Um ano após atentados, Sting reinaugura a casa de shows Bataclan, em Paris

bataclan2
Cantor e compositor Sting realizou na noite deste sábado, 12 de novembro, a casa de shows Bataclan em Paris

O cantor britânico Sting evocou hoje as vítimas do ataque à sala de concertos Bataclan, em Paris, com um minuto de silêncio, e sublinhou a necessidade de celebração da vida com a música, naquele “lugar histórico”. Um ano após os atentados de 13 de novembro de 2015, a música regressou à sala de espetáculos onde 90 espetadores foram mortos por um grupo de terroristas do Estado Islâmico, com um concerto de homenagem às vítimas.

“Esta noite temos duas tarefas a conciliar: primeiro, recordar os que perderam a vida no ataque, e, depois, celebrar a vida, a música, neste lugar histórico”, disse o cantor britânico em francês, antes de fazer um minuto de silêncio.

Acompanhado pelo trompetista franco-libanês Ibrahim Maalouf, o cantor interpretou a primeira parte da canção “Fragile”, seguida de “Message in a Bottle”, uma das mais conhecidas do Police, banda na qual foi o principal compositor, cantor e baixista, antes de seguir carreira a solo. Na sala com cerca de 1.500 lugares, muitos dos sobreviventes e familiares das vítimas, entidades oficiais e fãs de Sting escutaram o cantor, comovidos, alguns em lágrimas.

Sting cobrou um valor simbólico pela realização do show e as receitas do concerto, com duração aproximada de uma hora, serão entregues a duas associações de vítimas. O espetáculo foi filmado e será retransmitido por vários canais franceses e pela TV5 Monde para todos os continentes na segunda-feira à noite.

O antigo líder dos Police é o primeiro artista a entrar neste palco desde o ataque realizado em pleno decurso do concerto do grupo de rock norte-americano Eagles of Death Metal. Dois membros do grupo Eagles of Death Metal não foram autorizados a entrar no concerto de Sting, devido a declarações polêmicas, indicou à agência France Presse o codiretor do espaço.

“Eles vieram e eu mandei-os embora, porque há coisas que não se perdoam”, disse Jules Frutos após o concerto, pelo fato de o cantor do grupo norte-americano, Jesse Hughes, ter levantado a hipótese de o atentado ter sido preparado do interior da sala de concertos. A sala Bataclan, localizada no centro da capital francesa, foi um dos alvos dos atentados da noite de 13 de novembro do ano passado, que causaram um total de 130 mortos, sendo 90 delas ocorridas na casa de shows francesa.

Via TF5 – Portugal