Porto Alegre volta a sediar a Festa Nacional da Música. Confira a programação!

ivan

Depois de 11 anos acontecendo na Serra Gaúcha, em Canela, a Festa Nacional da Música tem um novo palco: Porto Alegre. A capital vai respirar música e cultura durante os dez dias de evento, que acontece de 9 a 19 de outubro em novo formato. Consolidada como o mais importante encontro da música brasileira, a Festa irá manter a proposta de reunir grandes nomes da música nacional, músicos e bandas de diferentes gêneros e estilos, profissionais do show business, técnicos e produtores. Também seguem na programação as principais atividades realizadas nas últimas edições, como a noite de homenagens, o Gre-Nal dos Artistas, shows espontâneos, palestras e bate-papos sobre a indústria fonográfica – além da sempre convidada da honra: a diversão.

Neste ano, porém, o evento irá ganhar as ruas de Porto Alegre em uma programação aberta ao público e especialmente voltada a artistas regionais e locais: a Cidade da Música. Realizada de 9 a 15 de outubro como uma espécie de aquecimento para as atrações já tradicionais, as atividades serão gratuitas e passarão pelos principais pontos da capital gaúcha, como parques, praças, estações de trem, cinemas e teatros. Nesta agenda estão previstos shows, concertos, painéis, workshops, apresentações de grupos de folclore, de dança, de escolas de samba, festival de bandas marciais, sessões comentadas de filmes, entre outras atrações ligadas à música.

ABERTURA
A abertura oficial da Festa da Música irá ocorrer no dia 9 de outubro com uma apresentação da Escola da Ospa, no Parque da Redenção (próximo ao Monumento ao Expedicionário), a partir das 10h30. O concerto será seguido de uma Mostra de Conjuntos Universitários das Faculdades de Música do RS. À tarde, é a vez da música gaúcha comandar o palco da Redenção. Das 14h às 18h, vão se apresentar grupos e músicos como Tchê Guri, Elton Saldanha, Neto Fagundes, Antonio Villeroy, Guri de Uruguaiana, Oswaldir e Carlos Magrão, Luiz Carlos Borges, Daniel Torres, Cristiano Quevedo, Shana Müller, Samuca do Acordeon e Délcio Tavares.

Outra atividade que promete agitar Porto Alegre é a Descida da Borges no dia 14 de outubro. Das 20h às 21h30, a bateria da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina, campeã do carnaval de 2015, irá se apresentar na Av. Borges de Medeiros, com a participação da Banda da Saldanha, estandartes das escolas de samba de Porto Alegre e passistas.

TARDE GOSPEL
No domingo, dia 16 de outubro, a Festa Nacional da Música vai reunir em Porto Alegre, no Largo Glênio Peres, artistas nacionais e regionais para um megashow gospel. A apresentação gratuita será das 14h às 18h. O conhecido Domingo Gospel, conduzido pelo cantor e apresentador Fabinho Vargas, já tem a participação confirmada da cantora Daniela Araújo, dos cantores PG, Eli Soares, Paulo Cesar Baruk, Paulo Figueiró, projeto Preto no Branco, Banda Tanlan, entre outros.

Também no Largo Glênio Peres, estão previstos, ao longo da semana de 9 a 15 de outubro, apresentações de música clássica no horário do meio-dia e no final da tarde, como da Orquestra Villa-Lobos, por exemplo. Em minipalcos montados na Esquina Democrática, Mercado Público, estações de ônibus é a vez de novos talentos da música mostrarem a sua arte.

HOMENAGENS
Entre momentos mais esperados da Festa Nacional da Música, a noite de premiações será na noite de 17 de outubro, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, no Centro Histórico de Porto Alegre. A cerimônia, marcada pela diversidade da música nacional, proporciona uma celebração à música brasileira, reconhecendo a contribuição de profissionais à indústria fonográfica no País. Em sua 12ª edição, o evento irá homenagear a cantora Alcione, o coreógrafo Carlinhos de Jesus, o cantor Amado Batista, o saxofonista Leo Gandelman, a diva da black music Paula Lima, o grupo Turma do Pagode, o cantor tradicionalista Luiz Carlos Borges, o compositor e poeta Luiz Coronel e o rei das marchinhas de carnaval João Roberto Kelly, entre outros nomes ligados à MPB.

