Porto Verão Alegre: confira a programação desta semana (16 a 20)

Na próxima semana, de segunda a sexta, 16 a 20 de janeiro, entram em cartaz os seguintes espetáculos na programação do 18o Porto Verão Alegre: Guri de Uruguaiana, Dez (quase) amores, Abobrinhas Recheadas, a estreia absoluta Comédia Vale Tudo, GPS Gaza. Os espetáculos Rindo Afú, Mágicos do Sul e Quando vi minha vida não existia continuam no final de semana. Também acontecem outras atrações culturais gratuitas, como as Segundas Literárias, o Cinesig e as Terças Alegres.

No dia 16, às 19h30, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), tem mais uma edição das Segundas Literárias, desta vez, com Júlio Conte, apresentando sua obra e fazendo leitura dramática de alguma de suas peças.

A segunda edição do Cinesig, que consiste na exibição de filmes e debate com a presença de psicanalistas, acontece dia 17 de janeiro, às 19h30, também no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). A segunda obra do diretor Paulo Nascimento que será exibida será Valsa para Bruno Stein, com o debate dos psicanalistas Débora Farinati e Catia Simon.

No dia 17 também começa as Terças Alegres. Neste ano a parceira é com a da Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, 375). A oficina Afetos em Click tem caráter inclusivo e visa, no exercício prático da fotografia, a vivência do sentimento de pertencimento no dia a dia em nossa sociedade. A atividade é voltada para o público adolescente, com vagas abertas para pessoas com Síndrome de Down e em três encontros, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, das 16h30 às 19h30, e será ministrada pelo Prof. Dr. Walter Karwatski. Há 12 vagas, que devem ser previamente reservadas pelo e-mail contato@galeriamamute.com.br. A turma está quase lotada!

Outra atividade que acontece na Galeria Mamute é no dia 19 de janeiro, às 20h. É o Encontro com artista, com Patrícia Francisco, artista representada pela Galeria de Arte Mamute. Ela falará sobre o processo de criação e produção das obras na mostra. Para essa atividade não é preciso se inscrever previamente. A entrada é por chegada.

Informações sobre as peças e o serviço completo do 18o Porto Verão Alegre vão abaixo. Elas também estão no site www.portoveraoalegre.com.br. A página no facebook tem novidades e está com novo endereço https://www.facebook.com/pva2017/.

GURI DE URUGUAIANA

Datas: 16, 17, 18, 23, 24, 30 e 31 de janeiro e 01, 06, 07 e 08 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311)
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre
Evento: Guri de Uruguaiana | Porto Verão Alegre 2017

Ficha Técnica
Guri de Uruguaiana: Jair Kobe
Licurgo: Vitor Leal
Bailarinos: Felippe dos Santos Brazeiro e Nestor dos Reis
Iluminação: Vinicius Bernardoni e Vinicius Silveira Correa
Técnico de som: Paulo Valentim Correa

Sinopse: o palco, com um cenário novinho em folha, o humorista conta histórias envolvendo as diferentes versões para o clássico Canto Alegretense, entre outros causos. Sempre acompanhado do seu fiel escudeiro Licurgo, “o gaúcho emo” – que agora anda de skate, dança a chula e toca bateria – o Guri de Uruguaiana está com a mala de garupa recheada de surpresas para a nova temporada de shows, como o “Guri Marley”, além de alguns sucessos do YouTube, como o “Guri Teló” e The Guritles, já consagrados pelo público.

DEZ (QUASE) AMORES

Datas: 17,18 e 19 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307)
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Evento: Dez (Quase) Amores | Porto Verão Alegre 2017

Ficha Técnica:
Autor: Claudia Tajes
Direção e adaptação: Bob Bahlis
Elenco: Carla Gasperin, Fábio Monteiro, Marcelo Naz, Paula Taitelbaum e Daniel Topanotti
Figurinos: Marga Bressani
Coreografias: Fernanda Carvalho Leite
Criação de Luz: Marga Ferreira

Sinopse: A peça é uma comédia baseada no livro de Claudia Tajes. Assim como na obra, o espetáculo traz Maria Ana, que sem pudor e bastante humor, percorre as vielas de amores absurdos, vivendo-os como se o amor fosse para sempre. A peça mostra esses encontros e desencontros vividos na infância, na adolescência, no amadurecimento e (quase) na maturidade de Maria Ana. É o amor visto pelo lado feminino, sem água e sem açúcar, mas com a malícia que um retrato da mulher livre contemporânea requer.

