Grupo Magiluth encena dramaturgia sobre o mundo contemporâneo em Porto Alegre

O ano em que sonhamos perigosamente é o oitavo trabalho do grupo Magiluth. Uma soma dos doze anos de trajetória da companhia com o momento atual em que vivemos (política, movimentos, ocupações e a natureza das coisas). O novo espetáculo terá apresentações dias22 e 23 de setembro, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra, durante a 23a edição do Porto Alegre em Cena. Com direção de Pedro Wagner, o trabalho teve como disparadores iniciais a obra cinematográfica do grego Yorgos Lanthimos e os pensamentos de Slavoj Zizek e Gilles Deleuze.

unnamed

É uma montagem aberta a múltiplas interpretações, um ensaio de resistência ético­estético­político, são linhas, não formas pré­estabelecidas. Pode­se fugir, esconder, confundir, sabotar, cortar caminho. Não que existam caminhos certos. Existem caminhos certos? Não sabemos. Há, porém, a subjetividade e todas as suas nervuras e ramificações. Não há um modelo fechado. Não há ligação definitiva. São linhas de intensidade, apenas linhas de intensidade.

Os movimentos emancipatórios que desabrocharam mundialmente, a exemplo do Occupy Wall Street, a Primavera Árabe e da Revolução Laranja na Ucrânia, ainda que distintos em suas expressões e questionamentos, de alguma maneira reverberaram no Brasil em junho de 2013. Outro rizoma desses “sonhos emancipatórios” é o Movimento Ocupe Estelita que se torna latente e pulsante nos nossos corpos e discurso. Uma percepção racional do mundo? Um zeitgeist talvez. Colocaram uma lupa na crise do capitalismo e por consequência, na crise dos modelos de poder dos estados. Assim como Lanthimos enfoca conflitos familiares para falar sobre o colapso nacional grego, O ano em que sonhamos perigosamente utiliza o próprio “fazer teatral” para questionar o momento político atual.

No palco, cinco homens treinam. Buscam novas formas e composições de/para construir algo belo, algo que ainda não se sabe o nome. A ação, por si mesma e em si mesma, não muda. As pessoas, sim. As pessoas dançam. O ano em que sonhamos perigosamente foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014 de montagem. A dramaturgia é fruto do projeto Jogo Magiluth: Manuntenção de Pesquisa, pelo Funcultura 2013/2014, e recebe apoio do Centro de Formação e Pesquisa Apolo­Hermilo pelo edital de pesquisa 2015.1.

 

Pedro Wagner

Ator e diretor, estudou Teatro na UFPE. Membro do Grupo Magiluth desde 2009, atuou nos trabalhos: Ato, O Canto de Gregório, Aquilo que o meu olhar guardou para você, Viúva, porém honesta, Luiz Lua Gonzaga. Dentro do Magiluth, além da função de ator e educador que ocupa, também de diretor tendo assinado a direção dos espetáculos 1 Torto e O ano em que sonhamos perigosamente, nesse último também é responsável pela dramaturgia junto com Giordano Castro.

 

Grupo Magiluth

Fundado em 2004, o grupo Magiluth tem um trabalho de pesquisa e experimentação constante na cena teatral recifense, sendo apontado como um dos principais grupos teatrais do país. O Magiluth circula com seu conjunto de atores por diversos estados brasileiros. Nos oito espetáculos criados ao longo de onze anos de existência, o grupo busca um teatro independente, de realização contínua e de extremo aprofundamento na busca pela qualidade estética. Os espetáculos realizados foram: Corra (2007), Ato (2008), 1 Torto (2010), O canto de Gregório  (2011),  Aquilo  que  meu  olhar  guardou  para  você  (2012) Viúva, porém honesta (2012), Luiz Lua Gonzaga (2012) e O ano em que sonhamos perigosamente (2015). O Magiluth participou de importantes projetos no cenário teatral brasileiro, tal como o Programa Rumos Itaú Cultural — Teatro. Em 2012 foi escolhido pela revista Contigo! pelo prêmio Talentos do Brasil e ainda apontado como a segunda melhor estreia do teatro nacional pelo Guia da Folha de São Paulo.

 

Ficha técnica

Direção: Pedro Wagner / Dramaturgia: Giordano Castro e Pedro Wagner / Elenco: Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Mário Sergio Cabral e Pedro Wagner / Elenco stand in: Lucas Torres e Bruno Parmera / Preparação corporal: Flávia Pinheiro / Desenho de som: Leandro Oliván / Desenho de luz: Pedro Vilela / Direção de arte: Flávia Pinheiro / Design gráfico: Thiago Liberdade / Caixas de som: Emanuel Rangel, Jeffeson Mandu e Leandro Oliván / Técnico: Lucas Torres / Realização: Grupo Magiluth / Duração: 75 minutos / Recomendação etária: 16 anos

 

SERVIÇO

O ANO EM QUE SONHAMOS PERIGOSAMENTE (PE)

Do grupo Magiluth, com direção de Pedro Wagner

Dias 22 e 23 de setembro

Quinta e sexta, às 19h

Sala Álvaro Moreyra (Av. Érico Verissimo, 307 – Azenha)

 

Ingressos

R$ 20 inteiro / R$ 10 promocional*

 

Vendas

Site: www.ingressospoaemcena.com.br

Telefone: (51) 3030.1500 (ramal 512): de segunda a sexta, das 9 às 18h. Excepcionalmente no domingo, 4 de setembro, o telefone estará funcionando das 9h às 18h.

Loja Myticket do Moinhos de Vento (Rua Padre Chagas, 327, loja 6): de segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábados, das 10h às 15h. Excepcionalmente no domingo, 4 de setembro, o local estará funcionando das 9h às 18h.

 

Por: Agência Cigana