KinoBeat Showcase apresenta mostra da programação com atrações internacionais

O Festival Kino Beat apresenta uma mostra da sua programação com duas atrações internacionais que exploram de forma radical o som por meio de elementos como: luz, corpo, espaço e matéria, expandido o uso convencional da guitarra com o francês Julien Desprez, e amplificando o mundo silencioso da matéria com o português Gil Delindro.

copyright-sylvain-gripoix-2

Julien Desprez nasceu em Paris. Ele foi autodidata e aprendeu guitarra sozinho antes de iniciar seus estudos nos departamentos de música das universidades de Yerres e de Montreux, ganhando o prêmio “Jazz a la Défense” algumas vezes junto às bandas Radiation 10 e Irène. Sua grande atividade ao vivo, especialmente na cena de jazz parisiense, o uniu a Benjamin Flament e a Yann Joussein na fundação em 2008 do COAX Collective, uma das mais inovadoras cooperativas de música livre do país.

Em 2014, com “Acapulco”, seu primeiro projeto solo, Julien se estabelece e reafirma sua identidade tanto na França, como internacionalmente. Baseado nas teorias do filósofo Tristan Garcia, que desenvolve a ideia de “mundo achatado”, o guitarrista criou um novo tipo de show, algo entre o concerto e a performance, onde une guitarra a refletores de luz de forma ritualística e intensa. A pesquisa artística de Julien se baseia nas seguintes questões: Como trazer intenções coreográficas à música? Musicalmente, o que fazer com os movimentos gerados pelos corpos? Como o som reage ao espaço e à luz durante os concertos? Em suma, como a música pode ser a saída em si? Assim nasceu a mais nova performance solo de Julien Desprez, “Acapulco Redux”, em parceira com o cenógrafo e coreógrafo Grégory Edelein.

Gil Delindro é um artista multidisciplinar português baseado em Berlim. Trabalha as relações entre ego, natureza e tecnologia em diversas mídias, sejam elas filme, som, instalações, performance, teatro ou desenho. Em comum à todas elas, está o fato de trabalhar com elementos brutos e equipamentos analógicos construídos por ele mesmo, criando um corpo sonoro extremamente físico, direto e robusto que abrange tanto um mundo concreto quanto imaginário. Delindro é membro de alguns coletivos – tanto em seu país de origem (Sonóscopia), quanto na cidade onde mora (Blind Signal, Srosh Ensemble) –, e teve seu trabalho apresentado em todo o mundo. Já colaborou com artistas como Raz Mesinai, David Toop e Rie Nakajima.

 

Serviço: 

O que: KinoBeat Showcase , com o francês Julien Desprez e o português Gil Delindro

Quando: 14 de dezembro, às 20h

Onde: Teatro da Santa Casa (Av. Independência, 75)

Entrada Franca (retirada de ingressos a partir das 19h)

 

Este evento tem patrocínio da Timac Agro e apoio institucional da Aliança Francesa de Porto Alegre e do Festival Novas Frequências do Rio. Realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Governo Federal.  

 

Por: Julia Assef