Festival de Cinema Polonês entra em cartaz no Cine Santander Cultural

O Festival de Cinema Polonês, que entra em cartaz no Cine Santander Cultural no final de julho, exibe ao público brasileiro, desde 2009, as melhores produções cinematográficas da Polônia, em sua maioria inéditas no país. A 6ª mostra reúne seis longas de ficção e seis curtas documentários que circulam pelos principais centros culturais do Brasil: Rio de Janeiro (CCBB), São Paulo (CCBB e SESC Pinheiros), Brasília (CCBB), Curitiba (Cinemateca), Fortaleza (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), Porto Alegre (Santander Cultural) e Belo Horizonte (Fundação Clóvis Salgado), entre os meses de junho e agosto.

VARSÓVIA_ Foto Divulga Prana Fil mes 3

Nesta edição, o objetivo é destacar novos talentos e apresentar obras contemporâneas produzidas entre 2012 e 2015. “O cinema polonês é considerado um dos mais expressivos do mundo, graças ao trabalho de grandes diretores como Andrzej Wajda, Krzysztof Kieslowski, JerzySkolimowski ou Roman Planski. Porém, o cinema polonês atual e seus realizadores são desconhecidos por grande parte do público brasileiro. Queremos ampliar essa lista de diretores e apresentar outros nomes interessante da nova geração, que estão produzindo filmes de impacto, ressonante e premiados neste novo século, como: Jan Komasa, Tomasz Wasilewski,Bodo Kox e Tomasz Śliwiński,” explica Ewa Zukrowska, cocuradora e produtora do Festival no Brasil.

Entre os longas, está o premiado Prédios Flutuantes que conta sobre o desejo proibido e a busca de identidade; a história dos irmãos Jacek , Tomak e Magda no título A Moça do Armário  – considerada a melhor estreia dos últimos anos. A nova geração que se comunica pelo Skype e Facebook aparece no longa A Promessa. O começo da carreira de um famoso cardiologista que, apesar da dura realidade comunista, revolucionou a medicina polonesa é contado no filme Deuses. Uma investigação sobre a morte de uma jovem mulher em Jeziorak. E por fim, uma história universal da juventude e amor, tendo como plano de fundo uma guerra, em Varsóvia 44.

O destaque fica por conta de curtas documentários com curadoria da Fundação de Cinema em Cracóvia – um dos organizadores mais antigo dos Festivais de cinema na Europa, dedicado a curtas e animação. O programa consiste em obras realizadas pelas melhores escolas de cinema na Polônia. Entre os títulos, estão: Nossa Maldição, indicado ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem e O Objeto, vencedor da menção especial no Festival de Sundance em 2015.

O Festival é uma realização conjunta do Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Polonês de Cinema, Embaixada da Polônia em Brasília, Agência Mañana e a Fundação de Cinema de Cracóvia, que juntos promovem produções cinematográficas polonesas no Brasil.

 

Festival de Cinema Polonês

28 de jul – qui

15h – Programa de Curtas da Polônia 1 Vários Diretores

17h – Jeziorak Michal Otlowski

19h – Deuses Lukasz Palowski

Sessão comentada pelo músico Tiago Halewicz

 

29 de jul – sex

15h –  Programa de Curtas da Polônia 2             Vários Diretores

17h –  A Moça do Armário Bodo Kox

19h –  Prédios Flutuantes Tomasz Wasilewski

 

30 de jul – sáb

15h – Varsóvia 44 Jan Komasa

17h –  As Mãos de Orlac Robert Wiene

Sessão especial musicada ao vivo pelo artista Diego Poloni

 

31 de jul – dom

15h – A Promessa Anna Kazejak

17h – Programa de Curtas da Polônia 1             Vários Diretores

19h – Jeziorak Michal Otlowski

 

2 de ago – ter

15h –  Deuses Lukasz Palowski

17h – Programa de Curtas da Polônia 2             Vários Diretores

19h      A Moça do Armário Bodo Kox

 

3 de ago – qua

15h – Prédios Flutuantes Tomasz Wasilewski

17h – Varsóvia 44 Jan Komasa

19h – A Promessa Anna Kazejak

 

 

SINOPSES

DEUSES

Bogowie, Polônia, 2014, cor, 112 min

O filme narra a trajetória do cardiologista Religa, que em 1985 realizou o primeiro transplante de coração na Polônia. Ele proporcionava aos pacientes a certeza de que faria tudo para salvá-los. Não era religioso, mas a palavra “santo” se apegou a ele.

