Livro resgata história do clássico do cinema gaúcho ‘Verdes Anos’

Acontece no próximo sábado, 6 de agosto, às 17h, na Cinemateca Capitólio, o livro Verdes Anos – Memórias de um Filme e de uma Geração. A publicação, que resgata a história do filme Verdes Anos (1984), dirigido por Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, é de autoria da historiadora Alice Dubina Trusz. Após a sessão de autógrafos, o longa será exibido, em 35mm, na sessão das 19h, com entrada  franca.

Verdes-Anos-Memorias-de-um-Filme-e-de-uma-Geracao_Elenco-e-diretores

Verdes Anos teve sua primeira exibição pública no dia 9 de abril de 1984, no Festival de Cinema de Gramado, e estreou comercialmente em 25 de maio daquele mesmo ano. Inspirado em um conto do escritor Luiz Fernando Imediato, o filme o cotidiano de um grupo de jovens que vive em uma pequena cidade do interior do estado, no auge da ditadura militar. Além de marcar uma geração e assinalar  o momento de profissionalização da dupla de diretores, Verdes Anos também acompanha os primeiros passos de atores como Werner Schünemann, Marcos Breda, Márcia do Canto e Luciene Adami.

Verdes-Anos-Memorias-de-um-Filme-e-de-uma-Geracao

Verdes Anos – Memórias de um Filme e de uma Geração, inaugura a linha de publicações da Cinemateca Capitólio, em parceria entre a Secretaria da Cultura de Porto Alegre e a Editora da UFRGS. Ao longo de um ano, Alice Dubina realizou dezenas de entrevistas com os profissionais envolvidos na produção do filme e mergulhou em arquivos para vasculhar os jornais da época, a fim de resgatar os bastidores e o impacto provocado por seu lançamento. A edição inclui ainda o conto original que deu origem ao roteiro e um caderno com fotos de cena e bastidores das filmagens. O texto de apresentação é assinado pela jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano, uma das maiores entusiastas do filme dirigido por Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil.

 

Por: Culturíssima