Espetáculo “AGORA É SÉRIO!” marca volta às aulas do Construindo seu Clown

A escola de palhaços, Construindo seu Clown, volta às aulas, a partir de 11 de março, com apresentação do espetáculo “Agora É sério!”, às 20h, na Cia de Arte (Rua das Andradas, 1780, Centro). A montagem é resultado da formação da 1ª turma do curso e apresenta cenas de palhaços enfrentando as dificuldades impostas pelo cotidiano.  As cenas duram em torno de cinco minutos cada e falam sobre voltar a sentir, desde alegria e prazer até solidão, estresse e desilusões amorosas. O espetáculo é fruto da construção individual de cada palhaço, dirigidos pelo palhaço e professor do curso, Rafael de Moura. Duração: 40 minutos.

Atuando há mais de 15 anos como o palhaço Pinguinho, Rafael de Moura iniciou o curso Construindo seu Clown em junho de 2016. De lá para cá, o curso já reuniu mais de mil pessoas em suas atividades, passando por três apresentações do espetáculo “Agora É Sério” (na Cia de Arte, MEME Estação Cultural e Penitenciária Feminina Madre Pelletier), três exibições de cinema no projeto Cine Clown, saídas de campo e o evento Fitness Clown, no Parque da Redenção, além de aulas livres e o intensivo de verão realizado em janeiro último.

Segundo Rafael de Moura, o curso pretende expandir e resgatar a essência do “ser palhaço”. Dividido em dois módulos, visa estimular a conexão consigo e com o outro, a consciência corporal, a prontidão para o jogo e para o improviso. Atualmente, a escola conta com 20 alunos em formação, que estão estudando a linguagem do palhaço e preparando duas montagens para 2017. Seu objetivo é facilitar que pessoas aprendam as técnicas do palhaço e construam seu próprio clown para apresentações e espetáculos.

SERVIÇO:

Volta às Aulas Construindo seu Clown apresenta AGORA É SÉRIO!

Sábado, 11 de março de 2017, às 20h

Local: Teatro da Cia de Arte

Endereço: Rua das Andradas, 1780, Centro, Porto Alegre/RS.

Sinopse:

O espetáculo “AGORA É SÉRIO!” apresenta 07 cenas adultas de palhaços enfrentando as dificuldades colocadas pelo cotidiano. Os temas são diversos e expõem aquele lado que muitas vezes as pessoas tentam negar, como o alcoolismo ou a necessidade de tentar se encaixar em um padrão de beleza socialmente construído e não conseguir. As cenas duram em torno de cinco minutos cada e falam sobre voltar a sentir, desde alegria e prazer até solidão, estresse e desilusões amorosas. A construção de cada palhaço foi fruto de um processo individual, mas quando somados transformam-se em um grande rizoma com potencial para traduzir o que é a diversidade humana. O riso é garantido, mas não se surpreenda caso também apareça uma lágrima!

Classificação indicativa: 12 anos

Tempo de duração: 40 minutos

Ficha Técnica:

Direção e Dramaturgia: Rafael de Moura

Elenco: Amanda Cunha, Demavir Sader, Juliana de Souza Meirelles, Letícia Pirotti, Lucas Fontoura Haas, Mariana Pires e Vitória Santoro.

Cenografia: Construindo seu Clown

Figurino: Construindo seu Clown

Produção: Equipe Construindo seu Clown

Crédito Fotografias de divulgação: Renato Teixeira

 

Rafael de Moura

Rafael de Moura é diretor do espetáculo “Agora é Sério!”. Músico, ator, artista circense (malabarista e palhaço), produtor e diretor, ele fez parte do elenco do espetáculo O Menino Maluquinho, em 2000, de Adriane Mottola. O papel lhe rendeu os Prêmios Tibicuera de Melhor Ator Coadjuvante e o Prêmio Isnard Azevedo. Trabalhou com diretores como Camilo de Lélis, Élcio Rossini, Paulo Guerra, Adriane Mótula e Zé Adão Barbosa. Estreou no circo como palhaço a convite do diretor Dilmar Messias e a partir daí criou seu conhecido personagem, o Palhaço Pinguinho, há 15 anos. Atualmente, trabalha na formação de Doutores Palhaços na ONG Doutorzinhos e  integra o elenco do Circo Girassol, onde está em circulação com os espetáculos Chocolaj e O Hipnotizador de Jacarés.  Este ano, iniciou a oficina de palhaços Construindo seu Clown, cujo objetivo é facilitar que pessoas aprendam as técnicas do palhaço e construam seu próprio clown para apresentações e montagem de espetáculos.

 

Por: Mariana Pires