D: Lukasz Palowski. G: Drama/Biografia. CI: 16 anos.

Sessão comentada – 2 de julho – 19h

Tiago Halewicz – Diretor cultural da Casamundi Cultura. Pianista, graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, atua como músico e pesquisador na área de cultura polonesa.

JEZIORAK

Jeziorak, Polônia, 2014, cor, 94 min

Iza Dereń, uma policial de um vilarejo, conduz uma investigação sobre a morte de uma jovem mulher. Ao mesmo tempo ocorre a busca de dois policiais desaparecidos em serviço – um deles parceiro de Iza e pai de gêmeos que estão para nascer.

D, R: Michal Otlowski. G: Policial/Drama. CI: 16 anos.

A MOÇA DO ARMÁRIO

Dziewczyna z Szafy, Polônia, 2012, cor, 88 min

Três vizinhos solitários se alienam e se isolam de formas diversas. Jacek busca contatos pela internet, seu irmão Tomek tem um disfunção cerebral e Magda passa seu tempo reclusa em seu apartamento. O que aconteceria caso os três se tornassem amigos?

D, R: Bodo Kox. G: Drama. CI: 16 anos.

A PROMESSA

Obietnica, Polônia, Dinamarca, 2014, cor, 93 min

Lila é uma adolescente que descobre que seu namorado, Janek, a traiu com outra garota. Buscando vingança, ela inicia uma sequência de eventos que não poderá mais impedir, levando a terríveis consequências.

D: Anna Kazejak. G: Drama/Thriller. CI: 16 anos.

PRÉDIOS FLUTUANTES

Plinace Wiezowce, Polônia, 2013, cor, 89 min

Kuba é um dos atletas mais promissores da Academia de Educação Física e vive com a namorada. Ao conhecer Michal em uma festa, nasce um forte laço entre os dois homens, o que desperta a homossexualidade de Kuba.

D, R: Tomasz Wasilewski. G: Drama/Romance. CI: 16 anos.

VARSÓVIA 44

Miasto 44, Polônia, 2014, cor, 122 min

Em 1944, na Varsóvia ocupada, Stefan trabalha para sustentar a família. O exército clandestino polonês decide atacar os alemães – enfraquecidos, em fuga para o Oeste. Mas a felicidade dura pouco quando o exército inimigo invade em peso a Varsóvia.

D, R: Jan Komasa. G: Drama. CI: 16 anos.

PROGRAMA DE CURTAS DA POLÔNIA 1

O Programa de Curtas da Polônia 1 tem os seguintes títulos: Objeto (D: Paulina Skibinska, 2015, 15 min), Nossa Maldição (D: Tomasz Sliwinski, 2013, 28 min), Rogalik (D: Pawel Ziemilski, 2012, 17 min). CI: Livre.

PROGRAMA DE CURTAS DA POLÔNIA 2

O programa de Curtas da Polônia 2 tem os seguintes títulos: Superunidade (D: Teresa Czepiec, 2014, 19 min), Ponto de Partida (D: Michal Szczesniak, 2014, 25 min), Sete Homens de Diferentes Idades (D: Slawomir Witek, 2013, 12 min). CI: 12 anos.

 

SERVIÇO

Programação regular: R$ 10,00

Pessoas acima de 60 anos e estudantes (programação regular): R$ 5,00

Funcionários e clientes Santander têm entrada franca nos dias de programação regular (ingressos limitados).

Programação sujeita a alteração

85 lugares – Dolby Digital

Ar-condicionado

Acesso para portadores de necessidades especiais

 

 

 

Por: Mariele Salgado