Palco Principal da Expointer segue exibindo talentos do Sul

A programação do projeto Música Ciranda Rio-Grandense prossegue até domingo, no Palco Principal, oferecendo um panorama da produção musical do Estado. As atrações desta sexta-feira ficam por conta de Marcelo Caminha (14h), Fanfarra 3º RCG (14h40min), Érlon Péricles (15h), Valdomiro Maicá (16h), Rogério Magrão (17h), Maria Luiza Benitez (18h), Jorge Guedes e Família (19h), Edson Vargas e Grupo Galope do Mouro (20h). A iniciativa cultura conta com o financiamento do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e tem o patrocínio master do Banrisul e também do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Sulgás, Corsan, Inbetta, Farmácias São João e Ipiranga.

Maria_Luiza_Benitez__Foto_Luiz_Alvila_br

Fronteiriça e Chamamecera

Um dos destaques da programação desta sexta-feira é o show da cantora Maria Luiza Benitez. Com mais de 40 anos de carreira dedicados à música latino-americana, faz parte da geração das primeiras intérpretes, precursora do movimento nativista do Rio Grande do Sul. Eclética e inovadora, traz em seu show, Fronteiriça e Chamamecera, que inicia às 18h, a alegria e emoção do chamamé – gênero musical que transcende o espaço e o tempo, resultado do amor, da fusão de raças, que misturadas com o tempo contam a história do seu povo, ultrapassando fronteiras. Diversas vezes premiada, além de locutora, é apresentadora dos programas: Nos Quadrantes do Sul e Chasque da Malú, na Rádio Guaiba de Porto Alegre, o que lhe rendeu, em dois anos, o Prêmio Press de Jornalismo.

Sobre o projeto

No segundo semestre de cada ano, os gaúchos realizam diversas manifestações artístico-culturais no RS, vivenciada em cada município com o encontro da população em eventos culturais com exposição da cultura gaúcha através de artesanato, mostras de hábitos alimentares, dança e música.

A fim de colaborar com este movimento rico culturalmente e de grande adesão popular, o Projeto Musica Ciranda Rio-Grandense pretende levar nomes artísticos e característicos da cultura gaúcha para um evento no município de Esteio, que apesar de não ser a capital do Estado, é um município de mais de 80 mil habitantes além de ser passagem de todos os municípios da região metropolitana na saída ou chegada a capital porto-alegrense.

A programação prossegue no sábado (03), destacando: Orquestra de Panambi (14h), Banda 19º BIMTZ (14h40min), Grupo Alma do Pampa (15h), Robison Boeira (16h), Tatiéle Bueno (17), Iedo Silva (18h), Sergio Rojas (19h).

No encerramento do projeto Musica Ciranda Rio-Grandense, no domingo (04), se exibem Luciano Maia 14h, Banda 3º BPE (14h40min), Mas Bah! (15h), Tiburcio da Estância (16h), Renato Borghetti (17h), Daniel torres (18h), Cesar Oliveira e Rogério Melo (19h) e Elton Saldanha (20h). Ao todo, 65 atrações passarão pelo Palco Principal da Expointer apresentando a diversidade da música produzida no Estado.

 

Por: Silvia Abreu