ABOBRINHAS RECHEADAS – DANCE A LETRA

Datas: 17, 18 e 19 de janeiro
Horário: 21h
Local: Sala Álvaro Moreyra (Érico Veríssimo , 307)
Duração:80 minutos
Classificação: 10 anos
Evento: Abobrinhas Recheadas | Porto Verão Alegre 2017

Ficha Técnica:
Direção e coreografia: Diego Mac e Gui Malgarizi
Bailarinos: Daniela Aquino, Diego Mac, Juliana Rutkowski e Nilton Gaffree Jr
Produção: Sandra Santos
Iluminação: Gui Malgarizi e Sandra Santos
Assistência de iluminação: Giulia Baptista Vieira
Operação de som: Dani Dutra
Equipe Macarenando Dance Concept: Aline Karpinski, Arthur Bonfanti, Dani Boff, Denis Gosch, e Joana Amaral
Realização: Macarenando Dance Concept
Apoio: Casa Cultural Tony Petzhold

Sinopse: Na edição Dance a Letra deste espetáculo de Stand-Up Dance Comedy, único no Rio Grande do Sul, o grupo Abobrinhas Recheadas apresenta coreografias criadas a partir da mímica de letras de músicas famosas, que vão de Mamonas Assassinas a Roberto Carlos, passando por canções como “Show das Poderosas”, “Vira-Vira” e “Faroeste Caboclo”. Além dos tradicionais números mais pedidos pelo público, como “Porto Alegre é Demais”, “Amigo Punk” e “A Veia a Fiar”, novas mímicas de músicas foram preparadas especialmente para o Porto Verão Alegre 2017.

COMÉDIA VALE TUDO

Datas: 17, 18 e 19 de janeiro
Horário: 20h
Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665)
Duração: 70 min
Classificação: 14 anos
Evento: Comédia Vale Tudo | Porto Verão Alegre 2017

Ficha Técnica:
Elenco: Eduardo Mendonça, Lucas Sampaio e Thiago Prade
Direção: Thiago Prade
Roteiro: o Grupo
Produção: Sunga do Tio Valdir
Iluminação: Wagner Duarte
Trilha Sonora, Figurino e Cenografia: o Grupo
Foto: Fernanda Reis

Sinopse: Três comediantes decidiram sair da curva e fazer esta peça. Comédia Vale Tudo é um espetáculo que une os talentos de Eduardo Mendonça (Gre-Nal é Gre-Nal, RBS TV), Lucas Sampaio (Coisas Que Porto Alegre Fala) e Thiago Prade (Alcemar e a Mascada Perdida). No palco cenas insanas, stand up comedy, improvisos, música e o que mais for necessário para a plateia rir.
Ficha Técnica:

GPS GAZA

Datas: 17, 18 e 19 de janeiro
Horário: 21h
Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Evento: GPS Gaza | Porto Verão Alegre 2017

