Confira os destaques da primeira semana do Porto Verão Alegre 2017

A primeira semana do Porto Verão Alegre 2017 mostra a diversidade do festival que, neste ano, chega à 18a edição. De 09 a 13 de janeiro, tem estreia, comédia, humor, ilusionismo, cinema e literatura. As peças em cartaz são: Cris Pereira Ponto Show, O Homem Bruxa, Imaginação, Um hippie um Punk um Rajneesh (estreia absoluta), Musicais a la carte, Bailei na Curva, Cuco (para bebês de 0 a 3 anos), Besteirol, A Comédia! ou Tem Drag Queen no Funk! e Pois é, vizinha!

Atenção para os espetáculos O Homem Bruxa e Bailei na Curva, em cartaz no Theatro São Pedro: os ingressos antecipados estão à venda somente na bilheteria do local, não nos demais pontos de venda do festival. A venda também acontece online pelo site: http://www.compreingressos.com/teatros/285-theatro-sao-pedro.

Nos dias 9 e 10, segunda e terça, acontecem as primeiras edições da Segundas Literárias e do Cinesig. No dia 09 de janeiro, às 19h30, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), o dramaturgo Artur José Pinto Artur contará como tem sido seus processos de criação. Em evento gratuito, compartilhará sobre a origem de suas ideias, o que move sua obra, o seu envolvimento com o humor, como um instrumento de reflexão e luta por cidadania.

Artur José Pinto começou como ator. E foi assim até que a necessidade o levou para a dramaturgia, produzindo textos teatrais e roteiros para a TV. Começou a atuar em 1974. Como ator profissional, completa trinta anos de estrada. E, há mais de vinte, cria cenas. O encontro com o dramaturgo apresentará trechos de seus textos mais conhecidos: Homens de Perto, Inimigas íntimas e Quinto andar, por favor. Artur também é autor de shows musicais, tais com: Lupi, o musical – uma vida em estado de paixão; América Café, O Maestro o malandro e o poeta e Estação Brasil. Na ocasião, falará de sua obra inédita nos palcos: As Filhas de Maria Antonieta. A atriz Nadya Mendes será uma de suas convidadas para o encontro.

A primeira edição do Cinesig, que consiste na exibição de filmes e debate com a presença de psicanalistas, acontecerá no dia 10 de janeiro, às 19h30, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). O primeiro filme exibido será A Oeste do Fim do Mundo, do diretor Paulo Nascimento, que terá como debatedores os psicanalistas Fernanda Dornelles Hoff e Gilberto Perin.

Informações sobre as peças e o serviço completo do 18o Porto Verão Alegre também estão no site www.portoveraoalegre.com.br. Além de repaginado, o site tem uma nova sessão, que traz a história do festival. A página no facebook também tem novidades e está com novo endereço https://www.facebook.com/pva2017/.

Cris Pereira Ponto Show. Foto: Divulgação/Porto Verão Alegre

Cris Pereira Ponto Show
Datas: 09 a 15 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga, 5311

Sinopse: Cris Pereira traz ao palco personagens que representam os mais variados tipos de pessoas: o empresário dos flanelinhas, Claudiovaldo Nogueira; Jorge da Borracharia; o bagual Gaudêncio; o bebum gente boa Kirilove; e a doce e sem noção Virgínia IstarUars.

Ficha Técnica:
Direção: Gerson Ribas
Roteiro: Cris Pereira
Trilha Sonora: Oliver Weber
Elenco: Cris Pereira e Fabinho Padilha
Iluminação: Oliver Weber
Operação de Som: Oliver Weber
Operação de Projeção: Oliver Weber
Produção Executiva: Luciano Barth Lopes e Jaques Machado
Produção: Ariel Kafer, Fabinho Padilha, Sancris Feijó, Álvaro Pereira.
Realização: Artistaria Produtora de Humor
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
______________________________________________________________________________________________

