POA Jazz Festival, Sampa Jazz Fest e Savassi Festival se unem em busca de novos talentos para a música instrumental

O Novos Talentos do Jazz é um concurso de bandas de jazz e de música instrumental para músicos de até 30 anos. Criado em 2005 pelo Savassi Festival, passa, a partir de sua edição 2017, a ser realizado por três festivais: o POA Jazz Festival, o Sampa Jazz Fest e o Savassi Festival.

Nesta nova fase do concurso ampliam-se os horizontes do concurso e as oportunidades para bandas e músicos. Se, no modelo anterior, os músicos se candidatavam a se apresentar no Savassi Festival, a partir de 2017, abre-se a possibilidade dos vencedores se apresentarem em cada um ou mesmo todos esses festivais.

O júri, que inclui os diretores dos festivais associados, convidará pelo menos uma banda para participar da próxima edição de seus respectivos festivais. É facultado aos diretores convidarem um número maior de bandas, inclusive as não vencedores caso julguem pertinente.

O concurso é regido por este edital e julgará as propostas baseado em quatro critérios: (i) originalidade, (ii) capacidade de improviso, (iii) excelência na performance e (iv) adequação à proposta estética dos festivais. Vale lembrar que todos os integrantes do grupo devem ter até 30 anos de idade e que o formulário online deve ser completamente preenchido até o dia 15 de março de 2017.

Qualquer dúvida, envie um e-mail para comunicação@cidadescriativas.org.br.
Edital >>> baixe AQUI o edital do Novos Talentos do Jazz 2017
Formulário >>> faça AQUI sua inscrição para o Novos Talentos do Jazz 2017

OS FESTIVAIS
O POA Jazz Festival, que chega à sua 3a edição em 2017, é sediado em Porto Alegre; o Sampa Jazz Fest, realiza a sua 2a edição em São Paulo; já o Savassi Festival, em sua 15a edição, realiza shows em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em Nova Iorque e em Lisboa. Cada festival possui sua dinâmica e estética próprias, mas compartilham uma crença central: fortalecer e divulgar a música instrumental por meio de shows, workshops, concursos, residências artísticas, comissionamento de composições e outras ações.

Entre a gama ampla de atividades realizadas pelos festivais – que procuram abarcar diversos elos da cadeia produtiva da música e músicos em diversos estágios de suas carreiras – o concurso busca ser um instrumento de apoio aos músicos em um período crucial, que sucede o período de formação.

É importante ressaltar que os festivais possuem diversas outras oportunidades para os músicos e bandas que não se enquadrem nos requerimentos desse edital. Nesse caso, sugerimos que entrem em contato diretamente com os curadores responsáveis por cada festival.

PARTICIPAÇÃO
A participação no concurso é gratuita e aberta a músicos residentes em território nacional. Os integrantes da banda devem ter no máximo 30 anos de idade. A aferição da idade será feita por meio de documento de identidade e a data de referência será o último dia das inscrições no concurso.

É importante lembrar que caso haja alguma substituição de integrantes das bandas selecionadas o novo integrante deve necessariamente ter menos de 30 anos na data de sua apresentação. O júri avaliará até 150 inscrições. Inscrições submetidas após o atingimento de 150 inscrições válidas não serão consideradas. Será divulgado, nos sites dos festivais, o atingimento de 50, 100 e 150 inscrições de maneira a manter os potenciais interessados informados do andamento do processo de inscrição.

O Novos Talentos do Jazz é parte integrante do POA Jazz Festival, do Sampa Jazz Fest e do Savassi Festival. É realizado pelo Café com Letras, produzido pela Ototoi e pelo Instituto Cidades Criativas.