Curso de animação da Osso Filmes traz Ale Abreu a Porto Alegre e oferece bolsas para estudantes de baixa renda

Mais uma iniciativa da Osso Filmes para o mercado de filmes animados no Rio Grande do Sul, o projeto “Quadro a Quadro: Orientação de filmes animados, da concepção à distribuição” é um curso inicial de animação voltado para o público a partir dos 15 anos. Os alunos também contam com orientação dos próprios projetos de curta-metragem.

DSC09694

No cronograma estão previstas quatro oficinas: dramaturgia, arte conceitual, animação e produção. O aluno poderá optar na inscrição por uma destas especialidades e terá uma aula por mês ao longo de quatro meses. Entre os professores estão: Leo Garcia, Rodrigo John, James Zortéa, Fabiano Pandolfi, José Maia e Marta Machado.

No final de cada mês as quatro turmas vão compartilhar os processos de criação em projetos de curta-metragem e assistir a uma palestra gratuita com convidados especiais. São presenças confirmadas: Ale Abreu (diretor de “O Menino e o Mundo”, ganhador do mais importante prêmio da animação mundial: Melhor Filme em *Annecy* e indicado ao Oscar 2016); Wesley Rodrigues  (diretor dos curtas “Viagem na Chuva” e “Faroeste: Um Autêntico Western”, este vencedor de prêmios como Melhor animação brasileira no Animamundi – juri popular e Melhor animação no Festival de Brasília); Otto Guerra (diretor de “Wood & Stock: sexo, orégano e rock’n’roll” e “Até que a Sbórnia nos Separe”, vencedor do júti popular no Festival de Gramado e na Mostra de São Paulo) e Cesar Cabral (presidente da ABCA, Associação Brasileira de Cinema de Animação, diretor do curta-metragem em animação stop motion “Dossiê Rê Bordosa”, que conquistou mais de 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais e “Tempestade”, curta-metragem que participou dos festivais de Annecy, Havana, Hiroshima e do Sundance Film Festival).

O projeto “Quadro a Quadro” oferece 60 vagas, sendo 20 delas destinadas a jovens de baixa renda. Este projeto é ganhador do edital “Pró-cultura RS FAC #juntospelacultura” realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA RS FAC). O curso oferece um entendimento amplo sobre a área de animação, suas especificidades e a oportunidade de contato com um referencial técnico e artístico e com diversos profissionais da área. O projeto pretende iniciar o jovem ao mundo da animação, aprofundar suas potencialidades, estimular seu encontro com parceiros com os mesmos interesses, assim possibilitando que ele possa se inserir profissionalmente no mercado da animação. A inscrição pode ser feita através do site www.quadroaquadro.ossofilmes.com. As vagas são limitadas.

 

Serviço:

Quadro a Quadro – Orientação de filmes animados, da concepção à distribuição

Inscrições até dia 31 de julho – Início das aulas: 6 de agosto

Valor do investimento: R$ 400,00

Informações e inscrição no site: www.quadroaquadro.ossofilmes.com

 

Por: Carolina Zogbi