“O Homem Bruxa”, com André Abujamra. Foto: Júlia Lanari

O Homem Bruxa
Datas:10 de janeiro
Horário: 21h
Local: Theatro São Pedro, Praça Mal.Deodoro SN- Centro Histórico

O espetáculo é o quarto trabalho solo do multiartista André Abujamra. Filho do antológico Antônio Abujamra, André Abujamra homenageia o pai no espetáculo/show/filme. De forma lúdica, Abu dança, atua, faz mágicas e até levita, além de tocar e conversar com todos os instrumentos (piano, baixo, guitarra, bateria, percussão, conga, teclado e a tradicional flauta chinesa, Hulusi).

Ficha Técnica
Atuação e direção: André Abujamra
Produção: Josiane Rodrigues
Assistente de Produção: Ygor Carozzi Assunção
Coordenador Técnico e Operador de Áudio: Alex Sandro Batista de Pina
Operador de luz: Victor Francisco Müller Sabbag
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Observação: A venda dos ingressos para a sessão do espetáculo, que ocorre no Theatro São Pedro, somente serão vendidos no local de forma antecipada (com valor de antecipado até duas horas antes do espetáculo) ou na hora. Eles não estarão à venda nos demais pontos de venda do festival. Os horários da bilheteria são: nos dias de semana, das 13h até as 18h30, ou até o horário de início do espetáculo. Sábados e domingos das 15h até o horário de início do espetáculo. Também é possível comprar esses ingressos pela Internet pelo site http://www.compreingressos.com/teatros/285-theatro-sao-pedro> .
_______________________________________________________________________________________________

“Imaginação”. Foto: Anna Paula Arruda

Imaginação
Datas: 10 e 11 de janeiro
Horário: 20h
Local: Teatro do SESC, Av. Alberto Bins,665

Sinopse: Certamente a mais poderosa dádiva existente na face da terra repousa na inocência de nossa infância: a imaginação. Um espetáculo de ilusionismo que dará asas a sua imaginação em uma viagem ao encontro da melhor época de suas vidas, a infância. Lucio Alves retrata, ao longo do espetáculo, lembranças de sua infância e de sua adolescência ilustradas com a arte do Ilusionismo. Momentos de mistério e humor compõem este espetáculo repleto da mais pura Imaginação. Inspirado na obra musical “Imaginação” de Rodrigo Grecco.

Ficha técnica:
Texto, criação e concepção: Lucio Alves
Direção: Lucio Alves
Produção, orientação cênica e fotos: Anna Paula Arruda
Assistente de Palco: Luana Santos
Iluminador: Leandro Gass
Técnico de áudio: Vitório O. Azevedo
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
________________________________________________________________________________________________

“Um Hippie, um Punk, um Rajneesh”. Foto: Marcos Sigales.

Um hippie um Punk um Rajneesh
Datas: 10,11 e 12 de janeiro
Horário: 21h
Local: Centro Histórico Cultural Santa Casa, Av. Independência, 75

Sinopse: A peça é livremente inspirada na música gravada pela banda Os Replicantes. Na obra essas três figuras dos anos 80 do Bairro Bom Fim se transformam nos personagens o hippie, o punk e o rajneesh e as suas namoradas. O texto é uma comédia que fala dos conflitos vividos por essa geração pós-hippie, meio punk, meio zen.
Ficha técnica:
Autor: Ricardo Silvestrin
Direção: Bob Bahlis
Elenco: José Henrique Ligabue, Marcos Sigales, Pingo Alabarce, Fernanda Carvalho Leite, Julia Barth e Miriã Possani
Luz: Marga Ferreira
Fotos: Marcos Sigales
Duração: 75 minutos
Classificação: 16 anos
________________________________________________________________________________________________

Musicais a la carte
Datas: 10,11,12 e 13 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro de Arena, Av. Borges de Medeiros, 835

Sinopse: Musicais A La Carte é uma homenagem aos musicais da Broadway, do Brasil e do cinema. No elenco, cantores, atores, bailarinos e instrumentistas, profissionais e atuantes no teatro musical gaúcho reúnem no cardápio uma miscelânea de canções consagradas em cenas adaptadas de forma divertida e emocionante que, por vezes, envolve o publico, tornando-o coadjuvante dentro do roteiro.

