Arte nos Trilhos 2016 inicia na Estação Mercado da Trensurb

Foto: Fabiano Scheck

No Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, a Estação Mercado da Trensurb recebeu a abertura do projeto cultural Arte nos Trilhos. Neste ano, a edição é comemorativa aos 100 anos de samba, com o tema Ary! Isto aqui o que é?, em homenagem ao compositor de música popular Ary Barroso.

Foto: Fabiano Scheck
Foto: Fabiano Scheck

Os usuários do metrô que passaram pela estação puderam assistir e ouvir a execução de clássicos de Ary Barroso como Aquarela do Brasil e Morena boca de ouro. Os responsáveis pela homenagem foram os artistas do grupo Os Remanescentes, de São Leopoldo. Durante uma hora, das 18h às 19h, eles fizeram ecoar samba pelo saguão da estação. Nos próximos dias, ocorrerão mais cinco destas apresentações, uma em cada cidade atendida pela Trensurb: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. Amanhã (6) é a vez da Estação Mathias Velho, em Canoas, receber o Arte nos Trilhos.

Os Remanescentes

Os Remanescentes surgiram em 2004, quando velhos amigos com vários anos na vida musical reencontraram-se e resolveram juntar suas experiências, aprendizados e talentos. Desde então, tocam juntos, do samba ao bolero, passando por vários sucessos musicais dos anos 60. O grupo é formado por Brito (violão e vocal), Roberto (afoxê e vocal), Betinho (pandeiro e vocal), Camurça (cavaco e vocal) e Jorge (surdo e vocal).

Ary Barroso

“Foi o compositor mais representativo da era do rádio e o maior nome do samba-exaltação”, afirma o músico Betinho, d’Os Remanescentes, sobre Ary Barroso, grande homenageado do Arte nos Trilhos 2016. O tema da edição deste ano faz referência a outro de seus sucessos que exaltavam os valores autenticamente nacionais. Em Isto aqui o que é?, Ary fala do “remelexo” da “Morena boa/Que me faz penar/Põe a sandália de prata/E vem pro samba, sambar”. E fala também “Desse Brasil que canta e é feliz/Feliz, feliz/É, também, um pouco de uma raça/Que não tem medo de fumaça, ai, ai/E não se entrega, não”.

Sua obra conquistou o Brasil e o mundo, com gravações de grandes artistas, como Francisco Alves – intérprete original de Aquarela do Brasil –, Carmen Miranda e Frank Sinatra, e presença em produções do cinema nacional e hollywoodiano. Ary Barroso destacou-se também como locutor esportivo e apresentador de rádio e TV. Na música, além de inaugurar o samba-exaltação, compôs também canções passionais de sucesso como Morena boca de ouro e Pra machucar meu coração.

Nascido no dia 7 de novembro, em Ubá, Minas Gerais, Ary perdeu os pais aos oito anos e foi criado pela avó materna. Aos 12, começou a trabalhar no cinema da cidade natal como pianista auxiliar. Após receber uma herança, aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito. Formou-se somente em 1929, porém nunca exerceu a profissão. Costumava tocar piano em cinemas e cabarés para se sustentar. Nos anos 30, consolidou sua carreira como compositor. Morreu em 9 de fevereiro de 1964, durante o carnaval, horas antes da escola Império Serrano desfilar com um samba-enredo em sua homenagem.

O projeto

Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2004. Sempre nos últimos meses do ano, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um tom diferenciado à rotina do metrô gaúcho. A produção é de Bonella Produções.

Já participaram do projeto, nomes importantes da cultura gaúcha, como o cantor e compositor Bebeto Alves, o Grupo de Teatro Oigalê, a Orquestra de Flautas, Instituto Brasilidades, Gaspo Harmônica, Família Sarará, Karine Cunha, Karen Volkmann & Federico Trindade, Urbanus In Natura, Marcus Bentto, Canta Brasil, Zamba Ben, Brilho da Lata, grupo Teatro Ideia Ação, Companhia Atmosfera, entre muitos outros.

Serviço

Arte nos Trilhos 2016 – Ary! Isto aqui o que é?

Apresentações do grupo Os Remanescentes, sempre às 18h nos dias:
 
06/12 – Estação Mathias Velho
09/12 – Estação Esteio
13/12 – Estação Sapucaia
16/12 – Estação São Leopoldo
20/12 – Estação Novo Hamburgo

 

Por: Imprensa Trensurb 00