Além do grande número de personalidades musicais de todo o País, a Festa da Música se destaca pelo clima de confraternização entre artistas de gêneros e vertentes distintos. Todos os estilos são bem-vindos e têm espaço garantido: da bossa nova ao funk, do samba ao gospel, do sertanejo ao rock.

festa-musica

PROGRAMAÇÃO
08 DE OUTUBRO
14h – Apresentação da Banda Marcial Juliana no Colégio Júlio de Castilhos
14h30 às 17h50 – Painel: Gestão de Bandas Marciais e Musicais
Local: Auditório do Colégio Estadual Júlio de Castilhos (Avenida Piratini nº 76 – Porto Alegre/RS)
Dentro da programação da 12ª Festa Nacional da Música e antecedendo o seu início, será oferecido aos integrantes e simpatizantes de bandas marciais, bem como ao público em geral, um painel sobre Gestão de Bandas Marciais e Musicais.
Incrições: São gratuitas, podendo ser feitas antecipadamente ou no início do evento. Para inscrição antecipada, enviar e-mail para painelbandas@festanacionaldamusica.com.br

09 DE OUTUBRO
11h – Abertura da Festa Nacional da Música com Concerto da Ospa Jovem, sob a regência de Arthur Barbosa
Local: Parque da Redenção (próximo ao Monumento ao Expedicionário)

Programa do Concerto
– Ludwig van Beethoven: Sinfonia nº 5 (4º movimento – Allegro)
– Georges Bizet: Suite nº 1 da ópera “Carmen” (Introdução e “Toreadores”)
– Mozart Camargo Guarnieri: Dança Brasileira
– Folclore Brasileiro: Balaio
– Sivuca/ Glorinha Gadelha: Feira de Mangaio
– Lorenzo Fernandez: Reisado do Pastoreio (Batuque)
– Arturo Márquez: Danzón n. 2
– Ary Barroso: Aquarela do Brasil

14h às 17h – Show de Música Gaúcha
Local: Parque da Redenção (próximo ao Monumento ao Expedicionário)
Gravação do programa Galpão Crioulo
Estão confirmados até o momento: Tchê Guri, Elton Saldanha, Neto Fagundes, Guri de Uruguaiana, Oswaldir e Carlos Magrão, Luiz Carlos Borges, Daniel Torres, Cristiano Quevedo, Shana Müller, Samuca do Acordeon, Délcio Tavares, Serginho Moah, Lucas & Felipe e Fabinho Vargas.

12 DE OUTUBRO
9h30 às 14h – Festival de Bandas Marciais
O evento terá a apresentação da Banda da Brigada Militar (Porto Alegre), Banda Municipal de Porto Alegre, Banda Marcial La Salle São João (Porto Alegre), Banda Marcial São Marcos (Alvorada), Banda Marcial Juliana (Porto Alegre), Banda Gusmão Britto (São Leopoldo), Banda Mario Quintana (Porto Alegre) e Banda do 3º Batalhão de Polícia do Exército (Porto Alegre).
Local: Parque da Redenção (próximo ao Monumento ao Expedicionário)

14h30 às 17h – Palco Festa da Música – Atlântida
Show de Papas da Língua, Chimarruts, Rock de Galpão, Good Samaritans, Vitor Kley, Dingo Bells, Identidade, Acústico Gelpi, NEC, entre outros
Local: Parque da Redenção (próximo ao Monumento ao Expedicionário)

17h30 às 18h30 – Festival de Folclore com a apresentação de grupos étnicos de canto e dança
Local: Parque da Redenção (próximo ao Monumento ao Expedicionário)

13 DE OUTUBRO
10h às 18h – Música na Rua
Shows de novos talentos de diversos estilos musicais em minipalcos montados no Mercado Público de Porto Alegre e nas estações de ônibus do Centro Histórico

12h às 14h – Palco Festa da Música – Abramus
Local: Largo Glênio Peres (Centro Histórico de Porto Alegre)

17h às 19h – Palco Festa da Música – UBC
Local: Largo Glênio Peres (Centro Histórico de Porto Alegre)

19h30 – Painel Trilha Sonora no Cinema, Game e Publicidade
Local: Auditório da Famecos – na Pontifícia Universidade Católica do RS (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre)

