Casa de Cinema de Porto Alegre filma três longas-metragens em 2017

O ano de 2017 começa para a Casa de Cinema de Porto Alegre com muito trabalho: três longas serão rodados no próximo ano, além do lançamento dos documentários Quem é Primavera das Neves? e Cidades Fantasmas ainda no primeiro semestre.

casa-de-cinema-de-porto-alegre

Aos Olhos de Ernesto tem direção de Ana Luiza Azevedo, com roteiro assinado por Ana, Vicente Moreno e Miguel da Costa Franco, produção executiva de Nora Goulart e distribuição da Elo Company. O longa conta a história de um senhor uruguaio, fotógrafo, que está perdendo a visão. Ele vem enfrentando os percalços do envelhecimento, a solidão, a cegueira crescente que tenta disfarçar achando que consegue enganar a todos. E o que Ernesto descobre é que ser velho pode não ser apenas aprender a conviver com as perdas, com a solidão, com a memória ou com a falta dela. Ser velho pode ser também divertir-se com a companhia dos seus fantasmas, deliciar-se com as imagens borradas da cegueira, rejuvenescer com a frescura da convivência com uma jovem menina que descobre a vida, reencontrar velhas amizades. E, ainda, perceber que a vida e o amor são possíveis, também, aos 80 anos. As filmagens estão previstas para setembro.

Baseado no livro homônimo de Oduvaldo Viana Filho, Rasga Coração tem roteiro e direção de Jorge Furtado, produção executiva de Nora Goulart, em coprodução com a Globo Filmes e Guel Arraes como produtor associado. O filme traz a história de Manguari Pistolão, um herói e um homem comum, tentando entender o seu filho e seu país. No elenco, Tony Ramos e Luisa Arraes. As gravações, todas em Porto Alegre, ocorrem em maio e junho.

Coprodução com a Saliva Shots e a uruguaia Oriental Fillms, Baleia (Verlust) tem roteiro de Esmir Filho e Ismael Caneppele e direção de Esmir, com produção executiva de Nora Goulart e distribuição da Elo Company. Na virada do ano, em uma praia isolada, um jogo de sedução envolve uma poderosa empresária musical em crise no seu casamento, uma estrela do rock que perdeu a voz e um jovem escritor em busca de uma história. Quando uma baleia encalha na praia, a crise se instaura e todos terão que desencalhar seus desejos mais íntimos se quiserem se libertar dessa teia de afetos. Com Andrea Beltrão, Marina Lima e Ismael Caneppele  no elenco, o longa será rodado em novembro.

Casa de Cinema de Porto Alegre

A Casa de Cinema de Porto Alegre ganhou em 2015 o Emmy Internacional de Melhor Comédia pela série Doce de Mãe. A produtora foi criada em 1987 por um grupo de cineastas do sul do Brasil. Em 29 anos, a Casa já produziu mais de uma centena de filmes, vídeos, programas de TV e séries. Nossos parceiros e clientes incluem empresas como TV Globo, Globosat, RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Curta!, a britânica Channel 4, a alemã ZDF, HBO Latin America, as fundações norte-americanas Rockefeller e Macarthur, as distribuidoras Columbia, Elo Company, Imagem Filmes, Espaço Filmes, Fox e a produtora argentina 100 Bares.  A estratégia da Casa de Cinema de Porto Alegre é produzir conteúdo exclusivo com relevância social, com foco no desenvolvimento artístico e cultural.

Por: Bruna Paulin