Ficha Técnica:
Concepção e Roteiro: Camila Bauer e Deborah Finocchiaro
Roteiro livremente criado a partir de fragmentos de textos, músicas, vídeos e ideias de Deb Morgalin, Bernard-Marie Koltès, Achim Von Arnim, Rosina Duarte, Rosa Sala Rose, Deepak Chopra, Jéferson Rachewski, Camila Bauer, Deborah Finocchiaro, Áurea Baptista, Kevin Brezolin, Sue Gotardo, B.Z. Goldberg, Peter Joseph, Deborah Cattani, entre outros depoimentos, entrevistas e inspirações diversas.
Direção: Camila Bauer
Atuação: Deborah Finocchiaro e Áurea Baptista
Direção de Vídeo: Luiz Alberto Cassol
Entrevistas e Imagens Adicionais: Kevin Brezolin
Participação em Vídeo: Antonio Perra, Deborah Finocchiaro, João Schoninger, Luiz Paulo Vasconcelos e Sandra Dani
Depoimento em Vídeo: Daisy Barella
Trilha Sonora: Fernando Lewis de Mattos e Kevin Brezolin (com exceção das Músicas “Dinheiro” de Laura Finocchiaro e Leca Machado e “Aestas Phantasie” de Guilherme Tavares)
Iluminação: Carol Zimmer
Cenografia: Rodrigo Shalako e Antonio Perra
Figurinos: O grupo, Ricardo Santanna e Vera Santanna
Programação Visual: Sandro Ka
Produção executiva: Cristiane Cubas e Débora Nunes/Lucida Cultura
Coordenação de Produção: Deborah Finocchiaro e Áurea Bapthista
Direção Geral: Deborah Finocchiaro
Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados

Sinopse: Duas atrizes e uma tela, diferentes vozes, projeções e cenas que vão do cômico ao dramático, percorrendo as inúmeras “Faixas de Gaza” espalhadas pelo mundo inteiro. São os muros – concretos ou metafóricos – que são sempre construídos para afastar o que não se quer ver, o que se evita sentir ou saber. Assim, GPS Gaza não se debruça sobre os problemas de judeus e palestinos: percorre o mundo – em grandes guerras ou nos conflitos cotidianos da convivência – onde até Deus é vendido de acordo com interesses políticos e econômicos. GPS Gaza procura a Faixa de Gaza existente nas sociedades contemporâneas e dentro de cada um, aqui e agora.
Obs. : A sessão do dia 18 contará com tradução para libras.

RINDO AFÚ

Datas: 19 e 20 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga , 5311
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Evento: Rindo Afú | Porto Verão Alegre 2017

Participantes 19/01: Nando Viana, Zé Victor Castiel, Dudu Weber, Rafa Campos, Erick Clepton, Cris Pereira e Eduardo Mendonça.
Participantes 20/01: Nando Viana, Leo Oliveira, Matheus Breyer, Saulo Chiele, Gio Lisboa,Cris Pereira e Eduardo Mendonça.

Ficha Técnica:
Direção: Vários
Elenco: Cris Pereira, Nando Viana e convidados especiais.
Realização: Artistaria Produtora de Humor

Sinopse: Festival de humor que apresenta o que de melhor está sendo produzido nos palcos do Rio Grande do Sul. O objetivo é transformar o espetáculo em uma grande reunião de amigos, dando espaço a novos talentos que têm se destacado no Estado.

MÁGICOS DO SUL

Datas: 19 e 20 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro Novo DC (prédio D – Rua Frederico Mentz , 1561)
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Evento: Mágicos do Sul | Porto Verão Alegre 2017

Ficha Técnica:
Direção: Lucio Alves
Elenco: Adriano Valduga, Cláudia Nunes, Danilo Pimentel, David Medina, Eric Chartiot, Everton Souto Carvalho, Graciele Krauthein, Jean Crapanzani, Josuel Vallérius, Luana Santos, Lucia Gomes, Lucio Alves e Sílvio Nunes.

Sinopse: Grandes mágicos do Rio Grande do Sul unem-se para mostrar o que há de melhor no mundo do ilusionismo. Todos os estilos da Arte Mágica em um espetáculo que mescla música, teatro, dança, e claro, muita mágica!

