Festival multimídia faz mapeamento de músicos e compositores da nova geração do RS

Idealizado pelo artista visual gaúcho Leo Caobelli e financiado através do Edital Sonora Musical da Secretaria de Estado da Cultural do Rio Grande do Sul, o Fauna Festival criou uma plataforma multimídia de mapeamento de músicos e compositores da nova geração do Rio Grande do Sul por meio do perfil de 11 bandas independentes espalhadas pelo interior do estado e capital. A disposição das bandas e compositores pelo território gaúcho busca percorrer todas as regiões, de forma a garantir a representatividade de todo Rio Grande do Sul na plataforma online.

musa-hibrida_faunadivulgacao

No site podem ser encontrados os vídeos, fotos e textos que são produzidos semanalmente sobre as bandas e músicos selecionados: Quarto Sensorial (Porto Alegre), Trabalhos Espaciais Manuais (Porto Alegre), As Aventuras (Porto Alegre), Carmen Correa (São Leopoldo), João Ortácio (Rosário do Sul), Musa Híbrida (Pelotas), Mar de Marte (Erechim), Poty Burch (Jaguarão), Ccoma (Caxias), Confraria Ventania (São Borja) e Similares (Bagé).

Para lançar a plataforma digital, o Fauna Festival contará com uma programação diversificada nos dias 19 e 20 de novembro de 2016, no Barraco Cultural (Rua Laurindo, 332). Além dos shows das 11 bandas selecionadas, o evento contará com uma feira de publicações independentes, foodtrucks e cervejas artesanais. Toda função acontecerá ao ar livre, com o fechamento de um trecho da rua e, claro, com entrada franca, garantindo o acesso de todos os interessados.

Antes disso, nos dias 5 e 6 de novembro será realizado um pré-festival, um “esquenta” composto por laboratórios de produção e palestras. A temática do remix será a tônica e os participantes serão estimulados a produzir uma publicação, uma projeção em vídeo e uma trilha sonora, tudo de forma coletiva e colaborativa.

A programação completa pode ser acessada em http://fauna.art.br/programacao

Já os vídeos e perfis das bandas podem ser vistos em http://fauna.art.br/artistas

Depois da realização do Festival, a plataforma online será aberta para que qualquer músico ou artista residente no RS possa incluir seu próprio material: vídeos, fotos e músicas. Já dá até para antecipar que é a partir desses novos perfis que surgirá um segundo Fauna Festival.

 

Por: Julia Assef