Projeto Desconcerto inicia o ano com música espanhola

Foto: Sofia Cortese

Abrindo sua programação em 2017, o projeto Desconcerto apresenta música espanhola no dia 28 de janeiro,sábado, às 18h30, no Parangolé (Lima e Silva, 240). A mezzo-soprano Clarisse Diefenthäler e o violonista Marcel Estivalet interpretam obras de Manuel de Falla, Joaquín Rodrigo, Federico García Lorca, Joaquín Turina, Federico Moreno-Torroba e Fernando Obradors.

O repertório deste Desconcerto é formado por peças de compositores espanhóis da primeira metade do século XX, que abrange o período modernista ou romântico-tardio. Originalmente compostas para piano e voz, as obras adaptadas para violão e voz têm caráter nacionalista, partindo de canções folclóricas, que foram recolhidas e arranjadas. As composições para violão solo são algumas das obras-primas escritas para o instrumento naquele período na Espanha.

O projeto Desconcerto não cobra um valor fixo de couvert artístico, mas sugere uma contribuição espontânea, de R$ 5 a R$ 20, que remunera os músicos. Reservas pelo 3019-6898.

SOBRE OS MÚSICOS

Marcel Estivalet (Porto Alegre/RS), bacharel em violão clássico pela UFRGS sob a orientação do prof. Dr. Daniel Wolff, atua como músico e professor desde 2006 se apresentando em concertos solos e nas mais diversas formações de música de câmara. Desde 2010, Marcel leciona aulas de violão para público variado (infantil/adulto, amador/profissional) com ênfase na formação clássica pela Casa da Música de Porto Alegre, onde também atua na produção de concertos e masterclass com violonistas convidados.

Clarisse Diefenthäler (Porto Alegre/RS), mezzo-soprano, é graduada em Música pela UFRGS, com ênfase em Regência Coral, sob orientação do professor Jocelei Bohrer. Desde 2013, é orientada pelo barítono Carlos Rodriguez (Brasil/Holanda). Foi integrante do Coral da OSPA, Grupo UPA!, Expresso 25 e Coral Porto Alegre. Atualmente, integra o Vocal Takt, sob regência de Tiago Flores. Como solista, atuou com as principais orquestras do Rio Grande do Sul.

O PROJETO DESCONCERTO

O Desconcerto foi inspirado em projetos que têm levado essa tradição musical a bares e casas noturnas na Europa e nos Estados Unidos (como Classical Revolution e The Night Shift). Tomar um chope enquanto assiste ao recital? Pode. Aplaudir quando uma passagem causa entusiasmo ou entre os movimentos, e não só ao final da peça? Sinta-se à vontade.

O objetivo é justamente apresentar a música clássica em um formato diferente do convencional, transgredindo códigos que conferem um ar sisudo a essa tradição e a afastam do público, e estimulando novas formas de performance e escuta.

O que: Desconcerto #18 apresenta Clarisse Diefenthäler e Marcel Estivalet

Programa:

Manuel de Falla: Siete Canciones Populares Españolas

Joaquín Rodrigo: En los Trigales

Federico García Lorca: Trece Canciones Españolas Antiguas

Joaquín Turina: Homenaje a Tárrega

Federico Moreno-Torroba: Turegano (Castillos de España)

Fernando Obradors: Canciones Clásicas Españolas

Quando: Dia 28 de janeiro de 2016, sábado, às 18h30

Onde: Parangolé Bar (Lima e Silva, 240, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS)

Quanto: retribuição espontânea

Por: Ana Laura Freitas