14 DE OUTUBRO
20h às 21h30 – Descida da Borges
Apresentação da bateria da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina, campeã de 2016, com a participação da Banda da Saldanha, estandartes das escolas de samba de Porto Alegre, passistas e representantes das escolas de samba Imperadores do Samba e Bambas da Orgia
Local: Av. Borges de Medeiros

15 DE OUTUBRO
14h às 18h – Painel “Música e Carnaval”
Coordenação: Joaquim Lucena (coordenador de Manifestações Populares da Secretaria Municipal de Cultura
Maria Antônia Marques Brasil (coordenadora adjunta de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura de Porto Alegre)
Mediador: Cláudio Brito (advogado, jornalista, radialista e comentarista de carnaval)
Painelistas:
– Maria Augusta Rodrigues (carnavalesca, artista plástica, professora da Escola de Belas-Artes da UFRJ, comentarista da rede Globo sobre os desfiles do grupo especial e jurada do prêmio “Estandarte de Ouro”, considerado o Oscar do Samba)
– Milton Cunha (carnavalesco, comentarista de carnaval da TV Globo desde 2012, Doutor em Narrativas Carnavalescas pela UFRJ. Cursando o Pós Doutorado nas Belas Artes sobre o signo de Brasilidade em Rosa Magalhães)
– Nei Barbosa (jornalista, produtor artístico, diretor da Sebastiana – Associação de Blocos do Carnaval de Rua do RJ e criador da Carnavália – Feira de Negócios do Carnaval Brasileiro
Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre)

16 DE OUTUBRO
14h às 18h – Domingo Gospel
Local: Largo Glênio Peres (Centro Histórico de Porto Alegre)
* PG
* Eli Soares
* Daniela Araújo
* Salomão
* Preto no Branco
* Fabinho Vargas
* Paulo Figueiró
* Tanlan
* Paulo César Baruk
* Anayle Sullivan
* Opus Dei

Show Festa Nacional da Música – 50 Anos Rádio Caiçara
Rádio Caiçara comemora seu aniversário de 50 anos dentro da programação da Festa Nacional da Música com um show gratuito com artistas locais e nacionais
Local: Anfiteatro Por do Sol
10h às 13h – Diversas atividades promovidas pelo Sesc
14h às 18h – Apresentação de artistas nacionais e regionais com a apresentação do radialista Sérgio Zambiasi

17 DE OUTUBRO
9h às 12h – Chegada dos artistas e convidados ao Hotel Plaza São Rafael

Painel Gospel
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514 – Centro Histórico de Porto Alegre)

10h – A nova Música Cristã. O que mudou, pra onde iremos?
Mediador: Fabinho Vargas
Painelistas: Mauricio Soares (Sony Music)
Claudia Fonte (Som Livre)
Alomara Andrade (MK)
Renata Cenizio (Universal Music)
Alex Passos (Balaio Music)

11h30 – Cantor Gospel tem carreira ou Ministério?
Mediador: Fabinho Vargas
Painelistas: PG
Daniela Araujo
Eli Soares
Paulo Cezar Baruk
Clovis Pinho
Salomão

12h – Show Palco Festa da Música – RS Music Market
Local: Largo Glênio Peres (Centro Histórico de Porto Alegre)
Estão confirmado shows de Litera (Loop Discos/Marquise 51), Bombo Laral (Ué Discos), General Bonimores (180 selo Fonográfico), Madame Bogardan (Marquise 51), Cattarse (The Soutern Crown), Catavento (Honey Records), Mercado Público (Lets Go Produtora) e Supervão (Lezma Records)

16h30 – Espaço Ecad
Palestra: “O futuro da execução pública no ambiente digital”
O encontro vai discutir conceitos importantes sobre a música na internet, cobrança e distribuição dos direitos autorais realizados pelo Ecad (quem paga, quem não paga, critérios de cobrança, como é feita a distribuição dos valores), uso da tecnologia em todo processo e posicionamento jurídico.
Local: No Estande do Ecad no Hotel Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514)

22h – Noite de shows e homenagens (lista em formação)
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514)

