Projeto de ocupação cultural leva arte e celebração para praças de NH

O projeto Viva Praça vai circular em três praças do município, promovendo diferentes aspectos da cultura local e ocupando o espaço público.

O projeto Viva Praça vai movimentar os sábados de Novo Hamburgo, entre os meses outubro e dezembro. A ação vai circular por três praças do município, valorizando e promovendo diferentes segmentos da cultural local, através da música, artes visuais, gastronomia e artesanato. O projeto também pretende requalificar as praças e incentivar que a comunidade utilize esses espaços.

choro-livre

“A Viva Praça tem alguns objetivos centrais. Um deles é reativar a cultura de ocupação dos espaços públicos pela sociedade civil. Outro é fomentar a economia regional e artesanal, fugindo das grandes empresas, empoderando a política das comunidades. E, claro, a vivência e apreciação das diversas expressões culturais das nossas gentes também tem que ser presença marcante nos eventos”, afirma Rafael Roos, produtor do projeto Viva Praça.

O projeto Viva Praça foi contemplado com edital do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Estado da Cultura. A verba recebida vai viabilizar a realização de três edições do evento itinerante, tendo como destino as praças Monsenhor Eugênio Backes, no Bairro Hamburgo Velho, Heitor Villa Lobos, do bairro Boa Vista, e Praça 20 de Setembro, no centro da cidade – que será a primeira a receber a atividade, no dia 1º de outubro, a partir das 12 horas. A cada edição, o evento vai contar com shows de conjuntos musicais, DJs, exposições de artes visuais, feira de artesanato e feira de gastronomia, com comidas, cervejas artesanais e sucos orgânicos.

Para quem quiser aproveitar ainda mais o evento, o Viva Praça vai oferecer atividades de qualificação aos participantes a cada edição – sendo um passeio guiado com mediação pelo Centro Histórico de Hamburgo Velho, e uma oficina de artesanato, realizada na praça do bairro Boa Vista.

O projeto Viva Praça tem o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, contemplado com o Edital SEDAC nº 03/2015 – Pró-cultura RS FAC #juntospelacultura. O projeto é uma realização da Imago Produtora, com produção da Casa de Cultura da Terra e apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo, Diretoria da Economia Solidária, Associação dos Artesãos de Hamburgo Velho, Cooperativa Colabore e Pentagrama Design Gráfico.

Sobre a primeira edição:

Acontece no dia 1º de outubro, na praça 20 de Setembro, a primeira edição do projeto Viva Praça. Com início às 12 horas, a programação do evento inclui feira de artesanato, exposição de artes visuais, rodas de conversas e outras expressões culturais, além de apresentações musicais de O Choro é Livre, Pedro Dom e Orquestra Livre, Uranius Blues e DJ Negro P. Entre as opções gastronômicas, haverá comidas naturais e opção de hambúrgueres feitos na hora.

 

Por: Marina Mentz