Ficha Técnica:
Direção geral: Cíntia Ferrer
Direção coreográfica: Raul Voges
Elenco: Cíntia Ferrer, Raul Voges, Lucas Krug, Fabíola Barreto e Leo Ferlauto.
Teclado: Leo Ferlauto
Iluminação e sonorização: Norton Goettems
Produção e divulgação: Pinup Produtora Cultural e ACTEMUS – Academia de Teatro Musical de Porto Alegre
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
________________________________________________________________________________________________

“Bailei na Curva”. Foto: Emílio Speck

Bailei na Curva
Datas: 11, 12,13,14 e 15 de janeiro
Horário: de quarta a sábado às 21h e domingo às 20h
Local: Theatro São Pedro, Praça Mal. Deodoro, Centro Histórico

Sinopse: Bailei na Curva mostra a trajetória de sete crianças, vizinhas na mesma rua em abril de 1964. Como pano de fundo, impõe-se uma forte realidade. Um golpe militar num país democrático da América Latina. A peça desenha, ao mesmo tempo, um quadro divertido e implacável da realidade. Divertido sob o ponto de vista da pureza e ingenuidade das personagens que, durante sua trajetória, enfrentam as transformações do final da infância, adolescência e juventude. Implacável, graças às consequências de um Golpe Militar que vai refletir na vida adulta destes personagens.

Ficha Técnica:
Direção: Julio Conte
Roteiro e texto final: Julio Conte, Cláudia Accurso, Flávio Bicca Rocha, Hermes Mancilha, Lúcia Serpa, Márcia do Canto e Regina Goulart
Música-tema: Flávio Bicca Rocha
Elenco: Ana Paula Schneider, Catharina Conte, Eduardo Mendonça, Guilherme Barcelos, Laura Leão, Leonardo Barison, Manoela Wunderlich e Saulo Aquino
Iluminação: Gabriel Lagoas
Sonoplastia: Ismael Goulart
Projeções: Cristiano Adeli
Produção executiva, assessoria de imprensa e mídias sociais: Gustavo Saul
Coordenação de Produção: Patsy Cecato
Realização: Complexo Criativo Cômica Cultural
Duração: 120 minutos
Classificação: 12 anos

Observação: A venda dos ingressos para as sessões do Bailei na Curva, que ocorre no Theatro São Pedro, somente serão vendidos no local de forma antecipada (com valor de antecipado até duas horas antes do espetáculo) ou na hora. Eles não estarão à venda nos demais pontos de venda do festival. Os horários da bilheteria são: nos dias de semana, das 13h até as 18h30, ou até o horário de início do espetáculo. Sábados e domingos das 15h até o horário de início do espetáculo. Também é possível comprar esses ingressos pela Internet pelo site href=”http://www.compreingressos.com/teatros/285-theatro-sao-pedro” target=”_blank”>http://www.compreingressos.com/teatros/285-theatro-sao-pedro .
________________________________________________________________________________________________

“Cuco”. Foto: Fabricio Simões.

Cuco
Datas: 11 e 12 de janeiro
Horário: sessões às 17h e às 19h
Local: Instituto Ling, Rua João Caetano, 40

Sinopse: Motivado por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês – o jogo entre “o esconder e o revelar”, o espetáculo propõe um universo em que a surpresa do começo, da chegada, da primeira vez, cria, por meio da manipulação de objetos, uma atmosfera espetacular na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável.