Homenageados:
* Alcione
* Leo Gandelman
* Paula Lima
* Amado Batista
* Carlinhos de Jesus
* Benito Di Paula
* Luiz Carlos Borges
* Frejat
* Turma do Pagode
* Edson Erdmann
* Luiz Coronel
* João Roberto Kelly

18 DE OUTUBRO
10h às 12h – Painel: A história da Música Brasileira contada por seus protagonistas
Coordenação: Faculdades EST
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514)

10h às 11h – Painel: O Novíssimo Mercado da Música no RS
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514)

PARTICIPANTES:
– Luciano Balen – Incubadora de Música
Músico e Produtor Cultural. Bacharel em Administração de Empresas com foco em Marketing pela na Faculdade da Serra Gaúcha. Produtor Musical do CD “Peregrino” – Vencedor do 24º Prêmio da Música Brasileira na categoria Eletrônico.
Premiado no Edital Natura Musical 2015 – com o Projeto CCOMA Diretor geral do Festival Brasileiro de Música de Rua.
– Rodrigo Garras – 180 Selo Fonográfico
Rodrigo de Andrade, o Garras, é formado em História, Jornalismo e tem mestrado em Literatura. Fanzineiro desde meados da década de 1990, hoje lança discos de vinil pelo seu selo fonográfico independente (o 180 Selo Fonográfico), que tem no catálogo artistas como O Terno, Marcelo Gross e Cachorro Grande.
– Sarah Britto – Puro Movimento – Marquise 51 Hub criativo
Sarah Brito é produtora cultural de vocação e administradora de formação, pós-graduada em Gestão de Projetos pela FGV e Cultura Digital pela Unisinos. Atua como gestora da Puro Movimento, uma organização que provoca diálogos entre projetos culturais e marcas. Realizou projetos em parceria com o Ministério da Cultura, Iphan, Instituto Brasileiro de Museus, Funarte, Sebrae, Skol Music, Deezer e Perestroika. Sarah atua como o braço de gestão e captação de projetos da Marquise 51 Hub Criativo.
– Paulo Zé Barcellos – Festival Morrostock
O Zé é produtor e idealizador do Festival Morrostock que é realizado anualmente em Sapiranga indo para a décima edição em 2016. Também produziu as duas turnês na Europa de Os Replicantes. Foi coordenador Geral do GT de Cultura do Fórum Social Temático 2012, realizado em janeiro de 2012 em Porto Alegre. Foi Produtor Executivo de diversos artistas, entre eles, Wander Wildner, Pata de Elefante, Gilberto Six, Nassif, Os Replicantes, Locomotores entre outros. Elaborou projetos contemplados para o Minc, Fac – Prócultura e para o Fumproarte (Fundo de cultura de Porto alegre)

Mediação: Cida Pìmentel

12h às 13h – Apresentação da Orquestra Villa-Lobos, sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira
A apresentação dos jovens músicos da Orquestra Villa-Lobos com a particpação de artistas como Sérgio Reis, além de artistas regionais
Local: Largo Glênio Peres (Centro Histórico de Porto Alegre)

14h às 17h – Show musical para estudantes
Apresentação de artistas de diversos estilos musicais para estudantes da rede pública municipal
Local: Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685)

15h às 16h30 – Ninho da Criação
Os compositores Michael Sullivan, Paulo Massadas, Nando Cordel, João Roberto Kelly e Sá (da dupla Sá & Guarabyra) mostram as origens de suas canções e seus processos criativos. Apresentação da cantora Gisa Nunez
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514)

16h – Gre-Nal dos Artistas
Local: Estádio Esporte Clube São José (R. Padre Hildebrando, 1100 – Passo d’areia)
Obs.: Pede-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível

17h às 19h – Palco Festa da Música – Farroupilha
Apresentação de artistas nacionais e locais em palco montado no Largo Glênio Peres
Local: Largo Glênio Peres (Centro Histórico de Porto Alegre)

17h30 – Espaço Ecad
Palestra: “O futuro da execução pública no ambiente digital”

O encontro vai discutir conceitos importantes sobre a música na internet, cobrança e distribuição dos direitos autorais realizados pelo Ecad (quem paga, quem não paga, critérios de cobrança, como é feita a distribuição dos valores), uso da tecnologia em todo processo e posicionamento jurídico.
Local: No Estande do Ecad no Hotel Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514)

22h – Shows nacionais
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514)