Marcelo Armani apresenta “ESCUTA” na Casa de Artes Villa Mimosa

Foto: Marcelo Armani

Na mostra “Escuta”, o artista sonoro Marcelo Armani apresenta, na Casa Das Artes Villa Mimosa, uma série de obras produzidas entre 2014 e 2015.​​ Estarão expostos trabalhos como a instalação sonora “Carne Seca” que integrou a 10ª Bienal do Mercosul, além de três trabalhos inéditos no Estado do Rio Grande do Sul, “À Capela”, “Bambus” e “Concerto para Cocho”, produzidos durante o programa de residência artística Rural. Scapes, em uma antiga fazenda de café, localizada na cidade de São José do Barreiro, interior de São Paulo.​

Foto: Marcelo Armani
Foto: Marcelo Armani

​Esses projetos estão articulados em instalações sonoras multicanais, amplificando espacialidades, plasticidades e as sensações desse material invisível. O artista utiliza uma variedade de técnicas e processos na composição de peças sonoras e suportes visuais que os aproxima de conceitos presentes na música eletroacústica e concreta, no ready made, no conceitualismo e na landart. As peças são o resultado de diferentes registros extraídos da paisagem acústica, utilizando microfones de contato, subaquáticos e shotguns, que são tratados e manipulados através de softwares de áudio e inseridos num diálogo com elementos visuais, como a fotografia e a escultura.

Armani retrata, assim, questões políticas, sociais, religiosas, geográficas e culturais, vinculadas às relações do homem com o tempo e o espaço, em narrativas que lidam com a construção de mapeamentos sonoros efêmeros, presentes na rede do convívio humano, em suas condições ambientais e arquitetônicas.

Serviço:

Mostra “Escuta”

Casa das Artes Villa Mimosa – Av. Guilherme Schell, 6270, Canoas

Abertura: 21 de julho, às 19 horas

Visitação de 22 de julho a 04 de setembro, de terça a sexta, das 09h às 18h; sábados e domingos, das 14h às 19h.

 

 

Por: Liane Strapazzon