Show de Conrado Paulino abre o projeto Café Fon Fon – Palco Musical nesta quinta-feira

Foto: Gal Oppido

Conrado Paulino Quarteto abre a programação, nesta quinta-feira, dia 14 de julho, do projeto Café Fon Fon – Palco Musical, vencedor do Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Funarte. O músico, compositor e arrajador vem lançar seu mais recente trabalho de música brasileira instrumental, o CD, ‘Quatro Climas’, acompanhado dos músicos Debora Gurgel (piano e flauta), Marinho Andreotti (contrabaixo) e Percio Sapia (bateria). O show inicia-se às 21h30min.

Foto: Gal Oppido
Foto: Gal Oppido

Nos últimos quatro anos, o Café Fon Fon vem e tornado um dos locais emblemáticos do Jazz e da música brasileira de excelência, em Porto Alegre. O projeto se estenderá até dezembro próximo, com uma programação especial que reunirá nomes de destaque internacional da cena nacional e local.

Quatro Climas

A excelente mistura do repertório e dos ritmos brasileiros com a linguagem jazzística faz do Conrado Paulino Quarteto, um dos grupos mais interessantes e criativos do cenário atual. Sua sonoridade original e performance de palco torna a sofisticada música do grupo acessível para todo tipo de ouvinte, sempre unindo equilibradamente a sua moderna concepção harmônica com o balanço brasileiro e uma grande abertura para a improvisação. No repertório, temas como ‘Doralice’ (Caymmi), ‘A felicidade’ (Jobim), ‘Choro Bandido’ (Edu Lobo) e composições autorais, como a valsa ‘Isabel’, o baião ‘Salada Nordestina’ e o samba-choro ‘Samba da Catalina’.

Lançado em 2015 pela Tratore, ‘Quatro Climas’, o mais recente CD do grupo, chega com o aval de Dori Caymmi e André Mehmari, cujos elogiosos textos figuram na capa. Nesse novo trabalho, o quarteto interpreta composições autorais como a lírica ‘Valsa Errante’, o energético jazz “Gêmeos’ e o divertido frevo ‘O esquimó em Olinda’, assim como releituras de músicas de autores consagrados como Jobim, Edu Lobo e Dorival Caymmi. Além dos quatro virtuosos instrumentistas do Quarteto, o CD traz também as participações especiais de Lea Freire (flauta), Alexandre Ribeiro (clarinete), Tatiana Parra (voz) e Daniel D’Alcântara. O CD teve ótima acolhida nos meios especializados, ganhando resenhas elogiosas nos principais jornais brasileiros e em sites de música do Brasil, USA e Japão.

O Projeto

Segundo o músico e compositor Luizinho Santos, curador e um dos idealizadores do projeto do projeto Café Fon Fon – Palco Musical, a iniciativa busca ampliar a oferta de programação para a música popular oferecida pelo espaço desde 2012, ano de sua criação. ‘Este espaço multicultural consolidou-se nos últimos quatro anos como um cenário qualificado da diversificada produção musical gaúcha e brasileira’, enfatiza o artista, que administra a casa, juntamente com sua sócia, a pianista Bethy Krieger. A iniciativa da produtora Silvia Abreu e do Café Fon Fon é realizada com recursos do Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015, promovido pelo Ministério da Cultura/Funarte.

Até o final do ano, tocarão no palco do Café Fon Fon as seguintes atrações: Fernando Corona Quarteto (11/08), Duo Feito em Casa: Catarina e Domenici  e James Correa (08/09), Kaaren Wolkmann (22/09), Eduardo Neves e Rogério Caetano (13/10), Dúnia Elias, Artur Elias e Giovanni Berti (10/11), Pedro Tagliani Quarteto (24/11) e Leandro Braga Trio (08/12)

Os shows iniciam às 21h30min, com dois blocos de 45 minutos, cada. Os ingressos custam R$ 10,00 e há possibilidade de se adquirir o passaporte para todas as apresentações, antecipadamente.

Além da programação diferenciada, o Café Fon Fon apresenta outras novidades aos artistas e ao público: novo mobiliário, melhoria na iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, banheiros adaptados e cardápio em braile.

SERVIÇO:

O Quê: Conrado Paulino Quarteto na abertura do projeto Café Fon Fon – Palco Musical,

Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Catro, 20, Bairro Farroupilha) Porto Alegre-RS

Quando: Dia 14 de julho de 2016, quinta-feira, às 21h3min

Quanto: R$ 10,00

 

Por: Silvia Abreu