Série de documentários apresenta a diversidade da música produzida no Rio Grande do Sul

Foto: Mario Neto

Uma série de documentários em curta metragem irá mostrar a pluralidade da música produzida no Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte do Gema – projeto de pesquisa e registros multimídias, idealizado pelo pesquisador e produtor cultural Lucas Luz, contemplado pelo edital Natura Musical.Lucas reuniu um grupo de músicos e pesquisadores que, com a consultoria de Arthur de Faria e Pedrinho Figueiredo, percorreram o Estado realizando vivências e interações com diferentes músicos, mestres, grupos e comunidades tradicionais. O resultado dessa viagem são dez documentários em curta-metragem, podcasts, fotos e textos, que serão publicados no site www.projetogema.com.br .  Também será lançada uma revista com fotos e um pequeno perfil dos protagonistas registrados, para distribuição gratuita em escolas e pontos de cultura.

 

Foto: Mario Neto
Foto: Mario Neto

Os protagonistas desta história são os índios Mbya-Guarani da Aldeia Tekoa Guaviraty Porã, de Santa Maria; Regional do Ibicuí, formado por negros quilombolas que cultivam a tradição da gaita, em Santana do Livramento; *Bonitinho, guitar-hero conhecido por animar bailes e salões de CTGs pelo estado; Maçambique de Osório, um dos grupos tradicionais mais antigos do RS, formado por negros devotos de Nossa Senhora do Rosário; Goela Seca, bandinha típica alemã da cidade de Feliz; Adelar Bertussi, um dos maiores gaiteiros do Brasil e grande divulgador do bugio, ritmo genuíno gaúcho, com origens indígenas; Luis Vagner, guitarreiro, suingueiro, cantor e compositor; Antônio Carlos de Xangô, um dos mais velhos pais-de-santo do Estado; Mestre Paraquedas, mestre griô, contador de histórias, artista plástico, pesquisador e compositor; e Mestre Renato, mestre de terno de reis e luthier de violas, violões, violinos, cavaquinhos e bandolins.

O projeto registra as diferentes faces que compõem o universo da música produzida no Rio Grande do Sul. É fruto de uma pesquisa que envolve os elementos e a linguagem musical presente em *tradições ancestrais e folclóricas do território gaúcho, transmitidas pela interação entre diferentes povos, como espanhóis, portugueses, índios, africanos, italianos e alemães, entre outros, e seus contextos, como o rural e o urbano.

O conteúdo produzido para diferentes plataformas mostra as características plurais da música produzida no Estado, comprovando o quanto ela é universal e, acima de tudo, brasileira. “É a busca por uma quebra de preconceitos e para que entendamos as nossas particularidades musicais. Traremos uma colaboração ao desenvolvimento do universo cultural do Rio Grande do Sul, apresentando, de forma didática, informações sobre alguns músicos e gêneros musicais praticados em nosso território”, explica Luz.

O projeto foi contemplado pelo edital Rio Grande do Sul do programa Natura Musical com apoio e financiado pelo Pró-cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. “Com a criação em 2014 de um edital exclusivo para o patrocínio da produção musical gaúcha, o Natura Musical tem a oportunidade de reconhecer e valorizar a cena local, em todas as suas vertentes, tradicional ou contemporânea. O projeto Gema nos ajudará a mapear e contar a história dessa produção”, diz *Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

 

EXIBIÇÃO ONLINE E SESSÕES COMENTADAS

Os dez documentários, registros fotográficos, textos e entrevistas serão divulgados entre os  meses de setembro e dezembro no ambiente digital no site www.projetogema.com.br e fanpage www.facebook.com/ProjetoGema . Além disso, haverá sessões comentadas em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Caxias do Sul*, com a participação da equipe do projeto.

 

Projeto Gema

Data: 15/9/2016

Horário: 19h

Local: Santander Cultural *(Rua 7 de Setembro, 1028)

Entrada franca

PROJETO GEMA – 5 PRIMEIROS EPISÓDIOS

Gênero: Documentário

Classificação: 14 anos

 

CONOGRAMA DE LANÇAMENTOS E SESSÕES COMENTADAS:*

15 de setembro: *Sessão comentada em Porto Alegre | Santander Cultural

20 de setembro: *Lançamento online | Vídeos #1 e #2 – Aldeia Guarani Mbya Tekoá Guaviraty e Regional do Ibicuí

23 de setembro: *Sessão comentada em Canoas | Villa Mimosa

26 de setembro: *Lançamento online | Vídeo #3 – Bonitinho

10 de outubro: *Lançamento online | Vídeo #4 – Maçambique de Osório

11 de outubro: *Sessão comentada em Caxias do Sul | Teatro do SESC

24 de outubro: *Lançamento online |Vídeo #5 – Bandinha Típica Alemã Goela Seca

7 de novembro: *Lançamento online | Vídeo #6 – Adelar Bertussi

14 de novembro: *Lançamento online |Vídeo #7 – Antônio Carlos de Xangô

21 de novembro: *Lançamento online |Vídeo #8 – Luis Vagner

2 de dezembro: *Lançamento online |Vídeo #9 – Mestre Paraquedas

19 de dezembro: *Lançamento online |Vídeo #10 – Mestre Renato

 

Por: Raphaela Donaduce Flores