Conrado Paulino ministra oficina de Arranjos e Improvisação para Violão e Guitarra Solo no Café Fon Fon

O violonista Conrado Paulino, professor de Violão, Guitarra-jazz e de Harmonia da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, ministra a oficina de Oficina de Arranjos e Improvisação para Violão e Guitarra Solo no próximo dia 13 de julho, das 16h às 19h, no Café Fon Fon, em Porto Alegre. A atividade integra a programação do projeto Café Fon Fon – Palco Musical, projeto vencedor do Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Funarte.

conrado_paulino__oficina

A oficina propõe uma visão revolucionaria de como entender o instrumento definitivamente, superando suas limitações naturais e fazendo uma leitura melódica e harmônica pianística do mesmo, buscando tornar o aluno mais músico do que violonista. Após esse curto porém importante ponto de partida, o curso brinda uma visão geral de como criar, desenvolver e estruturar um arranjo para violão solo (ou guitarra fingerstyle) com ênfase no violão brasileiro e no jazz.

Através da escolha de um tema, da execução e análise de arranjos do professor e dos alunos e da execução de arranjos de autores consagrados como Baden e Garoto, serão dadas orientações gerais sobre diversos assuntos como distribuição de acordes, linha de baixo, condução rítmica, acompanhamento, linha melódica, chord melody, possibilidades de improvisação dentro do contexto e estrutura do arranjo (intro, exposição, fim), sempre de forma interativa e dinâmica.

Show

No 14 de julho, às 21h30min, Conrado Paulino se apresenta no palco do Café Fon Fon com seu quarteto formado por Debora Gurgel (piano e flauta), Marinho Andreotti (contrabaixo) e Percio Sapia (bateria). O grupo, que é reconhecido por sua excelência em misturar ritmos brasileiros com a linguagem jazzística, estará apresentando seu mais recente trabalho, o CD Quatro Climas, lançado em 2015 pela Tratore. Considerado pela crítica como um dos grupos mais interessantes e criativos do cenário atual, Conrado Paulino Quarteto torna acessível ao grande público sua sofisticada música, sempre unindo equilibradamente a sua moderna concepção harmônica com o balanço brasileiro e uma grande abertura para a improvisação.

Informações e inscrições pelo fone (51) 93727362 e (51) 93080285.

Links:

Conrado Paulino Quarteto: Doralice (Dorival Caymmi) – https://www.youtube.com/watch?v=4oR-lSQ9bFA

Conrado Paulino Quarteto: Samba da Catalina (C.Paulino)  https://www.youtube.com/watch?v=D1yMmwDaF7k

 

SERVIÇO:

O Quê: Oficina de Arranjos e Improvisação para Violão e Guitarra Solo com Conrado Paulino, dentro da programação do projeto Café Fon Fon – Palco Musical,

Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Catro, 20, Bairro Farroupilha) Porto Alegre-RS

Quando: Dia 13 de julho de 2016, quarta-feira, das 16h às 19h

Quanto: R$ 50,00

 

Por: Silvia Abreu