Ficha Técnica:
Roteiro e Direção: Mário de Ballentti
Pesquisa e concepção pedagógica: Paulo Fochi
Elenco: Ana Luiza Bergmann e Bruna Baliari Espinosa
Produção: Ana Luiza Bergmann
Cenografia, Figurino e Adereços: Margarida Rache
Iluminação: Fabrício Simões
Trilha Sonora original: Marcelo Delacroix e Beto Chedid
Operação de luz e som: Marcos Nicolaiewsky
Duração: 45 minutos
Classificação: 0 a 3 anos
________________________________________________________________________________________________

“Besteirol, a comédia… ou tem Drag Queen no Funk”. Foto: Andrea Cocoliquio

Besteirol, A Comédia! ou Tem Drag Queen no Funk!
Datas: 12, 13 e 14 de janeiro
Hora: 20 h
Loca: Teatro do SESC, Av. Alberto Bins,665

Sinopse: O espetáculo reúne quatro textos (um deles inédito) do Teatro Besteirol, gênero surgido na década de 80, que consagrou muitos artistas através de um humor inteligente e próximo do non sense. Nesta montagem foram selecionados três textos de autores que se tornaram conhecidos por seu humor anárquico e ferino: Vicente Pereira (“Aula de Dança” e “Vamos Falar Francamente”) e Maria Lucia Dahl (“Macaquitos nel Sotão”), bem como um esquete inédito de Luis Francisco Wasilewski (justamente o título do espetáculo “Tem Drag Queen no Funk!”). Em cena, dois atores revezam-se em vários papéis, em cenas curtas e isoladas, que nos apresentam situações caricatas do comportamento cotidiano, de uma maneira a revelar personagens esquisitos, melodramáticos e divertidos. Porta aberta para uma visão crítica da nossa sociedade.

Ficha técnica:
Autores: Vicente Pereira, Maria Lucia Dahl e Luis Francisco Wasilewski
Elenco: Claudio Benevenga e Lauro Ramalho
Direção: Zé Adão Barbosa
Assistência de direção: Paulo Vicente
Trilha sonora composta e interpretada ao vivo: Everton Rodrigues
Duração: 70 min
Classificação: 12 anos
________________________________________________________________________________________________

“Pois é, Vizinha…!”. Foto: Cris Cubas.

Pois é, Vizinha…
Datas:13, 14 e 15 de janeiro
Hora: 21h
Local: Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Av. Independência,75

Sinopse: A comédia é uma adaptação de “Una Donna Sola” de Dario Fo e Franca Rame, que conta a estória
de Maria, uma dona-de-casa trancafiada em casa pelo marido “gauchão”. Um dia se depara com uma vizinha do prédio em frente e desabafa…. Em mais de 600 apresentações, assistido por mais de 200.000, em cartaz desde 1993, já conquistou 14 prêmios e plateias de todas as idades de norte a sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Esse grande clássico do teatro gaúcho, faz com que o público se identifique e, através de muitos risos repense e questione a própria vida.

Obs. : A sessão do dia 13 contará com tradução para libras.

Ficha Técnica:
Do original A Mulher Sozinha de Dario Fo e Franca Rame
Tradução do original Una Donna Sola: Roberto Vignati e Michele Piccoli
Direção, adaptação e atuação: Deborah Finocchiaro
Ator convidado: Leandro Roos Pires
Cenografia: Rafael Silva
Iluminação: Fabrício Simões e Maurício Moura
Figurino: Cléria Finocchiaro
Projeto gráfico: Eloar Guazelli Filho e Cléo Magueta
Produção: Cristiane Cubas e Deborah Finocchiaro
Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados

Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
________________________________________________________________________________________________

SERVIÇO:
Valores:
No Teatro:
R$40 inteira
R$32 Clube ZH e Banricompras
R$20 idoso e estudante
R$20 Teatro infantil

Antecipado:
R$30 inteira
R$24 Clube ZH e Banricompras
R$20 idoso e estudante
R$20 Teatro infantil

Observações:
Na compra de ingressos antecipados será aceito dinheiro e Banricompras – débito. Nos teatros, apenas dinheiro.

