Virada Sustentável Porto Alegre abre inscrições para projetos

De 30 de março a 02 de abril de 2017, a cidade de Porto Alegre vai receber a 2ª edição da Virada Sustentável – o maior evento de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina e um dos maiores do mundo. Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade, e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reúne diversas atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro Ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação completa será divulgada em breve.

Artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em participar da Virada podem inscrever projetos, acessando o regulamento e a ficha de inscrição no site Virada Sustentável Porto Alegre. As inscrições vão de 23 de fevereiro a 16 de março.

Os projetos inscritos devem estar alinhados com algum dos 17 temas apontados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Cada proponente, sendo pessoa jurídica ou física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo para apresentar um ou mais projetos, nas seguintes modalidades: adesão independente (são os projetos que não necessitam nem de aporte financeiro nem de disponibilidade de local),adesão dependente (projetos que necessitam ou de aporte financeiro ou de disponibilidade de local) e financiado (projetos que necessitam de aporte financeiro e disponibilidade de local para acontecer).

A organização da Virada Sustentável selecionará as inscrições habilitadas levando em conta três quesitos principais: 1) relevância e atratividade do conteúdo para o público; 2) aderência à proposta do evento (apresentar a sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora) e 3) capacidade de atendimento, pela organização da Virada, das necessidades técnicas e financeiras dos projetos. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de março, também por meio do site oficial.

 

Serviço

Virada Sustentável Porto Alegre – Edital de adesão de projetos

Regulamento e ficha de inscrição: http://www.viradasustentavel.org.br/conteudos/porto-alegre.html

Período de inscrições: de 23 de fevereiro a 16 de março de 2017

Divulgação dos projetos selecionados: 20 de março

Informações: viradasustentavelpoa@gmail.com

 Saiba mais sobre a Virada POA 2017

Ações colaborativas de mobilização e educação ambiental, mostra de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais e feiras de inovação e gastronomia, estão entre as atividades que vão tratar de temas como qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar as discussões sobre a importância da economia em negócios sustentáveis e da cultura para a vida urbana. Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também estarão na programação.

Quatro encontros estão sendo organizados para debater temas pertinentes para compreender o conceito de sustentabilidade e todas as suas formas de desenvolvimento e aplicação: Seminário Educação e Sustentabilidade, Seminário Marcas Sustentáveis, Seminário Boas Ideias de Sustentabilidadee Contaí! O objetivo maior é proporcionar uma reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas, éticas, culturais, educacionais e empresariais e desenvolver novas formas comportamentais e produtivas, menos agressivas e danosas ao Planeta.

O evento envolve a articulação e a participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades com a finalidade de despertar a consciência na sociedade, criar redes colaborativas e formular uma pauta positiva para a sustentabilidade. Entre os parceiros já confirmados para essa edição estão: Fundação Gaia, Paralelo Vivo, Associação Cultural Vila Flores, StudioClio e SESC Redenção. O evento é apresentado pela Braskem e conta com o patrocínio de Unisinos e thyssenkrupp, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RBS TV, Sebrae/RS Sistema Fecomercio/SESC/SENAC e Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Histórico

A Virada Sustentável foi criada em São Paulo e está em sua 6ª edição na capital paulista. Em Porto Alegre, a primeira edição da Virada ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas, que participaram de atividades como shows, seminário, remada, skate, pedalada e oficinas. Também foram recolhidas quase três toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo de cozinha foram encaminhados para reciclagem. Assista aqui o teaser da primeira edição.

A primeira Virada Porto Alegre também realizou o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, que reconheceu importantes iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas (confira os vencedores clicando aqui). As iniciativas vencedoras participam da Virada 2017 dentro do Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e da Feira de Empreendedorismo Inovador, que será realizada na Associação Cultural Vila Flores.

As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são regidas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Por: Adriana Martorano