QUANDO VI MINHA VIDA NÃO EXISTIA

Datas: 19, 20 e 21 de janeiro
Horário: quinta e sexta às 20h e sábados às 19h
Local: Instituto Ling, Rua João Caetano, 40
Duração: 55 minutos
Classificação: 14 anos
Evento: Quando Vi Minha Vida Não Existia | Porto Verão Alegre 2017

Ficha Técnica:
Direção: Antônio Carlos Brunet
Elenco: Stella Bento e José Renato Lopes
Cenário: Antônio Carlos Brunet & Stella Bento
Figurino: O Grupo
Trilha Sonora e Iluminação Antônio Carlos Brunet
Maquiagem: Cléia Bertinetti Bandeira
Assistente de palco: Martina Seifer
Direção de Produção e Divulgação: Rodrigo Marquez
Produção Executiva: Palco Aberto Produtora
Produção: Stella Bento

Sinopse: Três histórias curtas interligadas que pretendem questionar o que é real e o que é fantasia em nossos problemas. EM ALGUÉM COMO VOCÊ, uma mulher planeja uma vingança em seus mínimos detalhes e direciona todo o seu rancor a um esposo indiferente aos seus sentimentos. Em DIAGNÓSTICO, um homem oprimido por uma culpa que não é sua, revisita a infância e abre a alma a fim de não a perder. Em A ESPERA, há o encontro deles na sala de espera de um psicanalista.

SERVIÇO:

Valores:

No Teatro:
R$40 inteira
R$32 Clube ZH e Banricompras
R$20 idoso e estudante
R$20 Teatro infantil

Antecipado
R$30 inteira
R$24 Clube ZH e Banricompras
R$20 idoso e estudante
R$20 Teatro infantil

Observações:
Na compra de ingressos antecipados será aceito dinheiro e Banricompras – débito.
Nos teatros, apenas dinheiro.
Clube do Assinante ZH e Banricompras: desconto válido para titular e um acompanhante (2 ingressos por peça).

Estudantes devem apresentar documento comprovando relação atual com instituição de ensino, conforme Leia da Meia Entrada. A lei entrou em vigor em 01/12/2015, decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015, que regulamenta a nova lei da meia-entrada (Lei n° 12.933/2013) e o Estatuto da Juventude (Lei n° 12.852/2013).

PONTOS DE VENDA:
A compra antecipada dos ingressos pode ser feita em dois tradicionais pontos de venda: no 3o andar do Praia de Belas Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos das 13h às 19h. No Casarão Verde – loja 133 – do DC Shopping – de segunda a sexta, das 10h às 19h. Além disso, foram confirmados mais dois pontos de venda: na Loja Multison do Shopping Iguatemi (térreo), de segunda a sábado, das 10h as 22h e domingo das 14h as 20h, e Loja Multison na Av. Andradas, 1001, de segunda a sexta, das 9h as 18h, de sábados das 9h as 14h.

As vendas também acontecem pela Internet, pelo site http://portoveraoalegre.myticket.com.br/ (com cobrança de uma taxa de 20% sobre o valor do ingresso), e com antecedência de 24 horas em relação à data do espetáculo. Para compras pela internet, os únicos descontos que valem são referentes à Lei Federal da meia entrada.

Os ingressos também podem ser adquiridos na bilheteria de todos os teatros, no dia em que acontecem os espetáculos, duas horas antes do horário de início, se sobrarem ingressos.

O espetáculo apresentado no Teatro do Bourbon Country, Alcemar a Mascada Perdida, nos dias 15 e 16 de fevereiro, somente será vendido na bilheteria do local na Av. Túlio de Rose, 80. Os horários para compra antecipada são de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h. Na hora, é possível comprar ingressos com preço de antecipado até duas horas antes do espetáculo e se sobrarem ingressos da venda antecipada.

Para os dois espetáculos que acontecerão no Instituto Ling será possível comprar os ingressos de forma antecipada, além nos demais pontos de venda, também na bilheteria do local. Lá, a venda acontece de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h. Domingos e feriados não abre no verão.

Obs.: Não há mais peças em cartaz no Theatro São Pedro a partir do dia 16/01. Então, não serão mais encotrados ingressos do Porto Verão Alegre na bilheteria do local.

O 18º Porto Verão Alegre é apresentado por Banrisul e Zaffari, juntamente com o Ministério da Cultura, e tem patrocínio de DLL e Pan Fácil.