– Clube do Assinante ZH e Banricompras: desconto válido para titular e um acompanhante (2 ingressos por peça).

– Estudantes devem apresentar documento comprovando relação atual com instituição de ensino, conforme Leia da Meia Entrada. A lei entrou em vigor em 01/12/2015, decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015, que regulamenta a nova lei da meia-entrada (Lei n° 12.933/2013) e o Estatuto da Juventude (Lei n° 12.852/2013).

PONTOS DE VENDA:
A compra antecipada dos ingressos pode ser feita em dois tradicionais pontos de venda: no 3o andar do Praia de Belas Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos das 13h às 19h. No Casarão Verde – loja 133 – do DC Shopping – de segunda a sexta, das 10h às 19h. Além disso, foram confirmados mais dois pontos de venda: na Loja Multisom do Shopping Iguatemi (térreo), de segunda a sábado, das 10h as 22h e domingo das 14h as 20h, e Loja Multisom na Av. Andradas, 1001, de segunda a sexta, das 9h as 18h, de sábados das 9h as 14h.

As vendas também acontecem pela Internet, pelo site http://portoveraoalegre.myticket.com.br/ (com cobrança de uma taxa de 20% sobre o valor do ingresso), e com antecedência de 24 horas em relação à data do espetáculo. Para compras pela internet, os únicos descontos que valem são referentes à Lei Federal da meia entrada.

Os ingressos também podem ser adquiridos na bilheteria de todos os teatros, no dia em que acontecem os espetáculos, duas horas antes do horário de início, se sobrarem ingressos.

Os espetáculos apresentados no Theatro São Pedro terão os ingressos vendidos somente no local de forma antecipada (com valor de antecipado até duas horas antes do espetáculo) ou na hora. Eles não estarão à venda nos demais pontos de venda. Os preços e descontos praticados serão os mesmos dos demais espetáculos. Os horários de venda antecipada no Theatro São Pedro são: nos dias de semana, das 13h até as 18h30, ou até o horário de início do espetáculo. Sábados e domingos das 15h até o horário de início do espetáculo. Também é possível comprar esses ingressos pela Internet pelo site. www.compreingressos.com.br .

O espetáculo apresentado no Teatro do Bourbon Country, Alcemar a Mascada Perdida, nos dias 15 e 16 de fevereiro, somente será vendido na bilheteria do local na Av. Túlio de Rose, 80. Os horários para compra antecipada são de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h. Na hora, é possível comprar ingressos com preço de antecipado até duas horas antes do espetáculo e se sobrarem ingressos da venda antecipada.

Para os dois espetáculos que acontecerão no Instituto Ling será possível comprar os ingressos de forma antecipada, além nos demais pontos de venda, também na bilheteria do local. Lá, a venda acontece de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h. Domingos e feriados não abre no verão.

O 18º Porto Verão Alegre é apresentado por Banrisul e Zaffari, juntamente com o Ministério da Cultura, e tem patrocínio de DLL e Pan Fácil.

Sobre o Porto Verão Alegre:
A geração de mil empregos diretos, e tantos outros indiretos, retrata um lado pouco destacado de uma iniciativa que chega ao 18º ano em 2017 e que foi responsável por mudar o hábito dos gaúchos no verão. A realização ininterrupta do Porto Verão Alegre durante 18 anos também é responsável pela disseminação da ideia de que teatro é para todos. Com uma audiência cativa e formada por pessoas entre oito e 80 anos, vindas de diversas cidades do Estado, o Porto Verão Alegre – que passou a incluir outras atividades artísticas paralelas de literatura, artes plásticas e cinema, além de gratuitas, ao longo dos anos – já atraiu mais de meio milhão de pessoas, média de 40 mil pagantes por edição, e que vem aumentando ano após ano. O Porto Verão Alegre é um projeto privado realizado pela Mezanino Produções, liderada pelos atores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, e pela Mais Além, dirigida por Cláudia Dmutti.