Peça aborda as relações amorosas e improvisa a partir de relatos colhidos na antesala da Álvaro Moreyra

Você já imaginou a sua história de amor sendo contada, ao vivo, para uma plateia e interpretada, por um casal de atores-palhaços? Pois esta é uma das propostas da TrupeZonaDeTeatro no espetáculo Enfim Sós – uma tragicomédia clownesca, que segue em temporada na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre, até o dia 30 de outubro, de sexta a domingo, às 20h. A montagem utiliza a linguagem do clown (palhaço) para falar de um tema caro ao ser humano: a relação a dois. O casamento é tomado como ambiente emblemático, onde sentimentos intensos e controversos são partilhados, em constante tensão, mas temperado com muito humor.

enfim_sos_-_foto_claudio_etges_3_br

Logo na entrada do teatro, o público é convidado a participar, narrando suas histórias pessoais, que depois são sorteadas e apresentadas durante a peça. Em cena, os atores se apropriam das narrativas e improvisam as situações sugeridas, acrescentando doses de humor e sensibilidade. Essas lembranças coletadas permitem ao elenco investigar a intersecção e os tensionamentos entre o trágico e o cômico, tendo como temática-base o amor.

Com atuações de Fábio Castilhos e Melissa Dornelles, tendo como diretora convidada Luciane Olendzki e assistência de direção de Giovanna Zottis, a dramaturgia foi construída a partir das improvisações dos atores e de relatos biográficos de histórias de amor, coletadas na pesquisa realizada com os moradores do Lar Maria de Nazaré, da Associação de Cegos Louis Braille (ACELB) e na atividade Amor (re)partido – uma ação performática na Usina do Gasômetro, que coletou relatos e histórias de amor, de pessoas que voluntariamente queriam compartilhar, improvisados pelos atores/palhaços e o músico responsável pela trilha sonora do espetáculo.

SERVIÇO:

O Quê: Enfim Sós – Uma tragicomédia clownesca, com Melissa Dorneles e Fábio Castilhos. Direção de Luciane Olendzki.
Quando: De 14 a 30 de outubro de 2016, de sexta a domingo, às 20h.
Onde: Sala Álvaro Moreyra, Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo 307), Porto Alegre-RS
Quanto: R$ 20,00 (inteira). Desconto de 50% para estudantes, idosos, professores e classe artística, mediante apresentação de documento comprobatório.
Venda antecipada: Loja Sirius (Rua da República, 304)

Duração: 80 minutos
Classificação etária: 14 anos

 

Por: Silvia Abreu