo para trabalhar com estudantes, jovens, com escolares. É Shakespeare, mas com um ator somente em cena, numa linguagem totalmente jovial, apresentando a história a partir da famosa frase “ser ou não ser, eis a questão”.

10-10 – Canoas
Local: Teatro Sesc
11-10 – São Leopoldo
Local: a definir

13-10 – Novo Hamburgo
Local: Teatro Municipal – Rua Engenheiro Inácio Plang, 66
15-10 – Montenegro
Local: Teatro Therezinha Cardona (Fundarte)

17-10 – Caxias do Sul
Local: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura)
19-10 – Lajeado
Local: Teatro Sesc

21-10 – Carazinho
Local: Teatro Sesc
22-10 – Passo Fundo
Local: Teatro Sesc

“Na Esquina” – Coletivo Na Esquina (MG)
Na esquina, via cruzada de caminhos que buscam por outros. Ciclos e repetições criam uma paisagem afetiva entre amigos e um espetáculo que se constrói pela espontaneidade do elenco. Performances simultâneas entram em jogo em inter-relações diversas: o mastro chinês, o trapézio fixo, a lira, o malabares, a acrobacia de solo e o mão-a-mão. Na Esquina camufla as dinâmicas dos ensaios, falseia e assume processos preparatórios, rompe a previsibilidade do que deve ser mostrado e o que é excluído num espetáculo. O encontro é possibilidade de produzir a diferença, para além do reforço das identidades, abre-se para as relações entre quem atua e quem assiste; Na Esquina é o ponto de partida para outros lugares.

19/11 – Ijuí
Local: Praça da República

21/11 – Santa Rosa
Local: Parque Tape Porã – Av. Expedicionário Weber – em frente ao Mercado Stock Center
23/11 – Alegrete
Local: a definir

25/11 – Santa Maria
Local: Estação Férrea de Santa Maria – GARE
27/11 – Camaquã
Local: em frente ao Sesc