Turucutá e Bloco da Laje apresentam o show “Tambores da Rua” no Largo Glênio Peres

Show Tambores de Rua Na sexta-feira, 31 de março, também às 18h30, o show fica por conta dos grupos Turucutá e Bloco da Laje, que vão levar ao Largo Glênio Peres o som dos Tambores de Rua.
Munido de instrumentos de percussão semelhantes aos de uma bateria de escola de samba, melodicamente acompanhados por vozes, sopros e cordas, o Grupo Show Turucutá é eclético e livre de preconceitos musicais. Seu repertório vai do samba ao rock, do ijexá ao funk, do makulelê ao afoxé, e inclui sucessos de intérpretes e compositores nacionais, como Raul Seixas, João Nogueira, Wilson Ney, Tonho Crocco, Frank Jorge, e internacionais como James Brown e Amy Winehouse. A diversidade musical na identidade do grupo conta, ainda, com clássicos do samba-enredo e de outros ritmos, como Baião e o Jongo. Além das releituras de músicas consagradas, a Turucutá tem músicas autorais e composições percussivas que retratam a identidade, personalidade e história do coletivo. Composto atualmente por mais de 30 músicos, professores, advogados, estudantes, administradores, protéticos, músicos, psicólogos e outros profissionais, o Turucutá é uma batucada coletiva em sua essência, formada por quem busca um mundo mais livre e cultural.

O Bloco da Laje tem um repertório autoral baseado na estética do improviso, com músicas já conhecidas do público, como O Sol é o Rei, Deixa Brincar, Lá Vem Gente, Jesus Pregadão, Cordão da Idade Média, entre outras. Criado em 2012, o Bloco da Laje é um bloco de carnaval formado por pessoas que acreditam na arte como agente transformador e que batalham pela ocupação dos espaços públicos por movimentos artísticos. Considerado um importante movimento artístico-cultural de Porto Alegre, o Bloco da Laje foi contemplado, em 2013, com o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e, com esse prêmio, realizou um mergulho na história do Carnaval de Rua de Porto Alegre apresentando seminários, oficinas e dois cortejos em territórios carnavalescos tradicionais da cidade: o Quilombo do Areal da Baronesa e antiga Colônia Africana. Outro reconhecimento do trabalho realizado foi o I Prêmio Diversidade RS ao qual o Bloco foi contemplado na categoria Carnaval de Rua.

Oficina de Percussão da Turucutá
O principal objetivo da Oficina de Percussão da Turucutá é proporcionar uma vivência da cultura, música e ritmos. O encontro com duração de 1h30min consiste de uma breve apresentação dos instrumentos, seguida de uma prática em grupo separado por naipes, e a apresentação de uma pequena peça musical. Surdo, Caixa, Tamborim, chocalho e Agogô formam o sete básico desta oficina, que visa construir as habilidades básicas à execução de um instrumento percussivo e a musicalização do aluno.

Ministrada pelos professores Vinicius Silva, Rafael Valadão, Martin Weiler, Luciana Bastos, Artur Klassmann e Amadeu Medina, a oficina vai acontecer no EcoPonto do Parque da Redenção, no domingo, 02 de abril, a partir das 14h. A oficina destina-se ao público adulto e a Turucutá vai fornecer todos os instrumentos. São 30 vagas, com entrada franca e a inscrição será por ordem de chegada.

Projeto Porto Alegre Musical
O Projeto Porto Alegre Musical está na sua segunda edição e, mais uma vez, integra a programação da Virada Sustentável Porto Alegre. Buscando apresentar as duas grandes vertentes culturais do povo gaúcho – a música regionalista e o samba – o projeto apresenta uma atração exclusiva para cada expressão cultural. Em 2016, foram Os Fagundes e Luiz Marenco na parte tradicionalista, e Bloco da Laje e Banda Saldanha para celebrar o samba. Mais de 12 mil pessoas assistiram aos espetáculos, que ocorreram também no Largo Glênio Peres, proporcionando pleno e democrático acesso a milhares de pessoas que circulam pelo centro histórico da cidade no fim de tarde.

O projeto tem patrocínio da Braskem, com financiamento do Pró-Cultura RS – LIC / Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apoio do IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e da Virada Sustentável Porto Alegre e produção cultural da Companhia de Produção.

Serviço
Projeto Porto Alegre Musical na Virada Sustentável 2017 – Shows e oficinas

 Dia 31 de março, sexta-feira
Show Os Tambores da Rua, com Turucutá e Bloco da Laje
Local: Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público e à Praça XV de Novembro) – Centro Histórico – Porto Alegre
Entrada franca
Evento: Bloco da Laje e Turucutá | 2ª Virada Sustentável Porto Alegre

 Dia 02 de abril, domingo
Oficina de Percussão da Turucutá
Com Vinicius Silva, Rafael Valadão, Martin Weiler, Luciana Bastos, Artur Klassmann e Amadeu Medina
Horário: das 14h às 15h30min
Local: EcoPonto Parque da Redenção (Parque Farroupilha – Av. João Pessoa, s/n – Cidade Baixa)
Público adulto.
Entrada Franca.
Inscrições no local, por ordem de chegada.
30 vagas

_______________________________________________________________________

Virada Sustentável Porto Alegre 2017
De 30 de março a 02 de abril de 2017

Seminários | oficinas | espetáculos musicais | mostras de cinema | arte urbana | feiras de inovação e gastronomia | atividades esportivas | ações de sustentabilidade e recolhimento de resíduos

Ecopontos:
Parque da Redenção | Parque Farroupilha – Av. João Pessoa, s/n -Cidade Baixa
Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Associação Cultural Vila Flores | Rua São Carlos, 759 -Floresta
SESC Campestre | Av. Protásio Alves, 6220 – Alto Petrópolis

Informações: viradasustentavelpoa@gmail.com
Site: www.viradasustentavel.org.br/conteudos/porto-alegre.html
Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa
Instagram: @viradasustentavelpoa
Evento: Virada Sustentável 2017 | Porto Alegre