Pianista e compositor Antonio Adolfo abre a programação do Instituto Ling em março

Antonio Adolfo abre, no próximo dia 9, a programação de março do Instituto Ling. Com participação de Lula Galvão na guitarra e no violão, o pianista apresenta seus maiores sucessos… entre eles Sá Marina e BR3, duas de suas composições que foram sucesso em diversas vozes. A apresentação ocorre a partir das 20 horas e os ingressos estão a venda no site e na bilheteria do Instituto Ling.

ANTONIO ADOLFO
Pianista, arranjador, produtor e educador Antonio Adolfo cresceu em uma família musical no Rio de Janeiro (sua mãe era violinista da Orquestra Municipal do Rio de Janeiro), e começou seus estudos de violino aos sete anos. Mais tarde passou para o piano. Aos dezessete anos já era músico profissional. Seus professores foram Amyrton Vallim, Werther Politano, Vilma Graça, Heitor Alimonda, Esther Scliar, Guerra-Peixe, Eumir Deodato, David Baker (EUA) e Nadia Boulanger (Paris).

Durante a década de 60, a partir de sua estreia com Carlos Lyra (Pobre menina rica), no Teatro de Bolso e com Leny Andrade, no Beco das garrafas, atuou com seu próprio trio, 3-D, e participou de diversos shows de Bossa Nova e Jazz no Brasil, excursionou com diversos cantores e cantoras, dentre os quais Leny Andrade, Carlos Lyra, Flora Purim, Wilson Simonal, Elis Regina e Milton Nascimento.

Adolfo compôs músicas como Sá Marina, Teletema, Juliana e BR 3 que conquistaram grande sucesso e foram gravadas por diversos artistas brasileiros tais como Elis Regina, Wilson Simonal, Maysa, Emilio Santiago e artistas internacionais como Sergio Mendes, Stevie Wonder, Herb Alpert, Earl Klugh, Dionne Warwick e outros. Foi vencedor, juntamente com seu parceiro Tiberio Gaspar, do Festival Internacional da Canção (Rio – Brasil e Atenas – Grécia), em 1970. Como músico, arranjador e produtor musical gravou com alguns dos nomes brasileiros mais representativos, além de ter lançado mais de 25 álbuns sob o seu nome. Criou o Trio 3D (em 1963) e seu conjunto Brazuca (em 1969) e continua carreira solo como um dos pioneiros na auto produção, com seu disco “Feito em casa”, lançado em 1977, que inaugurou o movimento da música independente no Brasil. Recebeu por duas vezes o Prêmio Sharp de Música Brasileira.

Seus mais recentes trabalhos têm sido lançados simultaneamente no Brasil e no Exterior, Seu CD de 2010, “Lá e Cá / Here and There”, segue os passos do lançamento de 2007 Antonio Adolfo e Carol Saboya “AoVivo / Live”. Em 2011 foi lançado seu CD “Chora Baião”, que recebeu varios prêmios no Exterior. Recentemente lançou o CD “Finas Misturas” que foi aclamado com ótimas críticas e execução em estações de rádio de Jazz de vários países. Seus lançamentos recentes incluem o CD “Rio, Choro, Jazz …”, que é também uma homenagem a Ernesto Nazareth, assim como um albúm de piano solo “O Piano de Antonio Adolfo”. Ambos foram nomeados para o Grammy Latino de 2014.

Em 2014, um CD gravado em Nova York e Rio, com a cantora Carol Saboya e harmonicista e vibrafonista Hendrik Meurkens, “Copa Village”. Em 2015 lançou o CD “Tema” e em 2016, “Tropical Infinito”, ambos finalistas no Latin Grammy Awards.

Como educador, tem sido pioneiro no ensino da música popular, especialmente a música brasileira, em todo o mundo, tendo lançado sete livros no Brasil e dois no Exterior. Em 1985 criou sua própria escola no Rio, o Centro Musical Antonio Adolfo, que acaba de completar 30 anos de existência, hoje com mais de 1.300 alunos.

Adolfo recebeu diversos prêmios em sua carreira, como segundo lugar no Festival Internacional da Canção (1969), primeiro lugar no Festival Internacional da Canção (1970), segundo lugar na Olimpíada da Canção (Atenas, Grécia, 1970), Prêmio Sharp (1996 e 1998), Brazilian International Press Award (2007, 2013, 2014) e Latin Jazz Corner (2011), entre inúmeros outros.

Lula Galvão violonista, guitarrista e arranjador brasileiro nascido em Brasília em 1962. Já tocou com nomes como Caetano Veloso, João Donato, Guinga, Edu Lobo, Nana Caymmi, Rosa Passos, Leila Pinheiro, Gal Costa, Paquito D’Rivera, Ivan Lins, Joyce, Jaques Morelenbaum, Kenny Barron, Ron Carter, Henri Salvador, Sadao Watanabe.

Em 1997, gravou com Rosa Passos o CD “Rosa Passos & Lula Galvão”, produzido por Almir Chediak apenas com músicas de Ary Barroso. Em 2009 gravou o CD “Bossa da Minha Terra”, com participações de Maurício Einhorn, Raul de Souza, Claudio Roditti e Rosa Passos.

Em 2016 gravou, na Alemanha, seu primeiro CD de violão solo “Alegria de Viver”, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2017.

ANTONIO ADOLFO
Participação: Lula Galvão (violão e guitarra)

Quinta feira, dia 09 de março de 2017, às 20 horas
Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 – Bairro Três Figueiras – Porto Alegre/RS
Capacidade: 89 lugares
Realização: Branco Produções
Evento: Antonio Adolfo | Instituto Ling em Porto Alegre

INGRESSOS
Inteira – R$ 40,00
Meia Entrada – R$ 20,00

VENDA ONLINE: http://www.institutoling.org.br/programac-o-cultural/antonio-adolfo.html

PONTOS DE VENDA
Bilheteria do Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre/RS

Horários: segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h; domingos e feriados: fechado.

Meia-Entrada: 35 lugares
Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013
Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015